Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia é realizada até sábado

Pesquisa e Inovação

Semana de Ciência e Tecnologia é realizada até sábado

Evento promovido nos dez municípios onde o IFMS tem campus oferece palestras, minicursos e oficinas, além das Feiras de Ciência e Tecnologia.
por Juliana Aragão publicado: 30/09/2019 08h41 última modificação: 30/09/2019 08h41

Tem início nesta segunda-feira, 30, a edição 2019 da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento será realizado até sábado, 5, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.  

Além de palestras, minicursos e oficinas, os campi do IFMS promovem esta semana as Feiras de Ciência e Tecnologia. Todas as atividades têm entrada gratuita e parte delas é aberta ao público. A programação completa em cada município e o acesso ao sistema de inscrições estão disponíveis na página da SCT 2019

O evento este ano tem como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, seguindo a temática da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNC), que ocorrerá no mês de outubro.

Programação - Confira algumas atividades da SCT nos dez campi do IFMS:

Em Aquidauana, o evento, que vai de 2 a 4 de outubro, terá exposição de fotografias, competição de engenharia com material reciclável, bate-papo sobre turismo sustentável e um passeio interativo pelo IFMaker - laboratório de suporte à inovação e ao aprendizado do IFMS.

Na capital, as atividades também vão do dia 2 a 4 de outubro. A abertura oficial terá uma mesa-redonda sobre bioeconomia. Outro destaque é o Fórum Pesquisadores, aberto a professores e pesquisadores nas mais diversas áreas.  

Em Corumbá, a Semana começa nesta segunda-feira, 30, com sessão de cinema, gincana escolar e um projeto voltado ao incentivo da alimentação saudável entre servidores e estudantes. As atividades vão até 2 de outubro.

No município de Coxim, as atividades também vão do dia 30 de setembro a 2 de outubro. Estão previstos workshops sobre o desenvolvimento da técnica pitch e a construção de projetos científicos para feiras nacionais e internacionais. 

Em Dourados, entre 1º e 4 de outubro, tem exibição de filmes, seminário sobre o filósofo italiano Giordano Bruno e a primeira edição do Seminário Educação e Tecnologia (Setec), que reúne pesquisadores de Dourados e região.

Exposições artísticas e tecnológicas, roda de conversa sobre a participação das mulheres na ciência, seminário sobre estágio e residência pedagógica, e o Observatório de Profissões são algumas das atividades previstas em Jardim. O evento começa nesta segunda-feira, 30, e segue até o dia 4. 

No município de Naviraí, a abertura da Semana terá uma palestra sobre trabalho, emprego e renda. Outras atividades previstas são uma maratona de programação e a inauguração do Núcleo de Tecnologia da unidade, voltado à tecnologia, criatividade, incubação de empresas, prototipagem e inovação. As atividades vão de 2 a 5 de outubro.

Em Nova Andradina, o evento começa nesta segunda-feira, 30, e vai até dia 4. A abertura será na Câmara Municipal com uma palestra sobre o tema da Semana. Outro destaque é a exposição de trabalhos produzidos por estudantes do ensino fundamental. As atividades ocorrem no campus, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Sindicato Rural. 

Em Três Lagoas, a Semana prevê exposição e observação astronômica, preparação para olimpíadas escolares, exibição de filmes, observatório de egressos, apresentações artísticas e visita aos projetos de engenharia e automação. A programação tem início nesta segunda-feira, 30, e vai até 4 de outubro.

O Campus Ponta Porã não divulgou a programação local do evento.

Feiras - Durante a SCT, também são promovidas as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS, eventos que reúnem trabalhos de estudantes do ensino fundamental e médio do estado. 

A edição 2019 reunirá 847 trabalhos, que serão expostos e avaliados pelas comissões locais. A relação dos projetos de pesquisa selecionados está disponível na Central de Seleção.

Os trabalhos apresentados serão divididos de acordo com as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; e Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante. 

Todos os autores receberão certificado de participação. Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhores pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico. 

Semana de Ciência e Tecnologia - Organizado desde 2010, o evento é promovido anualmente nos campi do IFMS. 

Durante a Semana, são realizadas uma série de atividades para a divulgação de ações desenvolvidas por estudantes e servidores da instituição nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.