Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prazo para escolha de Missão, Visão e Valores encerra quinta-feira

PDI 2019-2023

Prazo para escolha de Missão, Visão e Valores encerra quinta-feira

Podem participar servidores e estudantes do IFMS. Etapa faz parte da elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
por Osvaldo Sato publicado: 23/05/2018 12h07 última modificação: 23/05/2018 12h09

O prazo para que a comunidade interna escolha a nova redação da Missão, Visão e Valores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra nesta quinta-feira, 24. A ação é parte da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos (2019-2023).

Missão, Visão e Valores definem a razão de ser da instituição e constituem-se como base para a construção do Mapa Estratégico e do próprio PDI.

As propostas foram sugeridas de 3 a 11 de maio com participação das comunidades interna e externa. Foram recebidas 26 manifestações e, destas, 11 propostas atenderam todos os critérios e seguiram para a etapa de votação. Além das novas propostas, a redação atual também é submetida para avaliação.

Para participar, a comunidade interna deve acessar o formulário e avaliar cada sugestão em quatro aspectos: se o conjunto proposto auxilia na tomada de decisão; se é de fácil compreensão; se é inspirador para o desempenho institucional; e se pode ser utilizado para avaliação do trabalho institucional.

A avaliação será feita por meio da escala Likert, com nível de 1 a 5, sendo 1 o equivalente a 'discordo totalmente' da afirmação e 5 'concordo totalmente'.

A proposta que obtiver a melhor avaliação pela comunidade será apresentada no Congresso do PDI para oficialização, no dia 30 de maio.

Próximas etapas - Após esta consulta pública, a próxima etapa será o evento Futuro em Construção, de 28 a 30 de maio, envolvendo a Conferência Planejamento Estratégico, a apresentação da Missão, Visão e Valores, o Workshop sobre Mapa Estratégico e o Congresso do PDI.

Na sequência, serão realizadas audiências públicas em todos os municípios onde há um campus do IFMS, com o objetivo de coletar dados e sugestões da comunidade para subsidiar a construção do PDI. A série de dez audiências inicia no dia 11 de junho, em Três Lagoas, e termina no dia 4 de julho, em Corumbá.

No período de 2 a 20 de julho, abre-se uma nova oportunidade para a participação social. Desta vez, o IFMS irá receber sugestões da comunidade por meio digital (vídeos ou mensagens), na ação denominada "O IFMS que você quer".

Construção - A etapa da Construção é a terceira e última prevista neste processo, quando serão elaborados o Plano de Metas, o Projeto Pedagógico Institucional e a minuta do PDI, que será disponibilizada para consulta pública entre os dias 12 e 25 de setembro.

Os meses de outubro a novembro são o período estipulado para a redação final do documento, que segue em novembro para apreciação do Conselho Superior (Cosup), com vistas à sua aprovação.

PDI - Este é o terceiro PDI da história do IFMS, que este ano completa dez anos de criação. O processo de elaboração do novo PDI está sendo conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões, todas instituídas pela Portaria nº 653/2018, publicada no Boletim de Serviço nº 016.

O trabalho, que se encerra em dezembro, possui as etapas de Preparação (março e abril), Diagnóstico (maio a julho) e Construção (julho a dezembro).

Cronograma do Processo de Elaboração do PDI 2019-2023

Preparação (já encerrada)
Definir equipes e subcomissões

março e abril