Agenda IFMS

Edição #175


Átomo

Pesquisa e Inovação I
IFMS promove Semana de Ciência e Tecnologia nos dez campi

De segunda a sexta-feira, 1º a 5, o IFMS oferece uma série de atividades na Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). A edição 2018 do evento tem como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”. A temática está relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas. Na programação, além das Feiras de Ciência e Tecnologia estão previstas atividades gratuitas e abertas ao público como palestras, oficinas e mesas redondas. A programação completa está disponível na página da SCT 2018.

Informações: (67) 3378-9599 ou propi@ifms.edu.br

Átomo

Pesquisa e Inovação II
Trabalhos são apresentados nas Feiras de Ciência e Tecnologia

Como parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2018, o IFMS realiza nesta semana as Feiras de Ciência e Tecnologia. Os eventos serão promovidos em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel). Serão apresentados trabalhos de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do técnico integrado, de instituições de ensino públicas e privadas. Mais informações na página das Feiras.

Informações: (67) 3378-9629 ou propi@ifms.edu.br

Estrela Contida

Coxim
Campus realiza Festival de Arte e Cultura

Nesta semana, o Campus Coxim realiza a edição 2018 do Festival de Arte e Cultura. Na quinta-feira, 4, o evento ocorre no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS). Na sexta-feira, 5, as atividades serão oferecidas no campus do IFMS. A programação prevê oficinas de dança, poesia falada (Slam), pintura, artesanato, além de apresentações teatrais e instrumentais, Festival de Calouros e shows com artistas locais como a Banda Identidade Zero e a dupla Hugo Henrique e Raphael. Outra atração do evento é a Festa das Cores. As inscrições devem ser feitas na página do Festival.

Informações: (67) 3291-9600 ou coxim@ifms.edu.br

Papéis

Naviraí
Professores coordenam simpósio na Jornada Nacional da Educação

Os professores do Campus Naviraí, Geovano Chaves e André Baida, coordenam na quarta e quinta-feira, 3 e 4, o Simpósio temático "Educação, Ciência e Tecnologia: Dimensões culturais transdisciplinares", que faz parte da X Jornada Nacional da Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O público-alvo são servidores do IFMS e estudantes da especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O simpósio aborda as correlações entre ciência, tecnologia, cultura, sociedade e educação.

Informações: (67) 3409-2501 ou navirai@ifms.edu.br

Lâmpada

Campo Grande I
Usina fotovoltaica é inaugurada na quinta-feira

O Campus Campo Grande realiza na quinta-feira, 4, às 15h30, a inauguração da usina solar fotovoltaica instalada na unidade. Participam da cerimônia o reitor Luiz Simão Staszczak, a diretora-geral do campus, Rosane Fernández, além de outros gestores, servidores e estudantes do IFMS. Para a aquisição da usina, foram investidos R$ 467 mil. A capacidade de geração de energia é equivalente à soma do consumo médio padrão de 60 residências.

Informações: (67) 3357-8500 ou campo.grande@ifms.edu.br

Extensão

Aquidauana
Estudante participa de painel sobre empreendedorismo

Na quarta-feira, 3, a estudante do curso técnico em Edificações do Campus Aquidauana, Sarah Machado, participa do “Painel de Debates em Ciência e Inovação”, durante a I Semana de Administração e Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O tema do evento é "Empreendedorismo e Inovação: da inclusão à integração". Sarah é autora do projeto “Projeto Biogás na Aldeia Limão Verde”, uma alternativa de produção de biogás para comunidades indígenas. A estudante vai explicar o surgimento da ideia, o projeto, parcerias e resultados esperados. O evento ocorre às 19 horas, no campus da UFMS.

Informações: (67) 3240-1600 ou aquidauana@ifms.edu.br

Parceria

Três Lagoas
Congresso promove cultura do empreendedorismo e inovação

Um dos eventos previstos na edição 2018 da Semana de Ciência e Tecnologia organizada pelo Campus Três Lagoas é o Congresso Interdisciplinar em Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação (Cipei). O evento, que busca promover a cultura do empreendedorismo e da inovação tecnológica, tem início às 19 horas de terça-feira, 2. O reitor Luiz Simão Staszczak, que abre a Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Três Lagoas (Fecitel) na manhã do mesmo dia, participa do congresso.

Informações: (67) 3378-9626 ou gabinete@ifms.edu.br

Engrenagem

Campo Grande II
Campus oferece curso sobre introdução à Audiodescrição

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Campo Grande, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual de Mato Grosso do Sul (CAP-DV/MS), inicia na segunda-feira, 1º, a oferta do curso "Introdução à Audiodescrição". Foram abertas 30 vagas, sendo que a seleção é feita por ordem de inscrição. O curso tem carga horária de 20 horas/aula e ocorre às segundas e quartas-feiras, das 18h às 21h, na Sala 203 do Bloco A. As inscrições podem ser feitas em formulário online.

Informações: (67) 3357-8500 ou campo.grande@ifms.edu.br

Capelo

Campo Grande III
Estudantes da graduação e de cursos técnicos participam de formatura

Na segunda-feira, 1º, o Campus Campo Grande realiza a cerimônia de colação de grau de estudantes de cursos superiores e diplomação de concluintes de cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio. São 38 formandos dos cursos técnicos integrados em Informática e Mecânica, do técnico subsequente em Informática e do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. O evento ocorre a partir das 19h30, no Teatro Glauce Rocha, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Informações: (67) 3357-8500 ou campo.grande@ifms.edu.br

IFMS

Institucional
IFMS participa de reunião do Fórum de Pró-Reitores de Extensão

O pró-reitor de Extensão do IFMS, Airton Vinholi Júnior, participa na quarta e quinta-feira, 3 e 4, em São Paulo (SP), da reunião extraordinária do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext), que reúne os dirigentes da área na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A pauta prevê discussões sobre curricularização da extensão, inovação, mapeamento, metodologias e programas referenciais para a Rede Federal.

Informações: (67)3378-9594 ou proex@ifms.edu.br