Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para cursos técnicos de nível médio terminam nesta quarta-feira

Subsequente e Proeja

Inscrições para cursos técnicos de nível médio terminam nesta quarta-feira

São 200 vagas distribuídas em quatro municípios. As opções são os cursos técnicos em Agricultura, Edificações, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática e Zootecnia.
por Osvaldo Sato publicado: 09/01/2018 14h44 última modificação: 19/11/2018 15h34
IFMS
IFMS

Terminam nesta quarta-feira, 10, as inscrições no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos de nível médio oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em quatro municípios. Há opções nas modalidades subsequente e integrado, para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são ofertadas 160 vagas. As opções são Agricultura e Informática para Internet, em Ponta Porã; Manutenção e Suporte em Informática em Três Lagoas; e Zootecnia, em Nova Andradina. Para concorrer às vagas, é necessário ter o ensino médio completo ou equivalente.

Na modalidade integrado ao ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (Proeja), são 40 vagas para o curso técnico em Edificações oferecido pelo Campus Aquidauana. O candidato deve ter concluído o ensino fundamental e ter idade mínima de 18 anos até a data da matrícula, prevista para janeiro.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção, onde também está disponibilizado o edital nº 077/2017, com as regras do processo seletivo.

Os candidatos que não têm acesso à internet podem fazer a inscrição nos campi do IFMS. Os locais e horários de atendimento estão indicados no edital.

Ação afirmativa (cotas) – Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram a escolaridade mínima exigida na rede pública, comprovarem renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, e/ou aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção por essas vagas deverá ser informada no ato da inscrição. Na matrícula, o candidato deverá apresentar a documentação que comprova a condição de cotista.

Cronograma - A seleção e a classificação dos candidatos serão feitas por sorteio eletrônico, marcado para 15 de janeiro, na reitoria, em Campo Grande. A previsão é que a classificação final e a primeira chamada sejam divulgadas no dia 19.

A matrícula dos convocados na primeira chamada deverá ser feita entre 22 e 26 de janeiro. O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro.

cronograma completo do processo seletivo está disponível no anexo I do edital.

Cursos – Todos são gratuitos. Nos subsequentes, é ofertada a formação técnica na área escolhida por um período mínimo de um ano e meio. O diploma é válido para o exercício profissional.

Na modalidade Proeja, o estudante faz o ensino médio e as disciplinas do técnico ao mesmo tempo. O curso tem duração de três anos. Ao final, o formando poderá ingressar no mundo do trabalho ou no ensino superior.

Vagas

Município Curso técnico Turno Vagas
Aquidauana Integrado em Edificações (Proeja) Noturno 40
Nova Andradina Subsequente em Zootecnia Matutino 40
Ponta Porã Subsequente em Agricultura Noturno 40
Subsequente em Informática para Internet Noturno 40
Três Lagoas Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática Noturno 40