Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trabalhos do IFMS se destacam em feira estadual de tecnologia

Trabalhos do IFMS se destacam em feira estadual de tecnologia

Instituição conquistou mais de 40 prêmios na Fetec/MS, incluindo a primeira colocação em quatro áreas de conhecimento.
por Osvaldo Sato publicado: 21/11/2018 11h15 última modificação: 25/11/2018 09h11

Das oito áreas, pesquisas do IFMS alcançaram quatro primeiras colocações na premiação geral - Fotos: Divulgação, Juliandro Ribeiro

Mais uma vez, a participação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS) rendeu diversos prêmios para a instituição.

Das oito áreas da feira, os trabalhos do Instituto alcançaram quatro primeiras posições: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Engenharias, Ciências Agrárias e Ciências da Saúde. Nas áreas de Biológicas e de Linguística, Letras e Artes, os projetos do IFMS foram premiados na segunda colocação. Além disso, a premiação inclui credenciais para outros eventos, menções honrosas, totalizando 41 prêmios.

O evento foi realizado entre 7 e 10 de novembro, em Campo Grande. Um grupo de 90 estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto apresentaram mais de 50 trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição.

A delegação do IFMS recebeu auxílio financeiro institucional para participação, com custeio de alimentação e hospedagem, além do transporte.

Credenciais - Os resultados obtidos na Fetec concederam credenciais para que os estudantes apresentem seus projetos em outros eventos.

"As credenciais para participações em outras feiras são oportunidades de divulgação dos resultados da pesquisa para um público mais amplo, de abrangência nacional, e permite ainda que os estudantes interajam com outros públicos, tenham acesso a novos conhecimentos e formem novas e importantes conexões", ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka.

O projeto "Aplicação de sensores microcontrolados no monitoramento do armazenamento de soja em Silo Bag", desenvolvido pelos estudantes Carlos Machado, Shellen Orteney e João Santos, recebeu credencial para participar da Campo Grande Expo e da >Feira Brasileira de Ciências (Febrace)

Segundo a estudante Shellen, apesar dos resultados alcançados, os participantes do projeto continuam buscando soluções e ideias para o desenvolvimento da pesquisa.

“Na Fetec pudemos apresentar os resultados já alcançados e recebemos incentivo para continuar com a pesquisa", apontou a estudante Shellen Orteney, que foi premiada com credenciais para dois eventos.

“Na Fetec pudemos apresentar os resultados já alcançados e recebemos incentivo para continuar com a pesquisa. Temos parceria com uma cooperativa local e acreditamos que o trabalho poderá contribuir no futuro com outras empresas de armazenamento de grãos, atendendo a um problema real, com uma pesquisa que possui aplicabilidade", afirmou.

Outros eventos - A estudante Amanda Pereira apresentou na Fetec a pesquisa “Proposta para a elaboração de um protótipo de prótese mioelétrica” e recebeu credencial para participação na Ferocit (Feira de Rondônia de Científica de Inovação e Tecnologia)e o prêmio Cientista por uma Semana - Inpe”.

Sobre o trabalho, a estudante explicou os objetivos. "A pesquisa visa elaborar uma prótese para substituição do membro, que seja uma alternativa de baixo custo e que também possa ser utilizada como ferramenta de apoio para estudos, porque o projeto possui uma caráter abrangente e interdisciplinar".

Com o prêmio Cientista por uma Semana, a estudante poderá participar de uma imersão no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). “É como um sonho poder conhecer o Inpe, por ser uma instituição de excelência no desenvolvimento de pesquisas e que podem contribuir com minha formação. Estou muito feliz porque não imaginava receber estas credenciais na minha primeira participação nesta feira”, finalizou.

“As premiações e as credenciais recebidas reforçam a qualidade das pesquisas que estão sendo desenvolvidas e indicam que estamos no caminho certo para consolidar o papel do IFMS como um dos atores principais no desenvolvimento científico e tecnológico do MS", ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka.

Além destes, o IFMS recebeu durante a Fetec/MS duas credenciais para a Mostratec, duas para a Campo Grande Expo, um prêmio Mega Stands, dois prêmios “Incentivo à Pesquisa”, duas menções honrosas Sesi, uma credencial para curso de empreendedorismo do Sebrae, um prêmio Marinha do Brasil, oito credenciais para visita técnica à Base Aérea e três credenciais para a Expedição Científica do Pantanal.

“As premiações e as credenciais recebidas pelos nossos estudantes reforçam a qualidade das pesquisas que estão sendo desenvolvidas em nossos campi, e indicam que estamos no caminho certo para consolidar o papel do IFMS como um dos atores principais no desenvolvimento científico e tecnológico do MS", finalizou o pró-reitor Naka.

Evento - O IFMS participa e é premiado desde a primeira edição da feira, em 2011.

A Fetec/MS é realizada anualmente pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências, reunindo trabalhos de estudantes dos níveis fundamental e médio de vários municípios do Estado. Este ano, a feira contou com cerca de 250 projetos de pesquisa.

Acesse no site da Fetec/MS a relação de pesquisas na premiação geral, credenciais e demais prêmios.

Prêmios do IFMS por área de conhecimento

Posição Área Projeto Estudantes Orientador Campus
Exatas e da Terra Desenvolvimento de um protótipo em impressão 3D para a queima de ervas daninhas prejudiciais a plantação Jose Serrou - Elian Duarte Fernando Alves Coxim
Engenharias Eficiência em instalações hidrossanitárias: caixa de manutenção para válvula de descarga de coluna André Américo Tiago Souza Jardim