Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prazo para solicitar isenção da inscrição segue até o dia 19

Exame de Seleção 2019

Prazo para solicitar isenção da inscrição segue até o dia 19

Candidatos que comprovarem escolaridade em escola pública podem pedir isenção da taxa no ato da inscrição no Exame de Seleção 2019
por Laura Silveira publicado: 04/10/2018 14h29 última modificação: 18/10/2018 11h28

Os candidatos interessados na isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2019 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) têm até 19 de outubro para fazer o pedido. Para a solicitação, os candidatos devem comprovar escolaridade em escola pública.

O pedido de isenção deve ser feito no ato da inscrição no Exame, pela Página do Candidato da Central de Seleção, selecionando o item “Isento” e anexando o documento comprobatório da escolaridade.

Para isso, o primeiro passo é fazer o cadastro na Página. Quem já é cadastrado no sistema não precisa preencher os dados novamente. Depois, é só fazer a inscrição, escolhendo uma das opções de campus, curso e turno oferecidos pelo IFMS.

Pelo Exame de Seleção 2019, a instituição oferta 1.350 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, distribuídas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. A oportunidade é para estudantes que queiram cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio e a formação técnica.

Os interessados podem optar entre nove opções gratuitas de cursos: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

edital de abertura do Exame de Seleção 2019 está disponível na Central de Seleção do IFMS. O candidato deve ler o documento atentamente para compreender as regras do processo seletivo e não perder os prazos do cronograma.

O requisito é ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2019. O candidato também deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deve ser informado no ato da inscrição. Saiba mais sobre os documentos necessários para participar do processo seletivo

Todas as informações sobre o Exame estão disponíveis na página do processo seletivo.

Inscrições - O prazo para se inscrever segue até 5 de novembro.

Em caso de dúvidas, o candidato pode consultar as Orientações para Cadastro e Inscrição, e ainda conferir o vídeo com o passo a passo:

O resultado preliminar dos pedidos de isenção deve ser divulgado no dia 26 de outubro, com prazo para interposição de recursos nos dias 29 e 30.

Já a publicação do resultado definitivo dos pedidos está prevista para 1º de novembro.

Os candidatos que tiverem o pedido de isenção da taxa de inscrição indeferido deverão efetuar o pagamento da taxa, que é de R$ 25,00, até 8 de novembro.

Ação Afirmativa (Cotas)- Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital.

No anexo II do edital está disponibilizada a tabela completa das vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

Prova - Será aplicada no dia 25 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

Os candidatos deverão responder 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado.

O gabarito deverá ser divulgado no dia seguinte. A previsão é que resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 19 de dezembro.

Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão do Exame de Seleção 2019 deve ser feito pelo e-mail .

Quadro de Vagas

Informática Matutino 40
Três Lagoas Eletrotécnica Matutino 80
Informática Vespertino 80

¹ Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
² Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.