Agenda IFMS

Edição #232


Átomo

Coxim
Abertas inscrições para Maratona de Química

O Campus Coxim do IFMS está com inscrições abertas para a 5a Maratona de Química. Podem se inscrever estudantes do ensino médio de escolas estaduais da região Norte de Mato Grosso do Sul. As inscrições vão até dia 21 de outubro e devem ser feitas junto a um professor da escola estadual participante, sendo enviadas para o e-mail pibid@ifms.edu.br. São aceitas inscrições de até 15 equipes, conforme orientações divulgadas em edital específico. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a edição deste ano será realizada de forma online no dia 10 de novembro. A maratona é organizada por servidores, estudantes do curso de licenciatura em Química e bolsistas do Programa de Iniciação à Docência do IFMS (Pibid) do Campus Coxim.

Informações: pibid@ifms.edu.br

Lápis

Jardim
Abertas inscrições em cursinho preparatório para o Enem

O Campus Jardim do IFMS está com inscrições abertas para novas vagas no “Curso Preparatório Enem” que, por conta da pandemia, está sendo oferecido de forma não presencial. O curso é aberto a qualquer pessoa interessada em se preparar para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste segundo semestre, as aulas serão ministradas às terças-feiras, a partir das 19 horas, em uma sala virtual, sendo que a cada semana será abordada uma disciplina diferente. As inscrições devem ser feitas em formulário online. O projeto de extensão, coordenado pelo professor Ewerton Schroeder, é desenvolvido desde 2018 e está na terceira edição.

Informações: ewerton.schroeder@ifms.edu.br

T.I.

Estudante
Inscrições para Hackathon do IFMS encerram na quarta-feira

Os estudantes dos campi Aquidauana, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas podem se inscrever para o Hackathon do IFMS até quarta-feira, 30. A maratona de trabalhos em equipe, onde os alunos podem desenvolver a criatividade na solução de problemas, faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2020. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no formulário eletrônico. É aceita a participação de até 20 equipes, que serão selecionadas de acordo com a ordem de inscrição. As equipes devem ser formados por cinco estudantes e contar, ainda, com um tutor.

Informações: direi@ifms.edu.br

Fluxograma

Transparência
Consulta sobre dados abertos termina na quarta-feira

Os interessados em participar da consulta pública sobre os Dados Abertos do IFMS devem acessar o formulário online no espaço i-Cidadania até quarta-feira, 30. Dados abertos são aqueles que podem ser acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa. O participante pode escolher até 16 bases de dados para abertura, das 39 constantes no inventário da instituição. O objetivo é que o respondente selecione apenas aquelas que considere mais importantes para que o Instituto possa priorizar a abertura nos próximos dois anos. Atualmente, 20 conjuntos de dados estão publicados no Portal de Dados Abertos do IFMS. O planejamento da abertura de novos dados faz parte do processo de elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA) válido para o biênio 2020-2021.

Informações: dados.abertos@ifms.edu.br

Extensão

Extensão
Pró-Reitoria faz reuniões virtuais com cinco campi

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS realiza ao longo da semana cinco encontros virtuais com servidores dos campi Jardim, Naviraí, Coxim, Ponta Porã e Campo Grande. O objetivo é realizar uma prospecção de ações, com a intenção de colaborar na construção de oportunidades de parcerias e acordos de cooperação para os campi junto à sociedade. Também estão previstas apresentações de iniciativas desenvolvidas nas unidades. Os encontros vão de segunda a quarta-feira, 28 a 30. Na semana passada foram promovidas reuniões com os campi Três Lagoas, Aquidauana, Dourados, Nova Andradina e Corumbá.

Informações: proex@ifms.edu.br

Lista

Pós-Graduação
Mestrado profissional realiza Seminário de Autoavaliação

O curso de pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo IFMS em Campo Grande, promove na segunda-feira, 28, o Seminário de Autoavaliação. Na oportunidade, é realizada a análise dos resultados obtidos no programa com o objetivo de definir estratégias para melhorias no mestrado profissional. A atividade ocorre de forma virtual, a partir das 14 horas, com a presença de estudantes, docentes, egressos, servidores e gestores envolvidos com o curso, além da reitora do IFMS, Elaine Cassiano. As atividades serão complementadas em 5 de outubro, no mesmo horário.

Informações:  profept@ifms.edu.br

Info

IFMS ao Vivo
Transmissão aborda cuidados com a saúde mental

Na terça-feira, 29, o IFMS realiza mais uma transmissão ao vivo. Voltada ao mês de prevenção ao suicídio, a conversa tem como tema o “Setembro Amarelo”. A condução da live é do psiquiatra Leonardo Fabrício Soares, e mediação da psicóloga, Taline Costa, ambos servidores do Instituto. A transmissão começa às 16 horas e pode ser acompanhada pelo canal oficial do IFMS no YouTube.

Informações:  digep@ifms.edu.br

Prancheta

Institucional I
“Diálogos com a Reitoria” segue com encontros virtuais

A ação “Diálogos com a Reitoria” entra na terceira semana com encontros virtuais, desta vez voltados aos servidores dos campi Dourados, Campo Grande e Corumbá, nos dias 30 de setembro, 1° e 2 de outubro, respectivamente. Destinada a promover a aproximação entre a gestão e os servidores dos campi, a iniciativa ocorre de forma online, com conversas segmentas de acordo com os públicos específicos: gestores dos campi (diretores e coordenadores), técnicos-administrativos e docentes, sempre a partir das 15 horas. Antes de cada ação, os servidores recebem convites via e-mail institucional para participar das salas virtuais.

Informações:  gabinete@ifms.edu.br

Documentos

Servidor
Candidatos a instrutores internos podem se inscrever até sexta-feira

Os servidores interessados em participar da seleção para instrutores em cursos de capacitação voltados a docentes e técnicos-administrativos do IFMS devem se inscrever até sexta-feira, 2, em formulário online. A ação visa melhorar o desempenho das equipes de trabalho da instituição, além de oportunizar o desenvolvimento profissional e pessoal por meio da aprendizagem de novas habilidades. Os cursos de capacitação que serão oferecidos estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), referente aos anos de 2020 e 2021.

Informações:  codev@ifms.edu.br

Crachá

Institucional II
Reitora participa de inaugurações na UFGD

A reitoria do IFMS, Elaine Cassiano, participa na quarta-feira, 30, da solenidade virtual realizada pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para a inauguração de uma série de obras, como a Prefeitura Universitária, a Universidade Intercultural Indígena e a usina fotovoltáica. O evento começa às 9 horas.

Informações:  gabinete@ifms.edu.br