Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto busca melhorar aprendizado por meio da dança

Campo Grande

Projeto busca melhorar aprendizado por meio da dança

Intitulado “Poéticas e Tecnologias do Corpo enCena”, o projeto já realzou apresentações públicas e participou do Prêmio de Dança Onça Pintada, mostra realizada em Campo Grande entre os dias 25 e 29 de maio.
publicado: 06/06/2016 15h33 última modificação: 24/07/2017 14h15
Exibir carrossel de imagens Estudantes durante aulas no campus do IFMS - Foto: Acervo do Projeto

Estudantes durante aulas no campus do IFMS - Foto: Acervo do Projeto

Usar a dança como um facilitador para o aprendizado do ensino técnico. É esta a ideia de um projeto desenvolvido no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Intitulado “Poéticas e Tecnologias do Corpo enCena”, o projeto é coordenado pela professora de Educação Física do campus, Marília Silva, e envolve estudantes do IFMS, público externo e egressos.

A primeira apresentação pública do grupo de dança em um palco profissional foi durante o Prêmio de Dança Onça Pintada, mostra realizada em Campo Grande entre os dias 25 e 29 de maio, com mais de 40 grupos profissionais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e do Paraguai.

“Recebemos muitos elogios e críticas, porém o mais importante foi a satisfação dos participantes do projeto em fazer uma estreia num teatro bem estruturado, para a maioria a primeira experiência cênica”, afirmou a coordenadora.

Marília destaca ainda a boa avaliação do grupo feita pela banca da mostra. "Tivemos uma nota média alta comparada aos grupos profissionais, além de belos elogios que incentivam a continuidade do trabalho”, completou.

Projeto – A professora explica que o projeto tem o  objetivo de fomentar a formação artístico-cultural de jovens e adultos por meio do desenvolvimento de novas poéticas e técnicas de dança inerentes ao processo de criação cênica, pensando o corpo como instrumento que comunica valores éticos e estéticos.

“Pensamos em atribuir uma nova perspectiva do corpo na cena, relacionado à formação tecnológica a qual os estudantes estão em contato pelo IFMS, possibilitando novas concepções e interesses sobre o que estudam e apreendem. Assim poderão desenvolver plenamente suas habilidades e ampliar a formação profissional”, refletiu.

Inscrição - Pode ser feita diretamente com a a professora. A idade mínima para participar é 15 anos e o projeto oferece certificado para os participantes que tiveram 75% de presença.

As aulas são nas terças e quintas-feiras, das 18h00 às 21h00, com preparação física, corporal, expressão, criação, dança contemporânea, fundamentos das danças a dois, composição cênica e coreografia.

“Não há exigências para ingressar no projeto. Tem que ir para aula com disposição, apenas”, disse a professora.

O projeto conta com a parceria da companhia de dança Cinese, dirigida pelo professor voluntário no projeto, Leonardo Borges, e de outros profissionais da área.

registrado em: , , ,