Agenda IFMS

Edição #157

Calendário Pessoa

Ponta Porã I
Evento de extensão debate temática indígena e políticas públicas

O Campus Ponta Porã promove na quinta e sexta-feira, 19 e 20, a primeira edição do Colóquio “Teko Arandu” – que, em Guarani, significa “viver com sabedoria”. O evento de extensão é aberto à comunidade e tem o objetivo de discutir temáticas indígenas e políticas públicas voltadas para essa parcela da população. A programação conta com mesa-redonda e palestras com representantes do próprio IFMS, da Funai e de outras instituições de ensino, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). O Colóquio é realizado no próprio campus pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

Informações: (67) 3437-9628 ou secoe.pp@ifms.edu.br

Corumbá I
Estudantes realizam visita técnica em sítio arqueológico

A partir das 7 horas de sábado, 21, estudantes dos cursos técnicos integrados em Informática e Metalurgia do Campus Corumbá realizam uma visita técnica ao sítio arqueológico localizado na Fazenda Figueirinha, no próprio município. Na ocasião, eles também participam de uma oficina de frotagem – técnica para composição de gravuras. A atividade integra o projeto Redescobrindo o Pantanal Rupestre e marca o início das atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus, em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril).

Informações: (67) 3234-9105 ou maicon.martta@ifms.edu.br

Corumbá II
Exibição de filmes busca conscientização sobre questões indígenas

Durante toda a semana, o Campus Corumbá exibe filmes e documentários que tratam do processo de desterritorialização dos índios Guató no município, e dos Guarani-Kaiowá na região de Dourados. O objetivo é promover a reflexão entre os estudantes do campus sobre os problemas que afetam as etnias indígenas de Mato Grosso do Sul, além de valorizar a história e a identidade desses povos.

Informações: (67) 3234-9100 ou gilson.domingos@ifms.edu.br

Engrenagem

Ponta Porã II
Campus promove cerimônia de certificação de cursos técnicos

Na quinta-feira, 19, o Campus Ponta Porã promove a cerimônia de certificação de concluintes dos cursos técnicos integrados em Agricultura, Informática e Fruticultura (Proeja), técnicos subsequentes em Agricultura e Manutenção e Suporte em Informática, além de cursos técnicos a distância em Serviços Públicos e Reabilitação de Dependentes Químicos. O evento é aberto ao público e inicia às 19h30, no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez.

Informações: (67) 3437-9605 ou pontapora@ifms.edu.br

Lápis

Dourados II
Estudantes apresentam pesquisa na Câmara de Vereadores

Na segunda-feira, 9, os estudantes do curso técnico em Informática para Internet do Campus Dourados, Ana Moura, Gabriela Vito e William Mello, apresentam na Câmara de Vereadores do município o projeto "Guaruak: tecnologias contemporâneas em defesa do guarani", um aplicativo de tradução do idioma guarani para o português e vice-versa. Em março, a pesquisa foi premiada na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo (USP).

Informações: (67) 3410-8500 ou dourados@ifms.edu.br

Metodologia do Plano de Desenvolvimento Institucional é apresentada

Na segunda-feira, 16, é promovida uma reunião no IFMS para apresentação da metodologia que será utilizada na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023). A reunião ocorre a partir das 9 horas, com a presença dos gestores da reitoria e dirigentes dos campi, por meio de videoconferência. Na ocasião, serão apresentadas as etapas de construção do documento e a composição das comissões e subcomissões que irão atuar no processo. O PDI é o documento que estabelece os objetivos e as metas do Instituto pelo período de cinco anos e deve ser construído de forma participativa e democrática, com contribuição das comunidades interna e externa.

Informações: (67) 3378-9501 ou  reitoria@ifms.edu.br