Agenda IFMS

Edição #158


Papéis

Institucional I
IFMS inicia processo de elaboração do PDI 2019-2023

Na quinta-feira, 26, o reitor Luiz Simão Staszczak faz o lançamento do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos (PDI 2019-2023). O evento tem início às 9 horas, no auditório da reitoria, com os objetivos de apresentar aos servidores a metodologia que será utilizada na construção do documento e de despertar na comunidade o interesse de participação no processo, que deve ser conduzido de forma democrática e colaborativa. Na mesma data e horário, atividades similares serão conduzidas pelos diretores-gerais nos dez campi.

Informações: (67) 3378-9610 ou pdi@ifms.edu.br

T.I.

Três Lagoas
Engenharia de Computação é apresentada em audiência pública

O Campus Três Lagoas realiza na quarta-feira, 25, uma audiência pública para a apresentação do projeto de implantação do novo curso de graduação no município, o bacharelado em Engenharia de Computação. O evento ocorre no auditório do campus e tem início às 18h30. A audiência, além de apresentar o curso, tem o objetivo de traçar o perfil do profissional, suas áreas de atuação, a inserção da graduação e os benefícios que o curso poderá trazer para a região. 

Informações: (67) 3509-9530 ou diren.tl@ifms.edu.br

Info

Nova Andradina
Evento discute questão indígena em Mato Grosso do Sul

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Nova Andradina realiza na quarta-feira, 25, uma mesa-redonda voltada à questão indígena em Mato Grosso do Sul. A atividade começa às 14h, na Câmara Municipal. Participam do debate os pesquisadores Diógenes Egídio Cariaga e Eliel Benites. A atividade será mediada pela professora de sociologia do campus, Silvana Sanches. Entre os temas debatidos estarão a causa indígena e os conflitos agrários no Estado. O evento é aberto a todos os interessados.

Informações: (67) 3378-9510 ou neabi.na@ifms.edu.br

Coração

Campo Grande I
Atividades buscam conscientizar servidores sobre hipertensão 

A Comissão de Qualidade de Vida do Campus Campo Grande promove na quinta-feira, 26, uma ação em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A programão conta com palestra ministrada pelo enfermeiro do campus, Fábio Moraes, além de aferição da pressão arterial e oficina de capoterapia – atividade física que une exercícios com o ritmo da capoeira. Também é promovida uma conscientização sobre a redução do uso do sal na alimentação, com distribuição de "sal de ervas" e sua receita. As atividades ocorrem das 9 às 11 horas e são abertas à comunidade interna do campus.

Informações: (67) 3357-8504 ou campo.grande@ifms.edu.br

Extensão

Jardim
Campus apresenta ações institucionais em exposição agropecuária

De quarta-feira a domingo, 25 a 29, o Campus Jardim participa da 15ª edição da Exposição Agropecuária de Jardim (ExpoJardim), no Parque de Exposições do município. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer os cursos, programas, projetos e ações do IFMS, além dos eventos abertos ao público que serão promovidos ao longo deste ano, como o Festival de Arte e Cultura, Semana do Meio Ambiente e Semana de Ciência e Tecnologia.

Informações: (67) 3209-0200 ou jardim@ifms.edu.br

Parceria

Campo Grande II
Estudantes realizam visita técnica em laboratórios da UFMS

Na terça e quarta-feira, 24 e 25, estudantes dos cursos técnicos do Campus Campo Grande realizam visita técnica aos laboratórios de Sismologia e Geologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo é apresentar aos alunos como é feito o monitoramento de abalos sísmicos, além das amostras de rochas representativas dos domínios geológicos existentes no estado.

Informações: (67) 3357-8405 ou campo.grande@ifms.edu.br

Estrela Contida

Estudante
Reitoria sedia cerimônia de premiação de olimpíadas do conhecimento

O Campus Campo Grande promove a partir das 14 horas de segunda-feira, 23, na reitoria, uma cerimônia de premiação para estudantes participantes de olimpíadas de conhecimento no ano de 2017, como a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OFBEP) e Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA). A relação de premiados conta com 22 estudantes do Campus Campo Grande e dois do Campus Corumbá. Também são homenageados alunos premiados de escolas públicas e particulares.

Informações: (67) 3378-9501 ou reitoria@ifms.edu.br

Engrenagem

Empreendedorismo
Incubadora do IFMS promove workshops para seleção de projetos

Durante esta semana, as unidades da Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF) do IFMS promovem workshops locais para estudantes que participam do processo seletivo de projetos de negócios para pré-incubação. Além de informações sobre o Sistema de Incubação da TecnoIF, o treinamento aborda a elaboração de apresentações no formato Pitch (vídeo). Foram registradas inscrições de 62 ideias de negócios, produtos e softwares na seleção que oferta bolsas de fomento ao empreendedorismo inovador para este ano. As propostas são de estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.

Informações: (67) 3509-9591 ou tecnoif.tl@ifms.edu.br

Capelo

Dourados I
Campus realiza certificação de cursos a distância

Na quarta-feira, 25, o Campus Dourados realiza na cidade de Douradina uma cerimônia de certificação de concluintes de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Operador de Computador e Vendedor, ofertados na modalidade a distância. O evento começa às 9 horas, no Centro de Atividades Múltiplas (Av. Presidente Dutra, s/nº).

Informações: (67) 3410-8508 ou segab.dr@ifms.edu.br

Passo-a-Passo

Dourados II
Criação de jogos educativos sobre trânsito é tema de reunião

Na quarta-feira, 25, o Campus Dourados promove uma reunião para planejar o processo de criação de jogos educativos que tenham como objetivo a educação no trânsito. Participam do encontro o diretor-geral do campus, Carlos Vinícius Figueiredo, o representante da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Cristian Lelis, e professores do curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais. O início previsto para o encontro é às 15h30. As instituições já possuem Acordo de Cooperação Técnica assinado em novembro do ano passado.

Informações: (67) 3410-8507 ou cotjo.dr@ifms.edu.br

Parceria

Institucional II
IFMS assina parceria para oferta de curso da área de vendas

O reitor Luiz Simão Staszczak assina na quinta-feira, 26, às 19 horas, um novo acordo de cooperação técnica com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), visando à oferta de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de vendas para associados da ACICG.

Informações: (67) 3357-8501 ou campo.grande@ifms.edu.br

Fluxograma

Institucional III
Reitor participa em Brasília de seminário sobre educação superior

Na terça-feira, 24, o reitor Luiz Simão Staszczak participa do Seminário Proposta da Educação Pública Superior do Brasil à CRES-2018, na Universidade de Brasília (UnB), que reúne os principais atores da educação superior pública no país. O objetivo é apresentar propostas para a Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), principal evento de discussão para o desenvolvimento da educação superior na América Latina.

Informações: (67) 3378-9501 ou reitoria@ifms.edu.br

IFMS

Colegiado
Colégio de Dirigentes se reúne na quinta-feira

Com início às 14 horas, o Colégio de Dirigentes do IFMS (Codir) realiza na quinta-feira, 26, a terceira reunião ordinária no ano, por videoconferência. A pauta conta com processos relativos aos Regulamentos de Almoxarifado e Patrimônio, e o da promoção de docentes à classe titular. Na sequência, também é realizada a segunda reunião de gestão sistêmica, quando serão tratados temas como diretrizes para reestruturação de projetos pedagógicos de curso, planejamento do novo Termo de Acordo e Metas e apresentação de cursos da educação à distância.

Informações: (67) 3378-9616 ou codir@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Reitoria
Comemoração de aniversários do mês é realizada na quarta-feira

A partir das 8h30 de quarta-feira, 8h30, todos os servidores e funcionários da reitoria estão convidados a participar do café da manhã organizado pela Proen (Pró-Reitoria de Ensino) em comemoração aos aniversários de abril. O evento é realizado na recepção da reitoria, e cada setor é responsável por levar contribuições para o café.

Informações: (67) 3378-9540 ou proen@ifms.edu.br