Agenda IFMS

Edição #179


Extensão

Extensão I
Servidores e estudantes participam de curso sobre atividades extensionistas

A partir de segunda-feira, 12, servidores e estudantes do IFMS participam da Capacitação em Elaboração e Avaliação de Atividades de Extensão, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O curso é oferecido na reitoria e segue até quarta-feira, 14, com transmissão por videoconferência aos campi. O objetivo é aprimorar programas, projetos, cursos e eventos de extensão, promovendo a qualificação das atividades extensionistas de acordo com a Política de Extensão do IFMS.

Informações: (67) 3378-9589 ou direx@ifms.edu.br

Extensão

Extensão II
IFMS promove Festival de Arte e Cultura em Corumbá

Tem início na terça-feira, 20, o Festival de Arte e Cultura do Campus Corumbá. A programação prevê palestras, oficinas, exposições, concursos e apresentações. As atividades serão oferecidas no campus e também em escolas da rede pública. A cerimônia de abertura será realizada às 20 horas, no pátio interno anexo à biblioteca, com participação de artistas da região, autoridades, servidores e convidados. O evento também conta o I Encontro de Professores de Arte e Educadores de Corumbá e Ladário e o I Encontro de Produção Cultural do Pantanal. Os interessados podem participar de oficinas de poesia, bonecas africanas, escultura em barro e tubos percussivos (boomwhackers). A programação completa está disponível na página do evento.

Informações: (67) 3234-9101 ou arteecultura.cb@ifms.edu.br

Info

Três Lagoas
Semana da Consciência Negra prevê palestras, oficinas e concursos

O Campus Três Lagoas realiza a oitava edição da Semana da Consciência Negra, que este ano tem como tema “130 anos de abolição - resistência e luta do povo negro no Brasil”. O evento começa na segunda-feira, 19, e segue até quinta-feira, 22. Entre as atividades previstas estão palestras, apresentações culturais, oficinas e concursos, como o de fotografia e a terceira edição do Concurso de Beleza Negra, programado para terça-feira, 20, às 13 horas, na sede do campus. Mais informações e inscrições devem ser feitas na página do evento.

Informações: (67) 3509-9500 ou guilherme.tommaselli@ifms.edu.br

Pasta

Coxim I
Inscrições para Semana do Livro & da Biblioteca seguem abertas

Estudantes, servidores e comunidade externa podem se inscrever nas atividades previstas na I Semana do Livro & da Biblioteca do Campus Coxim. O evento, que busca incentivar a leitura e promover o uso do espaço no IFMS, será promovido entre os dias 19 e 24 de novembro e prevê oficinas e minicursos, rodas de conversa, concurso de desenho, contação de histórias, encontros com autores locais, cine biblioteca e apresentações de teatro e música. A programação completa e o acesso ao sistema de inscrições estão disponíveis na página do evento.

Informações: (67) 3291-9660 ou coxim@ifms.edu.br

Documentos

Campo Grande I
Campus realiza mostra de trabalhos na área de Educação Física

Na quinta-feira, 22, o Campus Campo Grande realiza a Mostra de Trabalhos, Tecnologias e Inovações Científicas da Educação Física (Moticef). No evento, promovido pelos professores de Educação Física da unidade, os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio têm oportunidade de apresentar trabalhos e trocar experiências sobre temas como sedentarismo, rendimento escolar, gênero e sexualidade, depressão, procrastinação, dança, música, alimentação saudável, inovação, entre outros. Serão apresentados cerca de 70 trabalhos.

Informações: (67) 3357-8501 ou campo.grande@ifms.edu.br.

Capelo

Ponta Porã
Acadêmicos do curso de Tecnologia em Agronegócio colam grau

O Campus Ponta Porã realiza na sexta-feira, 23, a cerimônia de colação de grau de formandos do curso superior de Tecnologia em Agronegócio. A cerimônia é no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, com início às 19h30.

Informações: (67) 3437-9600 ou ponta.pora@ifms.edu.br.

Camiseta

Jardim
Estudante do IFMS participa de etapa nacional dos Jogos Escolares

O estudante do Campus Jardim, Bruno Becker Gonçalves, participa a partir de segunda-feira, 12, da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal (RN). O atleta foi convocado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) para representar o estado na modalidade ciclismo. Os Jogos são promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e considerados a maior competição esportiva estudantil do país.

Informações: (67) 3209-0200 ou jardim@ifms.edu.br

Camiseta

Naviraí I
Jogos reúnem atletas em seis modalidades esportivas

Estudantes do IFMS participam na segunda e terça-feira, 12 e 13, dos Jogos do Campus Naviraí (Jifnavi 2018). Serão disputadas seis modalidades esportivas: handebol, futsal, vôlei, xadrez, atletismo e jogos virtuais. As competições ocorrem na sede provisória da instituição, localizada na Rua Hilda, 203, Bairro Boa Vista.

Informações: (67) 3409-2501 ou navirai@ifms.edu.br

Lápis

Extensão III
IFMS sedia encontro de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Na quinta-feira, 22, o IFMS realiza o I Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas das Instituições Federais de Mato Grosso do Sul e a Oficina de Enfrentamento ao Racismo. O público-alvo são servidores do IFMS, representantes dos Núcleos da instituição e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O evento é realizado na reitoria e transmitido aos campi por videoconferência. Dentre as palestras previstas estão: “Raça, racismo e a construção da identidade negra no Brasil”, “Ações afirmativas na educação pública brasileira”, “O procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de candidatos negros”; e a oficina de capacitação “A promoção da igualdade racial e o enfrentamento ao racismo”.

Informações: (67) 3378-9589 ou coidi@ifms.edu.br

Estrela Contida

Campo Grande II
Coral faz apresentações no IFMS e na UFMS

O Coral do Campus Campo Grande se apresenta na terça-feira, 20, no campus do IFMS, às 15h30, como parte das atividades da Semana da Consciência Negra. Na quinta-feira, 22, o grupo tem apresentação no Estádio Morenão, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com entrada pelo portão 19. O repertório traz arranjos de música popular brasileira e canções internacionais.

Informações: (67) 3357-8501 ou campo.grande@ifms.edu.br

Engrenagem

Institucional I
Reitor participa de reunião de Fórum Brasileiro de Reitores

Na segunda-feira, 12, o reitor Luiz Simão Staszczak participa da abertura do 63º Fórum Brasileiro de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento segue até quarta-feira, 14, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande. O reitor participa do evento como membro do Crie-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul).

Informações: (67) 3378-9626 ou gabinete@ifms.edu.br

Parceria

Campo Grande III
Prefeito da capital visita Campus Campo Grande do IFMS

O reitor Luiz Simão Staszczak e a diretora-geral do Campus Campo Grande, Rosane Fernandez, recebem na segunda-feira, 12, o prefeito municipal de Campo Grande, Marcos Trad, na sede da unidade. Outros gestores do IFMS e do município participam da visita. Na oportunidade, a comitiva conhece as instalações do campus, além de ações e programas desenvolvidos pela instituição. Também está prevista a assinatura de Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre IFMS e Fundação Social do Trabalho (Funsat) para a oferta de cursos específicos.

Informações: (67) 3357-8501 ou campo.grande@ifms.edu.br

Lâmpada

Coxim II
Estudantes apresentam trabalhos no evento Agroecol 2018

Professores e estudantes de cursos da área de Alimentos do Campus Coxim apresentam trabalhos no Agroecol 2018, realizado entre os dias 11 e 14 de novembro, em Campo Grande. O evento tem como tema "Sistemas Agroalimentares, Sociodiversidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas", e reúne diversas atividades como o 3º Seminário de Agroecologia da América do Sul, o 5º Seminário Estadual de Educação do Campo, o 7º Seminário de Agroecologia de MS, o 6º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS, e 3º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de MS. Os trabalhos apresentados serão publicados na revista Cadernos de Agroecologia.

Informações: (67) 3291-9600 ou coxim@ifms.edu.br

IFMS

Institucional II
Ouvidoria e Comissão de Ética divulgam ações em Corumbá

Na segunda-feira, 12, a Ouvidoria e a Comissão de Ética do IFMS visitam o Campus Corumbá para divulgarem ações e explicarem a atuação dos setores para servidores e estudantes. Este é o nono campus visitado nesta ação.

Informações: (67) 3378-9625 ou ouvidoria@ifms.edu.br ou etica@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Naviraí II
Campus promove festa à fantasia para estudantes

Na sexta-feira, 23, o Campus Naviraí promove uma festa à fantasia, tendo como público-alvo estudantes matriculados em quaisquer dos cursos e níveis da unidade. O evento inicia às 19 horas, na sede provisória, localizada na Rua Hilda, 202, Conjunto Habitacional Boa Vista. A entrada é gratuita.

Informações: (67) 3409-2501 ou navirai@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Aquidauana
Campus promove atividades pelo Dia da Consciência Negra

Para celebrar os 130 anos de abolição no Brasil, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Aquidauana promove na quarta-feira, 21, a partir das 17 horas, a 2ª Semana da Consciência Negra. A programação prevê atividades como roda de conversa, sala temática, declamação de poesias, capoeira, danças populares, apresentações de teatro, rap e um sarau. Toda a comunidade está convidada a participar.

Informações: (67) 3240-1600 ou neabi.aq@ifms.edu.br

Átomo

Coxim
Campus promove terceira edição da Maratona de Química

O curso superior de Licenciatura em Química do Campus Coxim promove no sábado, 24, a partir das 7 horas, a terceira edição de sua Maratona de Química. O evento envolve a participação de mais de 250 estudantes de escolas de ensino médio dos municípios de Rio Verde, Alcinópolis, Figueirão, Sonora, Pedro Gomes e Coxim. A organização conta com 15 professores e técnicos do IFMS, 9 professores da rede estadual e cerca de 50 acadêmicos do curso de licenciatura. A atual campeã da maratona é a Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura, do município Coxim.

Informações: (67) 3291-9600 ou coxim@ifms.edu.br