Agenda IFMS

Edição #176


Camiseta

Institucional I
IFMS participa com 22 estudantes da etapa nacional dos JIFs

Estudantes do IFMS participam a partir de terça-feira, 16, da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), promovidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na cidade de Fortaleza. Os Jogos acontecem no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) e reúne atletas e equipes vencedoras das etapas regionais. O evento teve a pré-confirmação de 1047 estudantes, de 35 institutos e de 27 estados do país. O IFMS participa com 22 atletas, classificados na etapa Centro-oeste, realizada em setembro na cidade de Goiânia-GO. Programação e informações sobre os JIFs podem ser obtidas na página oficial do evento.

Informações: (67) 3378-9594 ou proex@ifms.edu.br

Estrela Contida

Campo Grande
Campus recebe comunidade para o Dia do Brincar 2018

O Campus Campo Grande promove no sábado, 20, das 13 às 17 horas, o Dia do Brincar, projeto aprovado em edital de extensão do IFMS e que tem objetivo de proporcionar aos participantes o resgate de brincadeiras que compõem a memória cultural da sociedade. Algumas das atividades previstas são brincadeiras antigas, árvore da leitura, capoterapia, contação de histórias, pintura facial, esportes radicais, horta caseira e outras; também estão previstas oficinas em confecção de pipas, libras para crianças, origami, ritmos, scratch e terapia ocupacional para crianças.

Informações: (67) 3357-8501 ou campo.grande@ifms.edu.br

Prancheta

Jardim
Estudantes realizam visitas técnicas em Foz do Iguaçu

Um grupo de estudantes do 4º e 6º período dos cursos técnicos integrados em Informática e em Edificações do Campus Jardim realizam até terça-feira, 9, uma série de visitas técnicas na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. Orientados pelo professor Nicholas Santos, os alunos visitam o Parque das Aves; a Itaipu Binacional, para conhecer tecnologias e técnicas de edificações aplicadas a hidrelétricas; e o Parque Tecnológico Itaipu, para discutir sobre pesquisas realizadas no Centro Internacional de Tecnologias Abertas e Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens.

Informações: (67) 3209-0200 ou nicholas.santos@ifms.edu.br

Extensão

Coxim I
Campus promove dia de campo tendo piscicultura como tema

Na quinta-feira, 18, o Campus Coxim promove um Dia de Campo tendo como tema a "criação de pintados em sistema de recirculação", apresentando pesquisas já realizadas e tecnologias empregadas. O evento é gratuito e acontece às 19 horas, na sede do campus. Os cursos ofertados pelo Campus Coxim na área são o Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Aquicultura e o curso superior de Bacharelado em Engenharia de Pesca.

Informações: (67) 3291-9600 ou odair.diemer@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Coxim II
Dia do Tecnólogo em Alimentos é comemorado no campus

Na terça-feira, 9, o Campus Coxim, por meio de sua Coordenação do Curso de Tecnologia em Alimentos realiza atividades alusivas à comemoração do Dia do Tecnólogo em Alimentos, 6 de outubro. Na data, às 20h30, acontece uma confraternização com estudantes do curso, professores e técnicos-administrativos, quando a coordenação destaca a importância do curso e do profissional tecnólogo de alimentos na sociedade.

Informações: (67) 3291-9600 ou cotal.cx@ifms.edu.br

Parceria

Três Lagoas
Assessoria promove fóruns de comunicação em Três Lagoas

A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) promove na quinta-feira, 18, em Três Lagoas, mais um Fórum de Comunicação, como etapa da fase de Diagnóstico para a elaboração da Política de Comunicação do IFMS. O objetivo é subsidiar a elaboração do Mapa de Comunicação do IFMS, como parte do processo de elaboração da Política, documento que será construído coletivamente, de forma alinhada aos objetivos estratégicos institucionais definidos para o PDI 2019-2023.

Informações: (67) 3378-9629 ou ascom@ifms.edu.br

Crachá

Sindicato
Sinasefe realiza primeira confraternização dos servidores em Aquidauana

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) - Seção Sindical MS promove no sábado e domingo, 20 e 21, a primeira edição da Confraternização dos Servidores do IFMS e do Colégio Militar de Campo Grande. Podem participar servidores, familiares e terceirizados. O Sinasefe custeia o transporte dos interessados de seus campi até Aquidauana, onde fica o Clube Vinty Vinty, local do evento. A programação conta com atividades esportivas (futebol e vôlei de praia) e culturais, como show de talentos, música ao vivo, roda de samba e baile.

Informações: (67) 99893-7211 ou sinasefe.ms@gmail.com

Engrenagem

Institucional II
Pró-reitor do IFMS apresenta pesquisa no V Congresso Nacional de Educação

O pró-reitor de extensão do IFMS, Airton Vinholi Junior, participa da quinta edição do Congresso Nacional de Educação (Conedu), que ocorre a partir de quarta-feira, 17, até sábado, 20, na cidade de Recife-PE. A participação acontece com a apresentação de trabalhos de pesquisa. O evento é realizado anualmente e está em sua quinta edição, com objetivo de discutir as vivências educacionais entre profissionais com diferentes atuações; promover o debate sobre as experiências educadoras das escolas e universidades; apresentar a atualidade das discussões no campo educacional nas atividades da programação.

Informações: (67) 3378-9594 ou proex@ifms.edu.br

Info

Institucional III
Pró-reitor apresenta experiência do Programa de Permanência e Êxito do IFMS

Na quarta e quinta-feira, 10 e 11, o pró-reitor de ensino do IFMS, Delmir Felipe, apresenta no I Encontro de Acesso, Permanência Êxito do Educando do IFSC, a experiência do "Programa de Permanência e Êxito do IFMS". Na pauta da viagem, está ainda uma reunião para tratar do tema assistência estudantil.

Informações: (67) 3378-9540 ou proen@ifms.edu.br

Pasta

Institucional IV
Bibliotecários participam de Encontro Regional da Rede Pergamum

Na segunda e terça-feira, 8 e 9, os bibliotecários do IFMS participam do Encontro Regional da Rede Pergamum, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo deste encontro é esclarecer as principais dúvidas na utilização do software, bem como apresentar as novas implementações. Na quarta-feira, 10, os bibliotecários reúnem-se presencialmente na reitoria da instituição, para tratar de temas referentes às bibliotecas e atuação dos bibliotecários na instituição.

Informações: (67)3378-9540 ou proen@ifms.edu.br

IFMS

Institucional V
Reitor participa de congresso sobre educação profissional na Austrália

O reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, participa do congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). O evento inicia na segunda-feira, 8, e segue até quarta-feira, 10, reunindo líderes da educação profissional de todo o mundo em Melbourne, na Austrália, em torno do tema “Preparar para as competências do futuro, agora”. A estadia e passagens aéreas são custeadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), órgão no qual o reitor ocupa atualmente o cargo de diretor-administrativo.

Informações: (67)3378-9626 ou gabinete@ifms.edu.br

Crachá

Reitoria
Dois novos servidores tomam posse no IFMS

Na segunda-feira, 15, novos servidores tomam posse em seus cargos no IFMS, no gabinete da reitoria. Passam a integrar o quadro permanente de pessoal da instituição dois docentes, sendo um na área de geografia para o Campus Ponta Porã, e um na área de Metodologia e Práticas de Ensino para o Campus Coxim.

Informações: (67)3378-9556 ou digep@ifms.edu.br

IFMS

Conselho Nacional
Pró-reitor participa de reunião ordinária do Conif

O pró-reitor de ensino do IFMS, Delmir Felipe, participa de terça a quinta-feira, 16 a 18, da 89ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizada no Centro de Formação Olímpica do Estado do Ceará, em Fortaleza-CE. O pró-reitor substitui o reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, que neste período está em viagem à Portugal.

Informações: (67)3378-9622 ou gabinete@ifms.edu.br

Estrela Contida

Aquidauana
Grupo de teatro apresenta espetáculo em duas sessões na UFMS

O grupo de teatro Aquicênicas, do Campus Aquidauana, encena o espetáculo infantil “Uma Surpresa no Mundo Mágico de Oz”, na quinta-feira, 18, em duas sessões: às 9h30 e às 15h30, no anfiteatro da UFMS. O público-alvo são estudantes de escolas municipais e da Associação Pestalozzi. No sábado, 20, o grupo realiza apresentação às 9h30, no mesmo local, com entrada aberta à comunidade. A previsão é que, em novembro, o grupo apresente a peça no município de Dois Irmãos do Buriti. O espetáculo é um dos resultados do projeto de extensão “Teatro Infantil para as Escolas Públicas de Aquidauana e Anastácio”, que permite o acesso às artes cênicas e a interação do IFMS com demais escolas públicas.

Informações: (67)3240-1600 ou aquidauana@ifms.edu.br