Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para estágio em Portugal podem ser feitas até terça-feira

Estudante

Inscrições para estágio em Portugal podem ser feitas até terça-feira

São ofertadas 13 vagas para estágio no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Estudantes dos dez campi podem participar da seleção.
por Laura Silveira publicado: 28/06/2019 08h19 última modificação: 05/07/2019 11h39

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) têm até a próxima terça-feira, 2, para se inscreverem no processo seletivo que concede auxílio financeiro para realização de estágio curricular obrigatório no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

São ofertadas 13 vagas de estágio e disponibilizados dez auxílios financeiros, um para cada campus do IFMS.

Podem concorrer estudantes de cursos técnicos integrados e da licenciatura em Química. A lista de cursos consta no edital e na tabela ao final deste texto.

Os candidatos devem estar matriculados a partir do semestre previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para início do estágio obrigatório. A idade mínima é de 16 anos e o estudante deve ter ao menos uma disciplina a ser cursada em 2020.

Inicialmente, o interessado deve preencher o formulário online de inscrição. Depois, é preciso entregar os documentos que comprovem a renda per capita, definida no anexo IV do edital, ao Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged), de acordo com os horários de atendimento de cada campus.

Os estudantes beneficiários de Assistência Estudantil não precisam entregar a documentação comprobatória de renda.

O edital com as regras da seleção está publicado na Central de Seleção.

Seleção - Será feita em etapa única, mediante análise da renda per capita do estudante e do coeficiente de rendimento atual, conforme fórmula descrita no edital.

O resultado preliminar será divulgado no dia 5 de julho, e o final está previsto para 11 de julho.

Cada auxílio terá o valor de R$ 8 mil reais, que poderá ser utilizado pelo estudante para despesas como hospedagem, alimentação, obtenção de passaporte, seguro saúde e passagens aéreas e terrestres.

Todos os estudantes selecionados estarão isentos do pagamento das taxas acadêmicas do IPB.

O estágio deverá ser realizado no segundo semestre letivo de 2019.

Vagas extras - O edital oferta ainda uma vaga extra para estudantes no curso de licenciatura em Química do Campus Coxim; e duas vagas extras para matriculados no curso técnico em Agropecuária do Campus Nova Andradina.

Para essas vagas, porém, não está prevista a concessão de auxílio financeiro. Ficará a cargo do estudante optar, de forma voluntária, em responsabilizar-se pelo recurso financeiro para realizar o estágio em Portugal.

A partir da lista de classificação, os candidatos serão consultados quanto ao interesse no preenchimento dessas vagas.

Estágio - Será realizado em Bragança, cidade localizada a 500 km da capital, Lisboa.

A previsão é que as atividades sejam desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro. Ao retornar ao campus de origem, após o estágio no IPB, o estudante dará prosseguimento ao curso no IFMS.

Este é o primeiro edital fruto do acordo geral de cooperação técnica firmado entre IFMS e o IPB, que tem como objetivo a promoção de oportunidades de estágio em instituição de ensino no exterior, entre outros.

Campus Curso Vagas
Aquidauana Técnico Integrado em Informática 1
Campo Grande Técnico Integrado em Eletrotécnica 1
Corumbá Técnico Integrado em Metalurgia 1
Coxim Licenciatura em Química 2*
Dourados Técnico Integrado em Informática para Internet 1
Jardim Técnico Integrado em Edificações 1
Naviraí Técnico Integrado em Informática para Internet 1
Nova Andradina Técnico Integrado em Agropecuária 3*
Ponta Porã Técnico Integrado em Agricultura 1
Três Lagoas Técnico Integrado em Eletrotécnica 1

* O primeiro classificado será contemplado com o auxílio financeiro.