Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Obra em Corumbá é tema de reuniões com a comunidade

Reitoria Itinerante

Obra em Corumbá é tema de reuniões com a comunidade

Reitor do IFMS esteve no Campus Corumbá para reuniões com servidores e estudantes, durante a etapa da Reitoria Itinerante no município.
publicado: 29/05/2017 09h58 última modificação: 18/07/2017 15h40
Exibir carrossel de imagens Previsão é que obra seja finalizada no início do 2º semestre - Foto: Ascom/IFMS

Previsão é que obra seja finalizada no início do 2º semestre - Foto: Ascom/IFMS

A finalização das obras do Campus Corumbá foi o principal tema abordado nas reuniões dos dirigentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) com servidores e estudantes, durante a etapa da Reitoria Itinerante no município.

O reitor Luiz Simão Staszczak esteve acompanhado da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Daniela Amaro, e do diretor de Manutenção e Fiscalização de Obras do IFMS, Antônio Leonardo, e afirmou que a construção será entregue entre agosto e setembro de 2017.

“O cenário nacional não ajuda no cronograma de execução da obra. Não é nada por parte do IFMS ou da empresa responsável, mas parte da situação que vivemos em nosso país. Entretanto, esta é nossa prioridade de conclusão nos próximos meses", afirmou.

Simão detalhou a situação dos quatro blocos do campus, cuja construção foi interrompida em duas oportunidades, em virtude da rescisão do contrato com a empresa vencedora da primeira licitação por conta do descumprimento de obrigações legais, em 2012, e abandono da obra pela segunda colocada, em 2014.

“Hoje o bloco 4 já está finalizado. No bloco 3, de laboratórios, falta apenas a conclusão das bancadas para as práticas de metalurgia. No bloco de ensino, as salas de aula já estão concluídas, faltando acabamento externo, e no bloco administrativo e biblioteca ainda faltam pisos, pintura e acabamento do telhado” explicou.

Questionado sobre as instalações necessárias para o funcionamento dos cursos das áreas de informática e metalurgia na sede definitiva, Simão afirmou que a maior parte dos equipamentos de laboratórios já estão adquiridas.

“Até o momento, tudo o que foi solicitado pelo o IFMS junto ao Governo Federal foi atendido, então acredito que será possível haver essa transição sem que a qualidade do trabalho desenvolvido seja afetada”, disse.

Planejamento – Durante as reuniões da Reitoria Itinerante, Luiz Simão reforçou a necessidade de planejamento institucional para que a entrada e ocupação do prédio possam ser feitas da forma que a comunidade de Corumbá espera.

“Estamos em exercício de aprendizado ano a ano. Esperamos que o planejamento a ser executado em 2018 esteja concluído no final deste ano, o que será a primeira vez que isso irá acontecer. Também no próximo ano teremos que pensar o IFMS para os próximos cinco anos, com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, e estaremos mais maduros para sermos mais efetivos nessa empreitada”, avaliou.

Outro assunto abordado pelo reitor com servidores e estudantes foi o orçamento do IFMS e as perspectivas de fontes alternativas de recursos que não dependam diretamente do Governo Federal, que tem sinalizado com cortes em investimento e custeio.

“Há uma limitação orçamentária em todo o país, em todos os setores. Nós temos honrado nossos compromissos e trabalhado para a criação de uma Fundação de Apoio ao IFMS, estrutura jurídica que permite a captação de recursos de outras fontes para a instituição”, disse.

Como nas outras edições da Reitoria Itinerante, representantes das pró-reitorias de Administração; Ensino; Extensão; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação realizaram reuniões setoriais de alinhamento de procedimentos. No total, foram cerca de seis horas de diálogos e encaminhamentos.

Reitoria Itinerante – A ação tem a proposta de promover a integração e comunicação entre os dirigentes da reitoria, dos campi e a comunidade do IFMS, e pretende aperfeiçoar as atividades desenvolvidas e, com isso, melhorar os resultados acadêmicos e institucionais.

Este ano, foram visitados os campi JardimNaviraíNova AndradinaPonta Porã e Três Lagoas. A próxima unidade a ser visitada é Coxim no final do mês de junho.