Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop de Ações Inclusivas é realizado nesta quarta-feira

Workshop de Ações Inclusivas é realizado nesta quarta-feira

Programação conta com apresentação de trabalhos e palestras sobre inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência. Evento aberto ao público ocorrerá no campus da UFMS, na capital.
por Laura Silveira publicado: 03/09/2019 09h05 última modificação: 03/09/2019 09h05

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove nesta quarta-feira, 4, o I Workshop de Ações Inclusivas. O evento visa fomentar a apresentação de produções acadêmicas acerca da temática e oferecer palestras sobre inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência.

Os interessados poderão participar gratuitamente do workshop, que será realizado a partir das 18 horas, no Miniauditório Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

“É uma oportunidade de valorizar o trabalho desenvolvido na instituição e mostrar o que vem sendo produzido relacionado à área de inclusão e acessibilidade”, ressaltou a coordenadora de Inclusão e Diversidade do IFMS, Suliane Barros.

Docentes do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do Colégio Dom Pedro II  irão ministrar as palestras "Como Lidar com Estigmas" e "Práticas Inclusivas de uma Escola Centenária".

Estão previstas ainda apresentações de trabalhos desenvolvidos por estudantes de cursos técnicos integrados dos campi Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas do IFMS. Serão abordados temas como xadrez adaptado, Libras (Língua Brasileira de Sinais), jogo eletrônico para auxiliar surdos na compreensão da Geometria e a influência das artes marciais no desenvolvimento cognitivo de crianças.

“É uma oportunidade de valorizar o trabalho desenvolvido no IFMS e mostrar o que vem sendo produzido relacionado à área de inclusão e acessibilidade. Esperamos que todos os participantes possam ter uma visão mais ampla sobre o tema”, ressaltou a coordenadora de Inclusão e Diversidade do IFMS, Suliane Barros.

Confira os trabalhos que serão apresentados no workshop:

"Lazer Inclusivo: Tabuleiro de Xadrez Adaptado" - Cíntia Espíndola de Andrade (Campus Campo Grande)
O projeto baseou-se em tabuleiros de xadrez já existentes, porém com algumas inovações, como as coordenadas das casas que são reproduzidas por um decodificador MP3 quando o botão da casa for acionado e o pino para fixação das peças no tabuleiro que possui um formato cônico para facilitar o encaixe, a fim de que este atenda ao máximo as necessidades dos jogadores.

"Avaliação do Algoritmo de Classificação C4.5 para o reconhecimento de gestos em LIBRAS" - Lívia Fernandes Ramos (Campus Corumbá)
Baseado na necessidade de comunicação entre surdos, mudos e ouvintes e nas possibilidades proporcionadas pelas áreas de estudo, no trabalho propõe uma avaliação do algoritmo C4.5 e árvores de decisão para classificação de gestos de LIBRAS por meio de imagens.

"Alt+: Estudo da influência das artes marciais no desenvolvimento cognitivo de crianças autistas" - Gabrielly Repele de Souza (Campus Dourados)
O projeto tem como base o estudo do desenvolvimento cognitivo de crianças que praticam artes marciais. Propõe-se o desenvolvimento de um aplicativo de interação que permita a participação e comunicação de toda a rede de apoio da criança (pais, professores, terapeutas, instrutores). O software irá padronizar e modelar a comunicação com o objetivo de se tornar direta e efetiva.

"GeoGaRu: Jogo Eletrônico para Auxiliar Estudantes Surdos na Compreensão da Geometria" - Gabriella Maia Nantes da Silva (Campus Três Lagoas)
O projeto teve início com a pesquisa sobre a educação de surdos no Brasil e a escolha dos polígonos que seriam utilizados, destacaram-se os triângulos, os quadriláteros convexos, os pentágonos regulares e os hexágonos regulares, por serem os mais usuais e usados na geometria espacial. Em seguida foi desenvolvido o jogo constituído por cinco componentes principais: Arduino Pro Micro Leonardo; Liquid Crystal Display (Display LCD); Sensor RadioFrequency Identification (RFID); Light Emitting Diode Red Green Blue (LED RGB) e BUZZER ATIVO.

Os contatos para mais informações sobre o evento são (67) 3378-9589 e .

Encontro dos Napnes - Nesta semana, a temática da inclusão também é debatida na reitoria do IFMS, na capital, durante o V Encontro dos Napnes (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

O evento ocorre de quarta a sexta-feira, 4 a 6, com a participação de representantes dos núcleos dos dez campi.

“A cada ano temos um aumento no número de estudantes com deficiência no IFMS. É fundamental discutirmos estratégias para que eles sejam, de fatos, incluídos em nossa instituição”, apontou Suliane.

Além do debate sobre práticas inclusivas no ensino, estão previstas oficinas sobre os planos educacionais individualizados por campus. O evento conta ainda com apresentações das ações dos Napnes e panorama da inclusão nos campi aos gestores do IFMS.

Para Suliane, o encontro, além de um momento de formação, é importante também para discussão sobre as decisões a serem tomadas.

“A cada ano temos um aumento no número de estudantes com deficiência no IFMS. É fundamental discutirmos estratégias para que eles sejam, de fatos, incluídos em nossa instituição”, finalizou a coordenadora.

registrado em: , ,