Agenda IFMS

Edição #242


IFMS

Institucional
Autoavaliação de 2020 termina na quarta-feira

O prazo para participação no processo de Autoavaliação Institucional 2020 se encerra na quarta-feira, 9. Estudantes dos cursos de graduação, docentes e servidores técnico-administrativos do IFMS podem responder aos questionários online disponíveis na página da Autoavaliação. Prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a Autoavaliação Institucional é realizada anualmente. Os dados obtidos são repassados à gestão para a melhoria dos resultados institucionais. O processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Informações: cpa.central@ifms.edu.br

Engrenagem

Jardim I
Jornada online debate formação de professores

O Campus Jardim do IFMS promove na terça e quarta-feira, 8 e 9, a "1ª Jornada de Educação, Políticas e Tecnologias - Possibilidades Metodológicas para o Trabalho Docente". O evento, organizado pelo curso de Licenciatura em Computação e pela especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, é realizado em ambiente virtual. A programação, disponível na página do evento, prevê um ciclo de palestras que propõem abrir um amplo e reflexivo debate acerca da formação de professores, tanto inicial quanto continuada.

Informações: jardim@ifms.edu.br

Lápis

Campo Grande I
Campus promove terceiro “Aulão para o Enem 2020”

O Campus Campo Grande do IFMS realiza entre segunda e sexta-feira, 7 a 11, o terceiro “Aulão para o Enem 2020”. As aulas, transmitidas por meio de lives, começam sempre às 19 horas e são abertas à comunidade. Para participar, o interessado deve acessar o canal do campus no Youtube. A aplicação da prova impressa do Exame Nacional do Ensino Médio está prevista para os dias 17 e 24 de janeiro; já a versão digital será aplicada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Informações: campo.grande@ifms.edu.br

Documentos

Jardim II
Professores fazem relatos sobre a docência em talk show

Na segunda-feira, 7, a partir das 20 horas, o curso de Licenciatura em Computação do Campus Jardim do IFMS realiza o segundo episódio do talk show "Docência em Foco", ação em que os professores da instituição relatam experiências como forma de estimular acadêmicos a seguirem a carreira docente. O entrevistado da semana é o professor de Física do Campus Jardim, Antonio Freitas, com transmissão pelo canal do projeto no Youtube. No dia 14 de dezembro, também a partir das 20 horas, o relato é da professora de Educação Física do Campus Naviraí, Catia Costa, também em formato de live.

Informações: jardim@ifms.edu.br

Lista

Campo Grande II
Dissertação aborda permanência e êxito dos estudantes

Na sexta-feira, 11, a estudante do mestrado profissional oferecido pelo Campus Campo Grande do IFMS, Lindayane dos Santos Amorim de Sá, defende a dissertação “Atividades e ações de extensão no IFMS: interfaces com a permanência e êxitos dos estudantes”. O trabalho, desenvolvido sob orientação do docente Airton Vinholi, é apresentado à banca por webconferência, a partir das 14 horas. O curso é oferecido por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e oferecido por instituições que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Informações:  profept@ifms.edu.br

Engrenagem

Campo Grande III
Mestrado profissional realiza duas qualificações nesta semana

Na quarta-feira, 9, às 13h30, a mestranda Ana Maria Ribeiro da Rocha apresenta o trabalho “Recursos e Estratégias para a facilitação da compreensão do uso da língua portuguesa escrita por pessoas surdas”, orientado pelo professor Airton Vinholi. Na sexta-feira, 11, no mesmo horário, é a vez do mestrando Ésli Rian de Souza Queiroz apresentar “O ensino médio integrado no projeto - Avanço do Jovem na Aprendizagem: Uma experiência de formação de professores em uma escola da rede estadual de Mato Grosso do Sul", sob orientação do docente Fabrício César de Paula Ravagnani. Ambas qualificações são realizadas por webconferência.

Informações:  profept@ifms.edu.br

Documentos

Campo Grande IV
Trabalho de Conclusão de Curso analisa política de educação ambiental

Na terça-feira, 8, o estudante do curso de especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica oferecido pelo Campus Campo Grande do IFMS, Leandro Caldo, apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "Análise da Política de Educação Ambiental desenvolvida no IFMS Campus Campo Grande/MS", orientado pelo professor Delmir Felipe. A apresentação, realizada por videoconferência, tem início às 19 horas. Compõem ainda a banca de avaliação os professores Airton Vinholi e Edilson Silveira. Os interessados em assistir devem solicitar o link da sala virtual pelo e-mail delmir.felipe@ifms.edu.br.

Informações:  campo.grande@ifms.edu.br

Parceria

Gestão
Reitora se reúne com governador para tratar de infraestrutura

A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, se reúne na terça-feira, 8, às 14h30, com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, na sede da governadoria, em Campo Grande. Na pauta da reunião estão assuntos relacionados à infraestrutura da instituição nos campi Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, além de ações em Amambai e o fortalecimento do compromisso do Instituto com o desenvolvimento do estado.

Informações:  gabinete@ifms.edu.br

IFMS

Colegiado I
Conselho Superior realiza última reunião ordinária de 2020

Na quinta-feira, 10, é realizada a 38ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Cosup) do IFMS, a última de 2020. A reunião tem início às 14 horas, com transmissão ao vivo no canal da instituição. Na pauta estão previstas apresentação e homologação de resoluções publicadas ad referendum, além da apresentação de processos de auditorias internas e apreciação e votação de processos sobre a revisão do Regimento da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e do projeto pedagógico do curso de pós-graduação lato sensu em Estratégias para Conservação da Natureza.

Informações:  cosup@ifms.edu.br

IFMS

Colegiado II
Colégio de Dirigentes aprecia dois processos na última reunião do ano

O Colégio de Dirigentes (Codir) do IFMS realiza na quarta-feira, 9, a 26ª Reunião Ordinária, das 8 às 11 horas, por meio de webconferência. A pauta prevê apresentação, discussão e votação dos processos sobre o Regulamento da Cooperativa-Escola e a atualização do Regulamento de Política da Segurança da Informação. Participam da reunião os membros do conselho, diretores gerais dos campi e pró-reitores, além de gestores de outros setores estratégicos da instituição.

Informações:  codir@ifms.edu.br

Porcentagem

Estudante
Inscrições para Auxílio TCC da pós-graduação podem ser feitas até 4ª

Estudantes dos cursos de especialização e mestrado profissional oferecidos pelo IFMS podem se inscrever na seleção que oferta o Auxílio Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) até quarta-feira, 9. A inscrição deve ser feita na Página do Candidato da Central de Seleção, onde está publicado o edital com as regras do processo seletivo. Serão distribuídos até 80 auxílios entre os dez campi. Os contemplados receberão parcela única de R$ 400,00 (especialização) e de R$ 500,00 (mestrado) para custear parte das despesas com a elaboração do trabalho.

Informações:  propi@ifms.edu.br

IFMS

Conselho Nacional
Conif elege nova diretoria em reunião virtual

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realiza na quarta-feira, 9, a 23ª reunião do colegiado. O IFMS é representado no conselho pela reitora Elaine Cassiano. Compõem o órgão colegiado os demais 37 reitores de institutos federais, dois centros federais e do Colégio Pedro II. Na reunião, realizada em formato virtual, está prevista a eleição para a nova diretoria do Conif, atualmente presidida por Francisco Ferreira, reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Informações:  gabinete@ifms.edu.br

Agenda

Comunicação
Agenda IFMS retorna em 2021

A partir desta edição, o informativo semanal do IFMS entra em recesso. Neste ano atípico por conta da pandemia do novo coronavírus, foram publicadas 22 edições – a maior parte somente na versão online -, com mais 100 notas sobre diversas atividades e eventos realizados na instituição. A todos que enviaram sugestões de pauta, nosso muito obrigado. A Agenda IFMS retorna em 2021. Boas festas a todos!

Informações:  ascom@ifms.edu.br