Agenda IFMS

Edição #209

Disponível nas versões impressa e online, a Agenda IFMS é o informativo semanal que divulga ações e atividades realizadas na instituição, além de registrar a participação de servidores e estudantes em eventos externos.

Criado em agosto de 2014, esse veículo é voltado para o público estratégico interno, como estudantes, servidores, estagiários, bolsistas, entidades estudantis, membros dos órgãos colegiados e de comissões.

Servidores e estudantes podem colaborar na produção de conteúdo, basta preencher o formulário online

Entre os assuntos que podem ser sugeridos estão seminários, simpósios, palestras, visitas técnicas, minicursos, certificações, formaturas, apresentações culturais, feiras, oficinas, eventos esportivos, entre outros.

Átomo

Dourados
Aberta submissão de trabalhos para evento sobre educação e tecnologia

Na segunda-feira, 9, o Campus Dourados abre as inscrições de resumos para o I Seminário Educação e Tecnologia: Diálogos e Interfaces, que será promovido entre 1º e 4 de outubro. A submissão pode ser feita até o dia 22 pelo site ou pelo e-mail setec.dr@ifms.edu.br. As mesas temáticas abordam Linguagens, educação e tecnologia; Diálogos entre jogos digitais e educação; Sociedade, cultura e educação: interfaces com a tecnologia; e Pesquisas em administração, gestão organizacional e marketing: abordagens e perspectivas educacionais e tecnológicas. Coordenado pelo professor Geovano Chaves, o evento recebe apoio por meio do edital nº 012/2019, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Informações: www.setecifmsdr.com.br ou setec.dr@ifms.edu.br

Estudante I
Última semana de inscrição de trabalhos para feira sobre atividade física e saúde

Termina no domingo, 15, o prazo para submissão de trabalhos na Feira de Ciência e Tecnologia para Atividade Física e Saúde (FECINTAFS), que será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, em Bonito, durante a programação do XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Podem inscrever trabalhos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional de nível técnico das redes pública e privada. A submissão deve ser feita pela página. Os temas aceitos são Ciências Biológicas: relações com a atividade física e saúde; Ciências Humanas e Sociais: relações com a atividade física e saúde; Ciências Exatas e da Terra: relações com a atividade física e saúde; Tecnologias e inovação em atividade física e saúde. Os trabalhos aprovados serão publicados em revista da área.

Informações: www.cbafs.com.br ou contato@cbafs.com.br

Capelo

Estudante II
Realizadas cerimônias de certificação, diplomação e colação de grau

Na quarta-feira, 11, o Campus Ponta Porã realiza a diplomação de estudantes que concluíram os cursos técnicos em Agricultura e Informática. O evento tem início às 19h30, no campus. Na quinta-feira, 12, o Campus Aquidauana realiza, a partir das 19 horas, a cerimônia para colação de grau do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, diplomação dos cursos técnicos em Edificações e Informática, e certificação de cursos de qualificação profissional. Na sexta-feira, 13, é o Campus Corumbá que realiza a solenidade para diplomação dos cursos técnicos em Metalurgia e Informática e colação de grau do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O evento é no auditório do campus, a partir das 19 horas.

Informações: ponta.pora@ifms.edu.braquidauana@ifms.edu.br ou corumba@ifms.edu.br

Papéis

Três Lagoas I
Campus apresenta projeto de curso em audiência pública

Na terça-feira, 10, o Campus Três Lagoas promove audiência pública para apresentação do projeto de implantação do curso técnico integrado em Administração na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O evento tem início às 19h30, no auditório do campus, que fica na Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras. A audiência é aberta à comunidade e tem a participação de gestores, docentes, autoridades municipais, empresários e representantes da sociedade civil organizada.

Informações: (67) 3509-9500 ou tres.lagoas@ifms.edu.br

Lista

Assistência estudantil é tema de reunião na reitoria

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) realiza na quinta e sexta-feira, 12 e 13, na reitoria, em Campo Grande, reunião presencial com participação das assistentes sociais e dos coordenadores de Assuntos Estudantis dos campi. O encontro tem início às 13 horas, na sala do Conselho Superior. A pauta prevê discussões sobre o edital e o Programa de Assistência Estudantil, além do relatório de auditoria interna.

Informações: (67) 3378-9540 ou proen@ifms.edu.br

Estrela Contida

Três Lagoas II
Docentes relatam experiência exitosa em capítulo de livro

Os docentes do Campus Três Lagoas, Guilherme Tommaselli, Gilmar Pereira e Leandro Passos, publicaram um capítulo no livro “Produção Científica e Experiências Exitosas na Educação Brasileira”, recém-lançado pela Atena Editora. No capítulo “A subversão do currículo: mãe de santo com Currículo Lattes e outros enfrentamentos na implementação da Lei 10.639/03 no IFMS”, os professores relatam a experiência com as atividades de extensão sobre a consciência negra desenvolvidas no campus. O livro pode ser acessado e também baixado de forma gratuita em formato online.

Informações: (67) 3509-9500 ou três.lagoas@ifms.edu.br

IFMS

Pró-reitor participa da 43ª Reunião dos Dirigentes da Rede Federal

O pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe, é o representante do IFMS na 43ª Reunião dos Dirigentes da Rede Federal (Reditec), que tem início na segunda-feira, 9, na sede do Campus Florianópolis – Continente, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento segue até quinta-feira, 12, com programação que inclui apresentação de experiências exitosas, palestras, painéis temáticos, oficinas, entre outros temas. Mais informações no site da Reditec 2019.

Informações: (67) 3378-9626 ou gabinete@ifms.edu.br