Agenda IFMS

Edição #178


Átomo

Pesquisa e Inovação
IFMS apresenta 56 trabalhos em feira científica estadual

Mais de 90 estudantes dos dez campi do IFMS participam da edição 2018 da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), entre quarta-feira e sábado, 7 a 10 de novembro, em Campo Grande. Dos 56 projetos do Instituto Federal inscritos, dez foram credenciados nas feiras de ciência e tecnologia organizadas pela instituição. Os estudantes recebem apoio financeiro institucional para custear diárias e alimentação durante a participação no evento. A Fetec MS é organizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências.

Informações: (67) 3378-9604 ou propi@ifms.edu.br

Estrela Contida

Nova Andradina
Atividades artísticas e culturais gratuitas são ofertadas à comunidade

O Campus Nova Andradina promove, nesta semana, o Festival de Arte e Cultura do IFMS, evento de extensão que prevê apresentações artísticas, oficinas, feiras, exposição literária, intervenção artística, Concurso de Beleza Negra e Festa à Fantasia. As atividades são abertas à comunidade e ocorrem na Câmara Municipal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Sindicato Rural. A programação segue de terça a quinta-feira, 30 de outubro a 1º de novembro, e pode ser conferida na página. O evento, que já foi promovido em oito municípios, se encerra em Corumbá, no final de novembro.

Informações: (67) 3378-9510 ou arteecultura.na@ifms.edu.br

Pasta

Três Lagoas I
Feira promove reflexão e valorização da cultura literária

O Campus Três Lagoas promove na quarta e quinta-feira, 31 de outubro e 1º de novembro, a “Feira Literária de Três Lagoas (FLITL): poetizando Mato Grosso do Sul”. O evento de extensão visa promover a reflexão e a valorização da cultura literária do Estado. A abertura é no auditório do campus do IFMS, a partir das 19 horas de quinta-feira, e as atividades literárias e culturais são realizadas na Biblioteca Municipal. Estão previstas atividades como mesa-redonda sobre literatura e ensino, oficinas de grafitagem, produções poéticas, salas interativas de cinema e literatura, mostras de poemas e infopoemas, contação de histórias, troca de livros e quiz.

Informações: (67) 3509-9500 ou www.facebook.com/tl.ifms

Capelo

Jardim I
IFMS realiza primeira diplomação em Jardim

Na quarta-feira, 31, o Campus Jardim realiza a primeira cerimônia de diplomação da unidade. Recebem diplomas estudantes concluintes do curso técnico integrado em Edificações do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O evento é realizado a partir das 19h30, no auditório do campus, com presença do reitor em exercício, Delmir da Costa Felipe.

Informações: (67) 3209-0200 ou jardim@ifms.edu.br

Info

Dourados
Universidade exibe documentário produzido por professor do IFMS

A partir das 20 horas de terça-feira, 6, é exibido na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) o documentário "Naviraí, tempo e memória", produzido pela equipe de pesquisa coordenada pelo professor de História do Campus Dourados do IFMS, Geovano Chaves. O filme retrata a diversidade étnica e a questão das identidades culturais que fazem parte da formação do município de Naviraí. O documentário, que ficou em primeiro lugar na categoria Ciências Humanas da Feira Regional de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Ferciten) e recebeu moção honrosa da Prefeitura Municipal, integra o projeto de pesquisa intitulado "Centro de Arquivo, Cultura e Memória do Cone Sul do Mato Grosso do Sul", que busca criar um memorial virtual dessa região do Estado. Documentos, fotografias e o próprio documentário podem ser acessados na página www.cacmnavirai.com.br.

Informações: geovano.chaves@ifms.edu.br ou www.cacmnavirai.com.br.

Parceria

Jardim II
Campus recebe representantes da Ouvidoria e Comissão de Ética

Na segunda e terça-feira, 29 e 30, membros da Ouvidoria e da Comissão de Ética visitam o Campus Jardim. O objetivo é explicar aos servidores e estudantes as atribuições desses setores, como as manifestações podem ser feitas e de que forma são tratadas. Esse é o oitavo campus da instituição a receber a atividade. As próximas visitas serão nos campi Campo Grande e Corumbá.

Informações: (67) 3291-9656 ou ouvidoria@ifms.edu.br e etica@ifms.edu.br.

Camiseta

Naviraí
Abertas inscrições para competição esportiva

Terminam na segunda-feira, 29, as inscrições para os Jogos do Campus Naviraí (Jifnavi 2018). Neste ano, a competição inclui as modalidades handebol, futsal, vôlei, xadrez, atletismo e jogos virtuais. Estudantes da unidade podem se inscrever na Central de Relacionamento (Cerel) do campus. Os Jogos serão realizados nos dias 12 e 13 de novembro, na sede provisória do IFMS, com apoio da Gerência de Educação.

Informações: (67) 3409-2501 ou navirai@ifms.edu.br

Lista

Comunicação
Série de Fóruns de Comunicação é encerrada em Aquidauana

Na terça-feira, 30, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) realiza o Fórum de Comunicação no Campus Aquidauana, último a receber a atividade que promove uma série de dinâmicas para reflexão sobre a comunicação na instituição, com a participação de servidores e estudantes. O Fórum, que integra a fase de Diagnóstico no processo de elaboração da Política de Comunicação do IFMS, foi realizado na reitoria e nos outros nove campi. A previsão é que, em novembro, seja disponibilizado à comunidade interna um questionário online para o diagnóstico da comunicação no IFMS.

Informações: (67) 3378-9629 ou ascom@ifms.edu.br

Diversos

Jardim III
Festa de Halloween promove as culturas espanhola e inglesa

A partir das 18 horas de quinta-feira, 1º, o Campus Jardim realiza a "Halloween: La Fiesta", evento cultural a respeito das línguas espanhola e inglesa. A atividade busca disseminar maior conhecimento sobre as culturas e tradições, além de proporcionar a integração entre estudantes, servidores, amigos e familiares. O evento contará com atividades interativas, exposições, apresentações de dança, concurso de fantasias e de máscaras mexicanas, além de lanche compartilhado. A participação não é obrigatória.

Informações: (67) 3209-0200 ou jardim@ifms.edu.br

Lápis

Três Lagoas II
Lançado livro que tem professor do IFMS com coautor

O professor do Campus Três Lagoas, Leandro Passos, é um dos coautores do livro “Direito e Literatura: Diálogos com Orwell, Kafka e Harper Lee", a ser lançado na segunda-feira, 5, no Campus Canoinha da Universidade do Contestado, em Santa Catarina. A obra foi organizada por Paulo Silas Filho, por meio da Editora Canal Ciências Criminais. O artigo do docente do IFMS intitula-se "Preconceito racial a partir de 'O sol é para todos de Harper Lee'. O prefácio do livro foi feito por José Calvo González, jurista e filósofo de Direito Espanhol, catedrático da Universidade de Málaga (Espanha).

Informações: (67) 3509-9500 ou leandro.passos@ifms.edu.br

Engrenagem

Codir
Colégio de Dirigentes discute atualizações de regulamentos

Na quinta-feira, 1º, é realizada a 8ª reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir). A pauta prevê discussões e encaminhamentos a respeito da atualização dos regulamentos da Política da Segurança da Informação do IFMS e da Política de Uso dos Laboratórios de Informática. Os conselheiros se reúnem a partir das 8 horas, por meio de videoconferência.

Informações: (67) 3378-9616 ou codir@ifms.edu.br

Extensão

Coepe
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão realiza 6ª reunião ordinária

Na terça-feira, 6, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) realiza a 6ª reunião ordinária, a partir das 14 horas, na reitoria, com transmissão por videoconferência aos campi. A pauta prevê a análise das minutas da Política Editorial e do Regulamento do Conselho Editorial do IFMS, e dos Projetos Pedagógicos do curso de Engenharia de Controle e Automação e de cursos de qualificação profissional.

Informações: (67) 3378-9509 ou coepe@ifms.edu.br

IFMS

Rede Federal
Reitor participa de reunião do Conselho Nacional

De terça a quinta-feira, 6 a 8, o reitor Luiz Simão Staszczak participa, em Brasília (DF), da 90ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Na ocasião, Luiz Simão – atual diretor administrativo do Conselho – participa de um encontro com as Câmaras Temáticas do Conif.

Informações: (67) 3378-9626 ou gabinete@ifms.edu.br