Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Treinamento ensina estudantes a inovar e empreender

Treinamento ensina estudantes a inovar e empreender

Sebrae Experience reuniu estudantes de nove campi do IFMS, em Campo Grande. Atividade faz parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo.
por Paulo Gomes publicado: 20/11/2019 16h26 última modificação: 05/02/2020 08h12

Estudantes de nove campi participaram do treinamento oferecido na capital – Fotos: Alessandro Riquelme

Estudantes de nove campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participaram nessa terça-feira, 19, do Sebrae Experience, um treinamento para desenvolver capacidades de inovação e empreendedorismo. A proposta da atividade é preparar alunos de cursos técnicos e da graduação para situações reais que envolvam a criação de um produto ou de uma empresa e a inserção da ideia no mercado.

O treinamento, que faz parte das atividades alusivas à Semana Global de Empreendedorismo, reuniu cerca de 40 estudantes. Com carga horária de 14 horas, os participantes desenvolveram atividades teóricas e práticas envolvendo o Modelo de Negócio Canvas, um tipo de mapa visual que orienta as etapas de criação e implantação das iniciativas.

Em uma das atividades, os estudantes se reuniram em grupos, escolheram uma ideia de negócio, realizaram uma rápida pesquisa de mercado e elaboraram a estratégia de produção, divulgação e comercialização. Nove iniciativas de negócio foram apresentadas à uma banca formada por professores e profissionais do mercado.

Uma equipe de Jardim desenvolveu a ideia de uma tinta à base de produtos naturais para exposições de artes temporárias e com características de baixa toxidade, para ser utilizada por crianças.

“Participar do treinamento é bom bom porque conhecemos pessoas de diferentes campi e conseguimos trabalhar com a diversidade de pensamentos, vivenciando dificuldades e saindo da zona de conforto para pensar em iniciativas criativas”, explicou o estudante Sadraque Cuellar.

"Sensores serão implantados no pescoço da pessoa, e de acordo com os movimentos que ela fizer, a cadeira [de rodas] se movimentará", detalhou Robert Paredes, estudante que criou a ideia vencedora.

A ideia vencedora do Sebrae Experience veio da unidade local da TecnoIF de Jardim. O estudante Robert Paredes, do 6º período de Informática, idealizou o Ae Chair, uma cadeira de rodas elétrica que será automatizada para ser movimentada a partir dos estímulos musculares do usuário. "Sensores serão colocados na superfície da pele do pescoço do indivíduo, e de acordo com os movimentos que ela fizer, a cadeira se movimentará", detalhou.

A estudante Bruna Viscardi, que desenvolve um outro projeto na TecnoIF de Jardim, ajudou o Robert a apresentar a ideia no treinamento. "Ajudei ele a afunilar a proposta com minhas experiências na Incubadora, onde recebemos bolsa para desenvolver nossas ideias", ressaltou Bruna.

O projeto é orientado pelos professores do IFMS Ivilaine Delguingaro, da área de Administração, Marcelo França, de Engenharia Elétrica, e Rafaela Chivalski, da disciplina de Artes.

Para a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, Priscila Veloso, uma das monitoras da atividade, o uso da metodologia Canvas instiga a pensar o negócio e já colocá-lo em prática de forma quase imediata. "Em uma segunda etapa, as melhores ideias serão levadas para a Maratona do Empreendedor", adianta.

Realizado no Campus Campo Grande com apoio da unidade local da Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS, TecnoIF, o evento é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Participaram da banca avaliadora o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciências e Tecnologia, Herbert Assunção; o analista de startup do Living Lab do Sebrae, Alexandre Nicoletti; a assessora de Programas e Projetos Sociais, Sylmara Torres; o representante da Agência de Inovação e Empreendedorismo da S-Inova, Fabiano Pereira; e a diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMS, Caroline Paiva.

Mostra reuniu 40 trabalhos da Incubadora e da disciplina de empreendedorismo – Fotos: Alessandro Riquelme

Mostra – Paralelamente ao treinamento, o Campus Campo Grande realizou a Mostra de Negócios da TecnoIF, com a exposição de 40 trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Incubadora e na disciplina de empreendedorismo. A ideia do evento é fomentar que outros estudantes também tenham iniciativas inovadoras e desenvolvam projetos.

“São projetos de todas as áreas do conhecimento que trazem inovação ou uma abordagem inovadora. Participam seis projetos da TecnoIF e os demais são aqueles realizados na disciplina. É uma forma de incentivar a participação de novos estudantes”, explicou Elenice Mendes, uma das docentes organizadoras da mostra.

Semana Global de Empreendedorismo – O evento foi criado em 2007 com o objetivo de disseminar e fortalecer a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando pessoas a empreender.

A edição 2019 teve início no último dia 18 e segue até 24 de novembro. A programação inclui diversas atividades, promovidas por diferentes entidades, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira.