Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 150 estudantes competem em Olimpíada de Robótica

OBR 2019

Mais de 150 estudantes competem em Olimpíada de Robótica

Evento é realizado em shopping da capital nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23. IFMS é heptacampeão estadual na categoria ensino médio.
por Laura Silveira publicado: 22/08/2019 08h47 última modificação: 22/08/2019 11h26

OBR

IFMS é heptacampeão da competição na categoria ensino médio - Foto: Arquivo

Na busca por manter o título pelo oitavo ano consecutivo, estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participam nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23, da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande.

Participam do evento 157 estudantes da instituição, divididos em 46 equipes que representam os campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. Todos competem no Nível 2 (categoria ensino médio) com outras escolas de Mato Grosso do Sul.

Os robôs são montados e programados pelos estudantes, que utilizam componentes como sensores de luz, de toque e de distância. O desafio é seguir uma trilha com uma série de obstáculos. A pontuação da equipe é calculada de acordo com o tempo levado pelo robô para concluir o percurso e o número de erros cometidos.

A OBR é aberta ao público. O início do evento está previsto para às 13h desta quinta-feira. Das 14h às 17h, serão realizadas as competições. Na sexta-feira, as rodadas começam às 8h. Já a cerimônia de premiação será realizada a partir das 16h30. O shopping está localizado na Av. Presidente Ernesto Geisel, 2.300, Jockey Club.

A delegação do IFMS recebe auxílio financeiro por meio por meio do edital n° 078/2018, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), que ofertou um montante de R$ 250 mil para participação de estudantes em olimpíadas científicas nacionais.

Heptacampeão - No ano passado, a equipe Kamikaze, do Campus Naviraí, obteve a primeira colocação na categoria ensino médio e conquistou o heptacampeonato para o IFMS.

“Acreditamos que será um evento com nível elevadíssimo, que vai proporcionar aos estudantes uma experiência única de protagonismo e aprendizado”, ressaltou o professor do Campus Naviraí, Maximilian de Melo.

O IFMS também recebeu outras premiações, como o prêmio Inovação, Robustez e Melhor Escola Pública da competição.

“Acreditamos que será um evento com nível elevadíssimo, que vai proporcionar aos estudantes uma experiência única de protagonismo e aprendizado. Esperamos conseguir manter o mesmo nível da equipe Kamikaze, campeã estadual no ano passado”, ressaltou o professor do Campus Naviraí, Maximilian de Melo, um dos servidores da instituição que integram a delegação na OBR em Campo Grande.

Nos seis anos anteriores, o Campus Ponta Porã do IFMS venceu a competição consecutivamente.

OBR - É uma olimpíada científica apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e destinada a estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental, médio e técnico em todo o Brasil.

O objetivo é estimular os jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A etapa estadual é classificatória para a nacional, que este ano será realizada em Rio Grande (RS), no mês de outubro.

Mais informações estão disponíveis na página oficial do evento