Agenda IFMS

Edição #169


Engrenagem

Campo Grande I
Seminário abre atividades do primeiro mestrado ofertado pelo IFMS

Na segunda e terça-feira, 13 e 14, o Campus Campo Grande promove o Seminário de Educação Profissional e Tecnológica, evento que marca o início do primeiro curso de Mestrado Profissional ofertado pelo IFMS. As atividades são gratuitas e ocorrem no Complexo Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na Capital. Para participar, é necessário se inscrever na página oficial do Seminário (www.even3.com.br/profeptms), na qual também está disponível a programação completa do evento.

Informações: (67) 3357-8501 ou profept@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Institucional
IFMS recebe visita de pesquisadora norte-americana

A partir da segunda-feira, 13, o IFMS recebe a visita da pesquisadora Gita Wijesinghe Pitter, da Universidade do Estado da Flórida. Após palestra de abertura do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, a doutora em educação ministra diversas atividades na instituição, que seguem até o dia 24 de agosto. Os temas abordados envolvem avaliação, desenvolvimento de indicadores para o planejamento estratégico, pós-graduação, internacionalização, entre outros.

Informações: (67) 3378-9593 ou asint@ifms.edu.br

Info

Empreendedorismo Inovador
Estudantes expõem projetos na Feira do Empreendedor

Entre quinta-feira e sábado, 16 e 18, cinco estudantes do IFMS expõem projetos de modelo de negócios na Feira do Empreendedor 4.0 do Sebrae, em Campo Grande. A aluna do curso técnico integrado em Edificações do Campus Aquidauana, Sara Machado, apresenta o protótipo de um biodigestor para aldeias indígenas, o Biogás. O projeto é um dos aprovados no edital de pré-incubação da Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF) do IFMS. Os demais estudantes participantes são Aderbal Cabral Júnior (Coxim), Glenda Martins (Jardim), Carlos Silva (Nova Andradina) e Willian Ferreira (Três Lagoas). A Feira conta ainda com mais de 40 eventos paralelos, entre palestras, consultorias, oficinas, workshops e painéis de discussão.

Informações: (67) 3378-9605 ou coemi@ifms.edu.br

Estrela Contida

Nova Andradina
Projeto promove debate sobre cinema e racismo

As atividades do projeto de extensão do Campus Nova Andradina “Cinema, cultura e raça: contribuições para o debate sobre o racismo no continente americano” começam na segunda-feira, 13. O primeiro filme a ser exibido é o documentário brasileiro Menino 23. A atividade inicia às 19 horas, no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Até outubro serão realizados mais quatro encontros. As inscrições podem ser feitas pela página www.ifms.edu.br/cadastro/cinema. O projeto recebe apoio institucional por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Informações: (67) 3378-9510 ou www.facebook.com/cinemaracaecultura

Diversos

Naviraí
Mostra de Documentários é realizada na sexta-feira

O Campus Naviraí promove na sexta-feira, 17, o II Concurso de Documentários sobre Mato Grosso do Sul. Serão exibidos 20 filmes produzidos pelos estudantes do técnico integrado do IFMS sobre aspectos históricos e culturais do Estado. O evento é aberto ao público e inicia às 19 horas, no Cineclube Naviraí, localizado na Fundação Cultural do município. O concurso é coordenado pelo professor Geovano Chaves.

Informações: 67) 3409-2501 ou geovano.chaves@ifms.edu.br

Camiseta

Campo Grande II
Estudantes participam da segunda fase de competição nacional

No sábado, 18, estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Campus Campo Grande participam da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Dos 73 alunos inscritos na primeira fase, que foi realizada em maio, 28 foram classificados para esta nova etapa. Os aprovados se classificarão para a última fase, a ser realizada em outubro.

Informações: (67) 3357-8501 ou campo.grande@ifms.edu.br

Coração

Corumbá
Ação Saúde inicia atividades do semestre

Duas turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Corumbá participam na quarta-feira, 15, do início das atividades no semestre do Projeto Ação Saúde. O evento tem participação de colaboradores externos, que abordam temas como a violência contra o adolescente, infecções sexualmente transmissíveis, gênero, sexualidade e transtornos mentais relacionados à violência, ao álcool e outras drogas.

Informações: (67) 3234-9101 ou sofia.robban@ifms.edu.br

Átomo

Dourados
Campus aplica prova de Olimpíada de Física

O Campus Dourados aplica na terça-feira, 14, a prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), para estudantes do curso técnico integrado em Informática para Internet. A competição é promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) desde 2010 e tem apoio do CNPq. A previsão é que mais de 500 mil estudantes de todo o país participem desta primeira fase.

Informações: (67) 3410-8511 ou danilo.teles@ifms.edu.br

Agenda

Aquidauana I
Comunidade escolar participa do desfile cívico

Em comemoração ao aniversário de 126 anos do município de Aquidauana, a comunidade escolar do campus do IFMS participa de um desfile cívico na quarta-feira, 15, a partir das 8 horas. Os servidores e estudantes desfilam com faixas que apresentam atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão, ações esportivas e culturais e eventos ofertados pela unidade.

Informações: (67) 3240-1600 ou aquidauana@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Aquidauana II
Oficina de capoeira é oferecida a estudantes

Na terça-feira, 14, a partir das 16h15, os estudantes do Campus Aquidauana participam de uma oficina gratuita de capoeira, ministrada pelo grupo Ilê Dandara. O objetivo da atividade é promover a expressividade, movimentação, musicalização, história e mitologia relacionadas à prática da capoeira.

Informações: (67) 3240-1600 ou aquidauana@ifms.edu.br

IFMS

Rede Federal
Reitor participa de reunião de Conselho Nacional

De terça a quinta-feira, 14 a 16, o reitor Luiz Simão Staszczak participa da 87ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Palmas (TO). Simão é o atual diretor administrativo do Conselho, que é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

Informações: (67) 3378-9626 ou gabinete@ifms.edu.br