Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sede definitiva do Campus Corumbá é oficialmente inaugurada

Sede definitiva do Campus Corumbá é oficialmente inaugurada

Em funcionamento desde 2018, campus foi inaugurado pelo reitor Luiz Simão Staszczak, com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Culau.
por Osvaldo Sato publicado: 22/11/2019 11h38 última modificação: 22/11/2019 16h24
  • Campus foi inaugurado por gestores, autoridades e servidores que foram estudantes - Foto: Ricardo Zanella

• Cerimônia contou com a participação de gestores do IFMS e representantes dos estudantes - Foto: Ricardo Zanella

• Comunidade escolar esteve presente na cerimônia de inauguração - Foto: Ricardo Zanella

• Reitor prestou homenagens a servidores e colaboradores do campus- Foto: Ricardo Zanella

A sede definitiva do Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi oficialmente inaugurada na quarta-feira, 20. A cerimônia contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Ariosto Culau. A unidade estava em funcionamento desde 2018.

"O sentimento é de dever cumprido, pois dez anos atrás não tínhamos sequer um espaço próprio. Aqui, podemos melhor cumprir com a função social da educação profissional, científica e tecnológica", destacou o reitor Luiz Simão Staszczak.

Primeiro diretor-geral do Campus Corumbá, o reitor Luiz Simão Staszczak demonstrou satisfação em entregar a sede definitiva.

"O sentimento é de dever cumprido, pois dez anos atrás não tínhamos sequer um espaço próprio. Com a parceria da Prefeitura Municipal pudemos começar aquele trabalho, que cresceu ao ponto de termos esta sede, onde podemos melhor cumprir com a função social da educação profissional, científica e tecnológica", destacou o reitor.

Pró-reitores, diretores-gerais, servidores, estudantes, autoridades locais e parceiros também estavam presentes.

O diretor-geral do Campus Corumbá, Sandro Santos, destacou a importância das parcerias realizadas para que o IFMS pudesse desenvolver as atividades, mesmo tendo funcionado em sede provisória durante sete anos.

“Foram parcerias com instituições e empresas para oferta de estágio, ações de extensão, cooperações técnicas, pesquisa aplicada, entre outras. Temos muito a crescer, mas podemos afirmar que o recurso público aqui investido tem dado o retorno que as sociedades de Corumbá e Ladário merecem", concluiu o diretor.

Entre 2010 e 2017, o IFMS funcionou em sede provisória em Corumbá. No ano passado, foram iniciadas as atividades de ensino e administrativas na sede própria, que possui 6,6 mil m² de área construída. São quatro blocos com salas de aula, laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva e estacionamento.

Atualmente, o campus tem 1,9 mil estudantes matriculados e cerca de 120 servidores, entre efetivos e contratados. A unidade atende, além de Corumbá, o município vizinho, Ladário, que totalizam mais de 130 mil habitantes.

• O secretário da Setec, Ariosto Culau, conheceu os laboratórios do Campus Corumbá - Foto: Ricardo Zanella

Investimentos - O reitor divulgou à comunidade que, para o ano de 2020, o IFMS obteve uma emenda parlamentar da deputada federal Bia Cavassa, no valor de R$ 400 mil, que será destinada à construção do futuro refeitório do campus.

"Para o próximo ano, a Setec trabalhará na consolidação da Rede Federal, com a conclusão de obras, aquisição de equipamentos e melhoria de infraestrutura em todo o país", revelou o secretário da Setec/MEC, Ariosto Culau.

O secretário da Setec anunciou que o MEC irá liberar, por meio de Termos de Execução Descentralizada (TED), o valor de R$ 282,8 mil para a instalação da usina fotovoltaica do campus. Culau destacou outros investimentos para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

"Para o próximo ano, a Setec trabalhará na consolidação da Rede Federal, com a conclusão de obras, aquisição de equipamentos e melhoria de infraestrutura em todo o país. Além disso, iremos fomentar com R$ 20 milhões, por meio de editais a serem publicados em 2020, ações de empreendedorismo e inovação tecnológica", revelou o secretário.

O secretário frisou o trabalho desenvolvido pelo IFMS, contribuindo com o desenvolvimento local e qualificando capital humano com a oferta da educação profissional, científica e tecnológica.

"O mais profundo reconhecimento - por parte do MEC - da capacidade de gestão do IFMS e entrega de resultados, como por exemplo, o primeiro lugar no ranking do TCU de governança e gestão, o que resulta na oferta de educação profissional, científica e tecnológica de excelência", ressaltou o secretário.

Cursos - Em Corumbá, o IFMS oferta cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequente, graduação e pós-graduação, além de cursos de qualificação profissional.

Os cursos atendem os arranjos produtivos locais, como por exemplo, o setor da metalurgia, uma das principais fontes econômicas da região. Para garantir mão de obra qualificada, são ofertados o curso técnico integrado em Metalurgia e o superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos.

O eixo tecnológico Informação e Comunicação também faz parte da oferta do campus, com cursos nos níveis técnico e superior, o que inclui opções na graduação e pós-graduação, com a especialização em Informática aplicada à Educação. A unidade também possui ampla oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração.

registrado em: , ,