Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria leva qualificação profissional a soldados da Marinha

Corumbá

Parceria leva qualificação profissional a soldados da Marinha

Nos últimos dois anos, IFMS qualificou 240 jovens militares para fazer a manutenção da frota. Em nova etapa, parceria prepara 61 soldados para o mundo do trabalho.
por Paulo Gomes publicado: 28/05/2018 11h07 última modificação: 28/05/2018 12h09

Proença é um dos 300 soldados do 6º Distrito Naval da Marinha qualificados pelo IFMS  - Foto: Felipe Senna

Proença é o nome de guerra do jovem soldado que atravessa a quente Corumbá todos os dias, às 4h30 da manhã, deixando a parte alta da cidade – região onde estão concentrados os bairros de moradia popular - para chegar ao Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, localizado no município vizinho, Ladário.

A rotina é puxada. Às 7 horas, José Carlos Júnior Proença Simão, 18, já tomou o café da manhã, fez exercícios e está pronto para dar início a uma etapa que pode transformar seu futuro: a aula do curso de qualificação profissional em Beneficiador de Minérios oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

“Graças ao curso do IFMS, vou sair daqui de cabeça erguida.  Depois que eu deixa a Marinha, vou estar pronto para qualquer serviço. Quero fazer uma faculdade, seguir em frente”, planeja o soldado Proença.

“Graças ao curso, vou sair daqui de cabeça erguida, não com uma mão na frente e outra atrás", disse o soldado, carregando o som esticado do “s”, característica do sotaque corumbaense.

O soldado Proença é um dos 301 jovens atendidos pela parceria firmada, em 2015, entre o Campus Corumbá do IFMS e a Marinha.

Nos dois primeiros anos, foram ofertados os cursos de qualificação profissional em Soldagem, Corrosão, Fundição e Ensaios Mecânicos a 240 soldados que atuavam diretamente na manutenção da frota da Marinha.

Parte das aulas é ministrada em salas da Marinha, e a outra nos laboratórios do IFMS. O transporte e a alimentação dos soldados são de responsabilidade dos militares.

Os cursos são oferecidos em salas da Marinha e em laboratórios do IFMS  - Fotos: Felipe Senna

Soldado Cidadão – Em 2017, iniciou-se uma nova etapa da parceria. Além dos cursos voltados a atender as necessidades internas da Marinha, o IFMS oferece também a oportunidade de preparar os jovens militares para o mundo do trabalho.

O projeto de extensão "Soldado Cidadão" oferta a 61 soldados o curso de Beneficiador de Minérios, com aulas específicas sobre os fundamentos da mineralogia, matérias primas dos processos siderúrgicos e beneficiamento de minérios, além das disciplinas de Português, Matemática e Informática. São 180 horas de formação profissional.

"A expectativa é que o curso auxilie os recrutas no momento de procurar uma vaga no mercado de trabalho, já que terão uma qualificação em beneficiamento mineral, em uma região de mineração”, explicou o coordenador do curso, Wagner Schmitzhaus.

“É um projeto que fortalece a parceria existente. Ao IFMS cabe o investimento humano, ou seja, de disponibilizar os professores. Quando há aulas práticas nos laboratórios do campus, é de responsabilidade da Marinha fazer o transporte dos estudantes. Os equipamentos são os mesmos utilizados em outras disciplinas, não gerando custos adicionais”, esclareceu Wagner Schmitzhaus, coordenador do projeto.

O professor destaca os impactos que o curso de formação poderá ter na vida dos jovens militares.

“A expectativa é que auxilie os recrutas no momento de procurar uma vaga no mercado de trabalho, já que terão uma qualificação em beneficiamento mineral, em uma região de mineração. Caso o aluno não deseje seguir no segmento, o curso poderá auxiliá-lo em outras áreas, pois é multidisciplinar”, explicou Schmitzhaus.

Essa é a esperança do soldado Proença. Filho de pai analfabeto, com quem aprendeu a trabalhar cedo “roçando” terreno, o recruta conta que a mãe foi quem mais estudou na família antes dele. “Ela tem o primeiro ano”. Quanto ao futuro, o jovem militar faz planos. “Depois que eu sair [da Marinha], vou estar pronto para qualquer serviço. Quero fazer uma faculdade, seguir em frente”, animou-se.

Em 2015 e 2016, 240 soldados fizeram cursos oferecidos pelo IFMS - Foto: Felipe Senna

registrado em: , ,