Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Programa de Iniciação à Docência vão até 4ª feira

Ensino

Inscrições para Programa de Iniciação à Docência vão até 4ª feira

Podem se inscrever acadêmicos dos cursos de licenciatura oferecidos nos campi Coxim e Jardim do IFMS. São ofertadas 21 bolsas no valor de R$ 250,00.
por Cleyton Lutz publicado: 23/04/2019 08h09 última modificação: 23/04/2019 08h09

As inscrições para o Programa de Auxílios de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem ser feitas nesta terça e quarta-feira, 23 e 24. São ofertadas 21 bolsas a acadêmicos dos cursos de licenciatura em Química e Computação oferecidos nos campi Coxim e Jardim, respectivamente.

Para participar do processo seletivo, o estudante não pode estar no último semestre no ato da implementação do projeto e/ou plano de trabalho. Além disso, não pode receber outra modalidade de bolsa, exceto auxílio para permanência na instituição, nem ter sido penalizado em processo disciplinar ou estar em débito com algum dos programas geridos pelo IFMS ou por agência de fomento externa. 

O professor orientador deve ser docente do curso de licenciatura do IFMS, pertencer ao quadro efetivo da instituição e não pode estar afastado ou licenciado. Deve ainda ter Projeto de Iniciação à Docência aprovado pela diretoria responsável pelo ensino no campus onde atua. 

O docente deve dispor, ainda, de carga horária suficiente para o atendimento do estudante, se comprometendo a orientar os participantes em todas as fases do projeto, incluindo a elaboração de relatórios, material de apresentação em seminários, resumos em congresso e artigos em revistas. 

Inscrições – O acadêmico interessado em ser bolsista do Pibid/IFMS deve procurar a coordenação do curso para entregar a seguinte documentação:

  • requerimento de inscrição (anexo 2 do edital)
  • Plano de Atividades elaborado de acordo com o Projeto de Iniciação à Docência do professor orientador (anexo 3)
  • Termo de Compromisso do Orientador e do Estudante (anexo 4)
  • Justificativa de inscrição de, no máximo, uma lauda (redigida em fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12), no qual o estudante apresente brevemente a trajetória escolar/profissional e a motivação em participar do programa. 

Os formulários para inscrição e as regras do processo seletivo estão disponíveis na Central de Seleção.

Seleção – Na primeira etapa, uma comissão fará a análise dos documentos. Posteriormente, serão realizadas entrevistas com os candidatos, onde serão avaliados critérios como disponibilidade, interesse pela área e perfil para a atividade.

A previsão é que as entrevistas sejam feitas no dia 25 de abril. O resultado preliminar será divulgado no dia seguinte, e o final deverá ser publicado no dia 5 de maio. 

Bolsas  Os recursos destinados ao Pibid/IFMS estão previstos no orçamento geral da instituição e o montante é definido anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). O programa prevê o pagamento de auxílios, por meio de bolsas, aos acadêmicos por meio dos recursos destinados à Assistência Estudantil.  

A bolsa é de R$ 250,00, com vigência entre maio e novembro. Em julho, o valor será pago pela metade, em razão das férias dos estudantes. Caso haja disponibilidade financeira, o IFMS poderá pagar uma bolsa integral em dezembro.

Pibid – É uma ação institucional que busca incentivar o aperfeiçoamento na formação docente dos estudantes de licenciatura. O programa fortalece a articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas aos acadêmicos. 

No Programa de Iniciação à Docência do IFMS, os acadêmicos desenvolvem um Plano de Atividades, baseado no Projeto de Iniciação à Docência do orientador, sendo inseridos no cotidiano de escolas da rede pública e/ou particular.

Vagas ofertadas no Programa de Iniciação à Docência

Campus Curso de Licenciatura Turno Auxílios
Coxim Química Noturno 15
Jardim Computação Noturno 06