Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prova reúne mais de 3,5 mil candidatos em dez municípios

Exame de Seleção 2019

Prova reúne mais de 3,5 mil candidatos em dez municípios

IFMS registrou o maior número de inscritos desde que processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados começou a ser aplicado. Gabarito será divulgado nesta segunda-feira, 26.
por Juliana Aragão publicado: 25/11/2018 10h00 última modificação: 24/11/2019 09h15

Em Campo Grande, mais de 1,2 mil candidatos fizeram a prova na UFMS - Fotos: Ascom/IFMS

"Sou técnica em Enfermagem e, por experiência própria, sei que a chance de conseguir emprego aumenta quando a pessoa tem o diploma de um curso técnico". As palavras são de Suzana Maciel de Sousa, mãe de Gustavo, um dos 3.588 estudantes que neste domingo, 25, fazem o Exame de Seleção 2019, prova para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

As provas são aplicadas simultaneamente nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Foram homologadas 4.167 inscrições no Exame de Seleção 2019, o maior número desde que o processo seletivo começou a ser aplicado pelo IFMS, em 2009. A abstenção é de 13,8%, com 579 ausentes.

"Consegui ver todo o conteúdo no mês de outubro. Estudava de manhã, quando era possível, e todas as noites. Quero muito entrar no IFMS", disse Milena Gonçalves, 15, que tenta uma vaga no curso técnico em Informática.

Na Capital, o Exame de Seleção 2019 é aplicado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O local reúne mais de 1,2 mil candidatos.

Milena da Silva Gonçalves, 15, tenta uma vaga no curso técnico em Informática oferecido em Campo Grande no período vespertino, o mais concorrido do IFMS.

"Consegui ver todo o conteúdo no mês de outubro e não foi fácil porque faço um curso técnico de manhã, estudo à tarde e ainda tenho aulas de violino duas vezes por semana. Estudava de manhã, quando era possível, e todas as noites. Quero muito entrar no IFMS", disse a estudante pouco antes da prova.

As gêmeas Thais e Tainara Egues de Souza, 15, concorrem a vagas para os cursos técnico em Informática e em Eletrotécnica, respectivamente. As áreas são diferentes, mas o objetivo das irmãs é um só.

"No IFMS, poderei sair com o diploma de técnica em Informática e seguir nessa área no ensino superior. Gosto bastante de tecnologia e de computador, bem mais que minha irmã", explicou Thais.

"Adoro saber como são os aparelhos por dentro e o que faz eles funcionarem, por isso escolhi Eletrotécnica. O curso técnico é interessante porque a gente já sai da escola com uma profissão", complementou Tainara.

Milena, e as gêmeas Thais e Tainara, concorrem a vagas de cursos técnicos integrados - Fotos: Ascom/IFMS

Prova - Teve início às 8h15 nos dez municípios. Os candidatos têm até quatro horas para responder 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Matemática, 20 de Língua Portuguesa e 10 de Conhecimentos Gerais.

O curso mais concorrido é o técnico em Informática vespertino de Campo Grande, com 21 candidatos por vaga. Na sequência, aparecem o técnico em Eletrotécnica matutino, também oferecido na Capital, com 11 candidatos por vaga; e o técnico em Informática do Campus Corumbá (matutino), com 9 candidatos por vaga.

Os inscritos concorrem a 1.350 vagas nos cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Nesse tipo de curso, o estudante faz o ensino médio e o curso técnico ao mesmo tempo. Após se formar, o diploma possibilita tanto o ingresso na universidade quanto no mundo do trabalho.

Cronograma - O gabarito da prova será publicado nesta segunda-feira, 26, na Central de Seleção do IFMS.

A previsão é que o resultado preliminar do Exame de Seleção seja divulgado no dia 14 de dezembro. No dia 19 do mesmo mês será publicado o resultado final e a primeira chamada.

A matrícula da primeira chamada deverá ser feita entre os dias 14 e 17 de janeiro, nos dez municípios.

Em caso de dúvidas sobre o Exame de Seleção 2019, o contato deve ser feito pelo e-mail .