Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Maratona de Química reúne estudantes de escolas públicas da Região Norte

Maratona de Química reúne estudantes de escolas públicas da Região Norte

Cerca de 150 estudantes de Alcinópolis, Coxim, Pedro Gomes e Rio Verde participaram das atividades organizadas pelo IFMS, como trilha ecológica, teatro e concurso de mascotes.
por Laura Silveira publicado: 31/10/2017 11h32 última modificação: 31/10/2017 11h40
IFMS
Exibir carrossel de imagens Campus Coxim Cerca de 150 estudantes de escolas públicas participaram da atividade

Cerca de 150 estudantes de escolas públicas participaram da atividade

Trilha ecológica, teatro, quiz e prova experimental em laboratório. Essas foram algumas das atividades promovidas pelo Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no último sábado, 28, durante a Maratona de Química.

Participaram cerca de 150 alunos do ensino médio das escolas estaduais Romilda Costa Carneiro, de Alcinópolis, Pedro Mendes e Padre Nunes, de Coxim, Professora Cleuza Teodoro, de Pedro Gomes, Vergelino Mateus de Oliveira e Thomaz Barbosa Rangel, de Rio Verde.

O objetivo foi estimular nos estudantes o interesse pela Química, além de divulgar a atuação do IFMS. A Maratona foi organizada por servidores e estudantes da licenciatura em Química do campus, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

“A Maratona foi muito além das nossas expectativas. Conseguimos promover a integração com a comunidade externa, principalmente com os potenciais estudantes da licenciatura em Química. O intuito foi aproximar os alunos do ensino médio à estrutura do IFMS, para que eles conhecessem os laboratórios e professores”, ressaltou o professor de Química, Alexandre Faria, coordenador do Pibid e um dos organizadores do evento.

"Conseguimos promover a integração com a comunidade externa, principalmente com os potenciais estudantes da licenciatura em Química. O intuito foi aproximar os alunos do ensino médio à estrutura do IFMS, para que eles conhecessem os laboratórios e os professores”, ressaltou o professor de Química, Alexandre Faria.

Maratona - Contou com atividades como teatro sobre química no cotidiano, quiz com perguntas sobre a temática e prova experimental nos laboratórios do IFMS. Os participantes também criaram mascotes e fizeram gritos de guerra usando músicas conhecidas.

Ao longo do percurso da trilha ecológica, realizada no Morro do Cristo, os participantes recolheram materiais que encontravam pelo caminho - como rocha, madeira, papel - e tinham como desafio identificar o conteúdo químico deles.

“Em forma de brincadeira, os participantes conseguiram perceber que a Química pode ser divertida. Queremos apresentar para eles a possibilidade de cursar a licenciatura na área, pois percebemos que ainda há pouca gente interessada no curso, e queremos mudar essa realidade”, ressaltou Faria.

Cada atividade tinha uma pontuação específica. As equipes com mais pontos no total foram as vencedoras. O primeiro lugar da Maratona foi para a Escola Estadual Pedro Mendes, premiada com um troféu. A intenção é que o mesmo troféu seja dado à equipe que ganhar a competição em 2018.

Os componentes das demais equipes vencedoras receberam medalhas.

Organização – Com coordenação da professora Mariane Ocanha, o evento foi organizado por 36 servidores e estudantes, tendo a participação de professores, técnicos-administrativos e bolsistas do Pibid, além de colaboradores externos, como a Polícia Militar Ambiental (PMA).

Os estudantes foram acompanhados na Maratona por professores de Química das escolas estaduais, todos egressos da licenciatura em Química oferecida pelo IFMS.

O evento foi custeado via Pibid, com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com o recurso, foram comprados os materiais necessários para as atividades, além de camisetas, medalhas e alimentação.