Agenda IFMS

Edição #172


Papéis

Servidor
Núcleo de Inovação Tecnológica oferece curso sobre redação de patentes

Entre os dias 10 e 12 de setembro, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMS oferece o curso “Redação de Patentes e Busca de Anterioridade”, em parceria com a Incubadora S-Inova, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). São ofertadas 40 vagas, sendo 14 para servidores do Instituto Federal, 14 para a UCDB e as demais para instituições ligadas à Rede MS, rede estadual para fortalecimento da inovação e do empreendedorismo, e para o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS). A capacitação também será transmitida aos campi do IFMS por videoconferência. A palestrante é Fabrícia Dias, pesquisadora da Universidade de Brasília (UNB).

Informações: (67) 3378-9603 ou nit@ifms.edu.br

Info

Coxim I
Ouvidoria e Comissão de Ética divulgam ações à comunidade

Nos dias 10 e 11 de setembro, o Campus Coxim recebe a visita da ouvidora do IFMS, Ida Rockel, e de representantes da Comissão de Ética da instituição. A proposta é explicar aos servidores e estudantes da unidade as atribuições desses setores, como as manifestações podem ser feitas e de que forma são tratadas. A previsão é que a ação seja realizada nos outros nove campi ainda neste semestre.

Informações: (67) 3291-9656 ou ouvidoria@ifms.edu.br e etica@ifms.edu.br

IFMS

Reditec I
Gestores participam da 42ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal

O reitor Luiz Simão Staszczak e demais gestores do IFMS participam, entre os dias 10 e 14 de setembro, da 42ª Reunião Anual de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018), realizada em Búzios (RJ). O evento, organizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), tem como tema “O Trabalho no Século XXI – Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: caminhos e desafios para inclusão”. A programação inclui palestras, mesas de debate, reuniões de fóruns, sessão de experiências internacionais, Mostra de Experiências Exitosas, Tenda Tecnológica, Desafio Solar, competição de navegações movidas à energia solar, além da comemoração dos 10 anos da Rede Federal e apresentações culturais.

Informações: (67) 3378-9626 ou gabinete@ifms.edu.br

Engrenagem

Reditec II
IFMS apresenta três trabalhos na Mostra de Experiências Exitosas

Nos dias 12 e 13 de setembro, gestores do IFMS fazem a apresentação de três experiências exitosas na Mostra que será realizada durante a Reditec 2018. Os professores Rosane Fernández e Anderson Corrêa, do Campus Campo Grande, apresentam o projeto “Biblioteca como Espaço Integrador para o Ensino, Pesquisa e Extensão”. Também foram classificados os trabalhos “A Gestão do Conhecimento no IFMS: Novos Desafios em Benefício da Sociedade”, elaborado por Luiz Simão Staszczak (reitor), Daniela Passos (pró-reitora de Desenvolvimento Institucional) e Régia Avancini (diretora executiva de Desenvolvimento Institucional); e "IFMS Comunica: Protagonismo Estudantil na Divulgação de Ações Institucionais", de autoria dos servidores da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Vinícius Vieira, Paulo Ricardo Gomes e Rafael Tsuge. A Mostra tem como objetivo compartilhar e socializar projetos de sucesso da Rede Federal, com foco na integração entre ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Informações: (67) 3378-9626 ou gabinete@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Extensão
Festival de Arte e Cultura é realizado em três municípios

A edição 2018 do Festival de Arte e Cultura do IFMS, evento de extensão que oferece atividades artísticas e culturais abertas ao público, é realizada em três municípios na primeira quinzena de setembro. Nos dias 5 e 6, o Campus Dourados promove, no Teatro Municipal,apresentações de poesia, crônica narrativa, música, desenho e fotografia. Em Três Lagoas, as atividades são oferecidas entre 11 e 13 de setembro. A programação inclui oficinas de fotografia, dança e regência de coral, além de concurso de bandas com músicas autorais e apresentações musicais. Em Campo Grande, o evento é realizado entre os dias 12 e 14, e estão previstas oficinas de Ikebana, fotografia e confecção de Boomwhackers, tubos percussivos feitos de plástico, além de apresentações musicais e de dança. No endereço estão disponíveis todas as informações sobre o Festival de Arte e Cultura 2018.

Informações:arteecultura.cg@ifms.edu.br ou arteecultura.dr@ifms.edu.br ou arteecultura.tl@ifms.edu.br

Extensão

Três Lagoas I
Docente apresenta trabalhos em Portugal

O professor Leandro Passos, do Campus Três Lagoas, apresenta dois trabalhos na quarta edição do Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, realizado de 10 a 12 de setembro, em Lisboa, Portugal. Os trabalhos têm como tema a “Literatura infantil afro-brasileira, formação de professores e as relações étnico-raciais” e “Atividade de extensão e diversidade cultural no Instituto Federal Campus Três Lagoas”. São coautores os pesquisadores Luana Passos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Edinaldo Nascimento, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Informações: (67) 3509-9500 ou leandro.passos@ifms.edu.br

Lápis

Institucional I
Mediotec é tema de reunião com Secretaria de Estado de Educação

O reitor Luiz Simão Staszczak participa de uma reunião na quarta-feira, 5, com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, e com o coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi de Oliveira dos Santos. A pauta é o Mediotec, programa para oferta de cursos técnicos de nível médio, de forma concomitante, a estudantes da rede pública. Também participam do encontro o pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe, a diretora executiva, Marcelina Maschio, a diretora de Educação Básica, Glaucia Vasconcelos, e o diretor do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, Ubirajara Garcia. A reunião é às 14 horas, na Secretaria de Estado de Educação (SED), na Capital.

Informações: (67) 3378-9626 ou gabinete@ifms.edu.br

Lista

Coxim II
Setembro Amarelo é tema de palestras e debates

O Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged) do Campus Coxim, com apoio da Comissão de Qualidade de Vida, promove uma série de palestras e debates com temáticas voltadas à campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio. As atividades ocorrem nos dias 12 de setembro (noite), 13 (tarde) e 14 (manhã). As palestras são ministradas pela psicóloga da UFMS, Roberta Maisatto.

Informações: (67) 3291-9657 ou nuged.cx@ifms.edu.br

T.I.

Três Lagoas II
IFMS sedia etapa regional da Maratona de Programação

No dia 15 de setembro, o Campus Três Lagoas sedia a primeira fase da etapa regional da Maratona de Programação, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Na competição, estudantes dos cursos de graduação da área de computação são desafiados a buscar novas soluções de softwares, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe. O desafio seleciona equipes para a etapa nacional, que será realizada em novembro, sendo essa classificatória para fase internacional da Maratona.

Informações: (67) 3509-9500 ou treslagoas@ifms.edu.br e www.maratona.ifms.pro.br

Camiseta

Jardim
Primeiro grêmio estudantil do campus toma posse

Na quarta-feira, 5, às 19h30, o Campus Jardim dá posse ao primeiro grêmio estudantil da unidade. O presidente é o estudante Renahn Lopes. Compõem ainda a chapa Alan Martins (vice-presidente), Luis Maidana (secretário geral), Calebe Rodrigues (1º secretário), Daires Albino (tesoureiro), Bruno Eduardo e Matheus Barbosa (diretoria social), Joab Cabreira e Diogo Perez (imprensa), Fernando da Silva e Mateus Dutra (esportes), Isabela Veríssimo e Sara Martins (cultura), Sara Loubet e Breno Barros (saúde e meio ambiente).

Informações: (67) 3209-0214 ou priscila.kuroishi@ifms.edu.br

Capelo

Corumbá
Campus realiza formatura de estudantes do técnico e da graduação

Na segunda-feira, 3, a partir das 19 horas, o Campus Corumbá realiza cerimônia para certificação de 23 estudantes que concluíram os cursos técnicos integrados em Informática e Metalurgia, e a colação de grau de três graduados no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O evento é presidido pelo reitor Luiz Simão Staszczak e tem a participação do diretor-geral do campus, Sandro Barros, além de professores, familiares e amigos dos formandos.

Informações: (67) 3234-9100 ou corumba@ifms.edu.br

Parceria

Institucional II
Reitor discute proposta de qualificação profissional com Exército

Na segunda-feira, 3, a partir das 9 horas, o reitor Luiz Simão Staszczak se reúne com o General de Brigada Márcio Bessa Campos, do Comando Militar do Oeste (CMO), e com o Coronel Jucenilio Evangelista da Silva, do Comando de Operações Terrestres (Coter), para discutir o cenário da educação profissional tecnológica e o estudo para implantação de um Programa Nacional de Qualificação Profissional. Também participam da reunião gestores do IFMS como o pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe, o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi, a diretora-geral do Campus Campo Grande, Rosane Fernández, e o diretor de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais do Campus Campo Grande, Dejahyr Lopes.

Informações: (67) 3378-9626 ou gabinete@ifms.edu.br

Documentos

Campo Grande
Docentes concluem curso de formação

O Campus Campo Grande realiza, no dia 15 de setembro, o quarto e último encontro do “Curso de Formação Continuada: perspectivas profissionais para docentes do Campus Campo Grande – IFMS". Participam da capacitação 22 professores da unidade. A formação teve carga horária de 20 horas.

Informações: (67) 3357-8501 ou campo.grande@ifms.edu.br