Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pesquisa

Pesquisa

As políticas e diretrizes da pesquisa no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são definidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), sempre articuladas às ações de ensino e extensão.

No IFMS, o estudante tem a oportunidade de conhecer o universo da pesquisa aplicada e da inovação tecnológica. Por meio da iniciação científica, o jovem amplia o conhecimento e contribui com o desenvolvimento local e regional.

O incentivo ao empreendedorismo inovador é outra frente de atuação do IFMS na área da pesquisa. Uma das ações é a implantação das Incubadoras de Empresas (TecnoIF) nos campi, espaços onde estudantes poderão incubar ideias e projetos de negócio.

A Política de Inovação do IFMS também favorece um ambiente de criação inovadora na busca de soluções tecnológicas, protegidas pelas ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Desta forma, a produção intelectual protegida pode ser transferida para o setor produtivo e, consequentemente, para a sociedade.

Verticalizar a pesquisa em diferentes níveis de ensino é outro desafio do IFMS, o que é feito por meio da oferta de cursos de pós-graduação

Em resumo, as atividades na área da pesquisa no IFMS compreendem:

  • fomento à iniciação científica e tecnológica;
  • ações de empreendedorismo inovador;
  • proteção do conhecimento e transferência de tecnologia;
  • oferta de pós-graduação.

Últimas notícias da Pesquisa

Curso busca estimular a pesquisa na rede pública e aumentar o número de projetos submetidos na Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), que será promovida pelo Campus Corumbá  em outubro.

IFMS capacita professores para orientação de projetos de pesquisa

Curso busca estimular a pesquisa na rede pública e aumentar o número de projetos submetidos na Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), que será promovida pelo Campus Corumbá em outubro.

Foram validadas as inscrições de 222 projetos de pequisa envolvendo 503 estudantes dos dez campi do IFMS. Número representa aumento de 11%.

Mais de 200 projetos de pesquisa são inscritos no ciclo 2018-2019

Foram validadas as inscrições de 222 projetos de pequisa envolvendo 503 estudantes dos dez campi do IFMS. Número representa aumento de 11%.

Projetos de Pesquisa

Papéis

Grupos de Pesquisa

Pessoas

Iniciação Científica

Átomo