Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia tem início na segunda-feira

Edição 2018

Semana de Ciência e Tecnologia tem início na segunda-feira

Com o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades", evento irá oferecer diversas atividades até 5 de outubro nos dez municípios onde o IFMS tem campus.
por Juliana Aragão publicado: 28/09/2018 10h09 última modificação: 01/10/2018 09h16

Entre os dias 1º e 5 de outubro, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a edição 2018 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). Com o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades", o evento será realizado em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Além das Feiras de Ciência e Tecnologia que serão realizadas nos dez municípios, também estão previstos minicursos, palestras, oficinas, mesas redondas, seminários, entre outras atividades.

Parte das atividades é aberta ao público, enquanto outras são destinadas exclusivamente aos estudantes do IFMS.

Em Aquidauana, uma das ações previstas é a Mostra de Laboratórios. Alunos de escolas públicas irão visitar os laboratórios do campus para conhecer a infraestrutura, os robôs desenvolvidos no IFMS e uma super bolha de sabão.

No Campus Corumbá, haverá uma Maratona de Programação na qual estudantes do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFMS terão que solucionar um problema real apresentado por um médico.

Um minicurso que ensina os participantes as técnicas para criar insetos para uso na alimentação humana e animal é um dos destaques da Semana de Ciência e Tecnologia em Coxim.

Em Dourados, uma das oficinas será voltada à instalação e manutenção de desktop. Os estudantes que forem participar vão aprender a montar e desmontar dispositivos, além de instalar sistemas operacionais.

Construir e monitorar estações climáticas. Esse será o conteúdo abordado em um minicurso oferecido pelo Laboratório de Inovação do Campus Jardim.

Em Nova Andradina, um dos minicursos é voltado aos estudantes do curso de Zootecnia, que receberão informações sobre tecnologia, classificação, qualidade, legislação, marketing, comercialização e processamento na produção do mel.

O Campus Três Lagoas irá oferecer uma série de minicursos que vão abordar temas como a construção de sites, montagem de circuitos elétricos no Tinkercard e Autocad.

A programação completa do evento por município está disponível na página da SCT 2018.

Feiras - Serão promovidas em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel), conforme cronograma da tabela abaixo.

Serão apresentados trabalhos de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do técnico integrado, de instituições de ensino públicas e privadas dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS.

A lista de trabalhos que serão apresentados será divulgada nesta sexta-feira, 28, na Central de Seleção do IFMS.

Durante as feiras, os trabalhos serão analisados por comissões avaliadoras formadas por professores e pesquisadores de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos.

Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhor pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico.

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação.

As informações sobre os eventos por município estão disponíveis na página das Feiras.

Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS 2018

Evento Data
Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 01, 02 e 05/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 03 a 05/10