Agenda IFMS

Edição #250

Engrenagem

Semana terá duas capacitações a distância

A partir de segunda-feira, 26, começam os cursos de capacitação a distância em “Atuação estratégica de equipes de gestão de pessoas” e “Comunicação não-violenta: bases e aplicações na era do trabalho remoto”. Podem participar deles os servidores do IFMS que realizaram a inscrição previamente. Os cursos são ofertados em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e vão até sexta-feira, 30.

Informações: digep@ifms.edu.br

Porcentagem

Mestrado Profissional
Defesa apresentará jogo para ensino de Matemática

Na segunda-feira, 26, será realizada mais uma defesa de trabalho de conclusão de curso do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Campus Campo Grande em rede com o Instituto Federal do Espírito Santos (IFES). A acadêmica Luciane Rodrigues apresentará o trabalho “Algebraticando na matemática: o jogo digital para o ensino-aprendizado da álgebra no ensino médio integrado”, feito sob orientação do docente Ricardo Caramit. A defesa será por webconferência com início às 14 horas.

Informações: profept@ifms.edu.br

Campo Grande
Integrantes de projeto participam de capacitação

A partir dessa semana, os integrantes do Núcleo de Voluntariado Educativo (NUVE), do Campus Campo Grande, participam da ação “Tribos nas trilhas da cidadania”, desenvolvido pela organização não-governamental Parceiros Voluntários. Com atividades voltadas a educadores e alunos, a capacitação começa na terça-feira, 27, prosseguindo nos meses de maio e junho. Os cursos abordarão temas como liderança juvenil, metodologias digitais e fotografia.

Informações: campo.grande@ifms.edu.br

Crachá

Gestão de Pessoas
Ação “Café com Digep” continua em três campi

Buscando tirar dúvidas e propor soluções conjuntas relacionadas à gestão de pessoas, a ação “Café com Digep” entra em sua terceira semana com mais três encontros virtuais, voltados a servidores dos campi Aquidauana, Campo Grande (ambos na terça-feira, 27) e Coxim (na sexta-feira, 30). O link para participação será enviado por e-mail na véspera da ação. A ação se encerra na próxima semana. No total, serão 11 encontros com as unidades do Instituto Federal, até o mês de maio.

Informações: digep@ifms.edu.br

Conversa sobre cultura paraguaia acontece na 4ª

O Centro de Idiomas (Cenid) do IFMS realiza na quarta-feira, 28, a atividade “Conociendo el Paraguay”. Voltada a conversação focada nas informações sobre o Paraguai – como aspectos culturais, costumes, comidas e turismo – a atividade se destina aos alunos dos cursos de Espanhol do Cenid. Participam dela as professoras Aneilza Ferreira, Beatriz Alencar, Jaqueline Alonso e Florinda dos Santos, todas do Instituto Federal. A conversa se inicia às 19 horas. Os interessados podem se inscrever através do formulário eletrônico. O link para participação será enviado no dia da atividade.

Informações:  cenid.rt@ifms.edu.br

IFMS

Colegiado
Colégio de Dirigentes se reúne para encontro ordinário

Na quarta-feira, 28, acontece a 29ª reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFMS. Entre os temas em pauta – para apresentação, discussão e votação – estão a nova funcionalidade do site institucional “Transparência ativa” (voltada à contribuição a documentos oficiais), o Plano Anual Específico (PAE 2021) e a proposta de orçamento para a Assistência Estudantil. A reunião começa às 14 horas.

Informações:  codir@ifms.edu.br

Transmissão ao vivo abordará aplicações da inteligência artificial

O Observatório de Tecnologia e Empreendedorismo (ObservaIF), projeto de extensão do Campus Campo Grande, promove na quinta-feira, 29, uma transmissão ao vivo com o tema “Aplicações de AI: do futebol à logística”. A apresentação será feita pelo CEO da startup brasileira Al Chiron, Claudio Vigna. O bate-papo abordará as aplicações da inteligência artificial em diferentes áreas. Com início às 19 horas, a transmissão pode ser acompanhada pelo canal do projeto no YouTube.

Informações:  observaif@ifms.edu.br

Passo-a-Passo

Extensão II
Gestores visitam assentamento em Miranda

Um grupo composto por servidores do Instituto Federal – incluindo os pró-reitores de Extensão e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Danilo Teles e Felipe de Oliveira, respectivamente, além da reitora Elaine Cassiano – participam de uma visita ao assentamento Bandeirantes, que fica no município de Miranda, na sexta-feira, 30, a partir das 9h30. O objetivo é o reconhecimento de área para implantação de projetos de aquicultura e piscicultura no local.

Informações:  proex@ifms.edu.br

Lista

Estudante
Inscrições para estágio interno terminam na 6ª

Os alunos dos dez campi do IFMS podem se inscrever no processo seletivo para o cadastro de reserva do estágio interno não presencial até o dia 30 de abril, sexta-feira. Podem participar os estudantes que estejam nos últimos três semestres dos cursos e aptos a realizarem o estágio. As inscrições acontecem na Página do Candidato. O edital, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.

Informações:  proex@ifms.edu.br