Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Submissão de projetos de pesquisa é prorrogada até dia 29

Iniciação Científica

Submissão de projetos de pesquisa é prorrogada até dia 29

Os projetos devem ser submetidos no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) do IFMS pelo coordenador da pesquisa.
publicado: 22/05/2017 10h37 última modificação: 18/07/2017 15h05

O prazo para a submissão de projetos de pesquisa e indicação de estudantes para a iniciação científica e tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para o ciclo 2017-2018, foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 29.

Os projetos devem ser submetidos no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) do IFMS pelo coordenador da pesquisa, que deve ser professor do Instituto e ter currículo atualizado com a produção acadêmico-científica dos últimos cinco anos na Plataforma Lattes. Para as bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), exige-se o título de mestre ou doutor.

Para participar da seleção, os interessados devem atender aos requisitos previstos no Edital 035/2017, publicado na Central de Seleção, de acordo com as funções de coordenador de projeto, pesquisador (orientador) e estudante (bolsista ou voluntário). Serão concedidas bolsas CNPq e IFMS, além do apoio e incentivo a pesquisa e inovação

A submissão deve ser feita pelo Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do Sistema Unificado de Administração Pública(SUAP) do IFMS. Após preencher o formulário, o coordenador deve enviar os documentos previstos no edital, incluindo a proposta e o Plano de Aplicação.

O currículo Lattes dos pesquisadores participantes (coordenador e orientador) também precisa estar atualizado. Para avaliação será utilizado o currículo disponível no próprio Sistema, não sendo necessário o envio.

Um projeto de pesquisa poderá contemplar até três planos de trabalho. Cada projeto poderá prever a participação de, no máximo, três estudantes. Todos os formulários necessários para o cadastro e a submissão do projeto de pesquisa estão disponíveis na Central de Seleção.

Seleção – A avaliação e classificação das propostas serão feitas em quatro etapas com base na análise do mérito do projeto, do mérito do coordenador/pesquisador orientador, classificação dos projetos e avaliação do apoio e incentivo a pesquisa e inovação.

A previsão é de que o resultado preliminar do processo seletivo seja divulgado até 26 de junho.

A indicação dos estudantes será feita pelo pesquisador após a divulgação do resultado final da seleção, previsto para 3 de julho. Cada estudante poderá ser indicado uma única vez, independente de ser bolsista ou voluntário.

Para ser indicado como bolsista, o discente deve estar regularmente matriculado em curso de nível médio integrado ou superior do IFMS, ter cursado pelo menos um semestre e não estar cursando o último semestre do curso no ato da implementação do projeto de pesquisa.

Bolsista ou voluntário, o estudante deve dedicar-se às atividades de pesquisa por, no mínimo, 5 horas (nível médio) ou 20 horas (ensino superior) semanais.

A partir desse ano, os projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes da graduação poderão ser utilizados como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). A possibilidade é amparada pelo Regulamento dos TCCs no IFMS, aprovado pelo Conselho Superior (Cosup) por meio da Resolução o17/2017.

Bolsas – O valor mensal das bolsas será definido conforme a tabela de valores de bolsas no país, do CNPq. A duração será de 12 meses, coma atividades entre agosto de 2017 e julho de 2018.

Os projetos de pesquisa não contemplados com bolsas serão considerados aprovados na categoria voluntário.

Já o apoio e incentivo à pesquisa e inovação poderá ser de até R$ 200 (nível médio) ou R$ 400 (nível superior) por projeto selecionado, proveniente do Auxílio de Acesso a Inovação, Ciência e Tecnologia.

O valor deve ser exclusivamente destinado ao custeio (material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos) dos insumos para o desenvolvimento da pesquisa.