Novo Cosup
Publicada lista de candidatos da comunidade interna para Conselho Superior
Publicada nesta terça-feira, 14, a lista de candidatos das categorias docente, técnico-administrativo e estudante para eleição da nova composição do Conselho Superior (Cosup), órgão colegiado máximo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
A Deliberação nº 023/2017, com a relação das candidaturas deferidas e indeferidas, está disponível na página da Consulta. A publicação da homologação dos candidatos está prevista para o próximo dia 21.
A campanha poderá ser iniciada a partir do dia 22 de novembro e seguirá até 1º de dezembro. Todas as regras do processo estão dispostas no edital da eleição.
O processo eleitoral é conduzido pela Comissão Eleitoral e pelas Subcomissões Eleitorais dos Campi e da Reitoria.
Eleição - Ocorrerá no dia 5 de dezembro, das 10h às 20h, simultaneamente nos campi e na reitoria.
A votação será realizada por meio de sistema eletrônico, instalado em computador destinado exclusivamente para a recepção dos votos, que fará a distinção dos eleitores por categoria. O voto é sigiloso.
Poderão votar em até quatro candidatos distintos pertencentes à sua categoria os servidores efetivos do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, cujo exercício tenha sido iniciado até 27 de outubro de 2017, e alunos cuja matrícula tenha sido efetivada na instituição até 27 maio deste ano.
As listas dos eleitores nos campi e na reitoria já estão publicadas na página da Consulta
Pra votar, o eleitor deverá apresentar um documento oficial de identificação com foto – RG, Carteira Funcional expedida por entidade de classe, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte. Não será aceito o crachá do IFMS.
A divulgação do resultado preliminar da eleição está prevista para 6 de dezembro. Serão escolhidos os quatro titulares e seus respectivos suplentes de cada categoria.
As categorias estudante e docente poderão ter, no máximo, uma representação por campus; já a categoria técnico-administrativa poderá ter, no máximo, uma representação por campus e uma representação pela reitoria.
Os novos membros devem tomar posse no Cosup em fevereiro de 2018, com mandato para o biênio 2018-2019.
Representantes externos - O Cosup também é composto por egressos (ex-alunos) da instituição e pela sociedade civil organizada.
As inscrições de tais categorias foram prorrogadas até 22 de novembro. Os formulários de inscrição e os editais com todas as regras também estão disponíveis na página da Consulta.
Os egressos inscritos serão escolhidos pela presidência do Cosup, sendo dois titulares (um do nível médio e um da educação superior), e seus respectivos suplentes.
As inscrições homologadas da categoria sociedade civil serão analisadas pelo Colégio de Dirigentes (Codir) e Cosup, que escolherão duas instituições de cada segmento (entidades de trabalhadores, patronais e empresas estatais).
A publicação das relações preliminar e final de candidatos inscritos nas duas categorias está prevista para os dias 23 e 29 de novembro, respectivamente.
O resultado preliminar deverá ser divulgado em 6 de dezembro, e o resultado final no dia 12.
Cosup - É o órgão colegiado máximo do IFMS, tendo caráter normativo, consultivo e deliberativo. Com sede em Campo Grande (MS), tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição.
Além dos servidores, estudantes, egressos e sociedade civil organizada, o Conselho Superior é formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), Colégio de Dirigentes (Codir) do IFMS e o último ex-reitor da instituição.