Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores e estudantes escolhem novos representantes do Conselho Superior

Novo Cosup

Servidores e estudantes escolhem novos representantes do Conselho Superior

Votação ocorre nesta terça-feira, 5, nos dez campi e reitoria do IFMS. Para votar, servidores e estudantes devem apresentar documento oficial com foto. Crachá funcional não é aceito.
por Osvaldo Sato publicado: 04/12/2017 09h05 última modificação: 04/12/2017 10h55
IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta terça-feira, 5, consulta interna para escolha dos representantes das categorias docente, técnico-administrativo e estudante que irão compor o Conselho Superior (Cosup) da instituição pelo biênio 2018-2019.

A votação ocorre nas seções eleitorais instaladas nos dez campi e reitoria. No Campus Nova Andradina, serão três locais de votação: na sede do campus, na unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e no Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid).

Na página do Novo Cosup, é possível conferir o local e horário de votação em cada unidade do IFMS.

Os eleitores deverão comparecer à seção portando um documento oficial com foto. O presidente da Comissão Eleitoral - o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka - reforça quais documentos são aceitos.

"Os docentes e técnicos-administrativos devem ficar atentos ao fato de que o crachá funcional não será aceito no ato da votação. O crachá dos estudantes também não será válido. O edital com as regras do processo eleitoral autoriza a apresentação do RG, carteira funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de habilitação, e também do passaporte. É muito importante que os servidores e estudantes participem deste momento, que é de extrema importância para as ações futuras do IFMS", comentou Naka.

Cada votante poderá votar em até quatro candidatos distintos, pertencentes à sua categoria. O voto será computado em um sistema eletrônico, dentro da cabine de votação.

As listas de eleitores aptos a votar em cada unidade do IFMS podem ser consultadas nas deliberações nº 12 a 22, na página do Novo Cosup.

Eleitos  O processo de consulta interna definirá quatro membros titulares e quatro suplentes em cada uma das categorias. Confira a relação de candidaturas homologadas.

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado na quarta-feira, 6. A publicação do resultado final está prevista para 12 de dezembro, e a homologação deverá ocorrer na 26ª Reunião Ordinária do Cosup, no dia 14 dezembro.

A posse dos eleitos deverá ser realizada em fevereiro de 2018.

Todas as informações referentes à consulta - como edital, cronograma e deliberações da Comissão Eleitoral - estão disponíveis na página do Novo Cosup.

O processo eleitoral é conduzido pela Comissão Eleitoral e Subcomissões Eleitorais dos Campi e da Reitoria do IFMS.

Representantes externos  Além dos representantes da comunidade interna eleitos, o Cosup também é formado por egressos (ex-alunos) do IFMS e membros da sociedade civil organizada (entidades de trabalhadores, patronais e empresas estatais).

As inscrições para essas duas categorias podem ser feitas até esta segunda-feira, 4. Os formulários de inscrição e as regras do processo de escolha dos membros externos estão disponíveis nas páginas Egressos e Sociedade Civil.

Os dois representantes egressos, e seus respectivos suplentes, serão escolhidos pelo Cosup, sendo um do nível médio e um da educação superior.

As candidaturas da sociedade civil serão analisadas pelo Colégio de Dirigentes (Codir) e pelo Cosup, que escolherão duas instituições de cada segmento.

Cosup – É o órgão colegiado máximo do IFMS, tendo caráter normativo, consultivo e deliberativo. Com sede em Campo Grande (MS), tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição.

Além dos servidores, estudantes, egressos e sociedade civil, o Conselho é formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), Colégio de Dirigentes (Codir) do IFMS e pelo último ex-reitor da instituição.

Confira a lista de candidatos da comunidade interna por categoria:

ESTUDANTE

1 Cleonice Maria Muniz de Oliveira Campus Campo Grande