Agenda IFMS

Edição #267

IFMS

Colegiado
Inscrição de candidaturas ao Coepe é prorrogada

O IFMS prorrogou as inscrições para a eleição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) até segunda-feira, 23. São ofertadas 16 vagas para docentes (11), técnico-administrativos (3) e estudantes (2). O edital de abertura está publicado na Central de Seleção. A eleição será realizada no dia 21 de setembro.

Informações: eleicao.coepe@ifms.edu.br

Abertas submissão para atividades de extensão

Os servidores do Instituto Federal podem submeter propostas para atividades de extensão – com o pagamento de bolsas e auxílio financeiro – a partir do dia 24. O acesso deve ser feito pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) até 12 de setembro. As atividades de extensão são modalidades desenvolvidas por meio de programa, projeto, curso, evento ou prestação de serviços tecnológicos, que devem ter a comunidade externa como público-alvo. As propostas deverão ser desenvolvidas entre os meses de outubro de 2021 a junho de 2022. O edital está publicado na Central de Seleção.

Informações: proex@ifms.edu.br

Estrela Contida

Coxim
Campus comemora 10 anos do curso de Química

Na quarta-feira, 25, o Campus Coxim inicia as comemorações dos 10 anos do curso de licenciatura em Química. A primeira atividade é uma roda de conversa com os egressos da graduação. O bate-papo terá a participação da reitora, Elaine Cassiano, e da diretora da unidade, Angela Kwiatkowski, sendo mediado pela docente do campus, Mariane Ocanha. A conversa começa às 19 horas e pode ser acompanhada pelo YouTube. Ao longo do semestre serão promovidas outras atividades em comemoração ao aniversário do curso.

Informações: coliq.cx@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Ponta Porã
Inscrições para evento da Consciência Negra terminam dia 26

O Campus Ponta Porã recebe até a próxima quinta-feira, 26, as inscrições para o 1° Ciclo de Palestras da Consciência Negra (Coneg). O evento será realizado online entre agosto e novembro deste ano. As inscrições são gratuitas. Podem participar professores, estudantes, populações quilombolas e movimentos sociais. A programação prevê a realização de cinco palestras, entre 27 de agosto e 19 de novembro, com transmissão pelo YouTube.

Informações: página do evento

Engrenagem

Mestrado Profissional
Semana terá duas defesas no programa

Nesta semana serão realizadas duas defesas de trabalhos de conclusão de curso no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Ambas acontecem na sexta-feira, 27, de manhã, via webconferência. As 8 horas a acadêmica Vera Lúcia Porto apresenta o projeto intitulado “Gestão e disponibilização da produção técnico-científica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio de repositórios institucionais”, orientado pelo professor Dante Alighieri de Mello. Já às 9 horas é a vez da mestranda Maria do Rosário Almeida, com o trabalho “Formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica: em busca de uma formação integral, crítica e reflexiva”, sob orientação do docente André Luiz Silva.

Informações:  profept@ifms.edu.br

Porcentagem

Estudante
Inscrições para monitoria terminam na 6ª

O prazo para inscrições no processo seletivo para o Auxílio Monitoria termina na sexta-feira, 27. São ofertadas 176 bolsas mensais, para alunos de ensino médio e superior dos dez campi, com valores que vão de R$ 150 a R$ 300. Os interessados em participar devem acessar a Página do Candidato. O edital de abertura está publicado na Central de Seleção.

Informações:  proen@ifms.edu.br

Lista

Servidores podem propor mesas temáticas até dia 29

O envio de propostas para as mesas temáticas do I Seminário de Pós-Graduação do IFMS (SemPog) termina no dia 29 de agosto. A submissão pode ser feita por servidores do Instituto Federal. As normas podem ser conferidas na página do evento. Com o tema “Espaços de experiências e horizontes de expectativas: cenários e trajetórias de pesquisas no âmbito da pós-graduação em MS”, o seminário buscará compartilhar e divulgar a produção científica e acadêmica dos servidores do IFMS e do público em geral.

Informações:  dipog@ifms.edu.br

Engrenagem

EaD
Aberto curso livre para Operador de Tratores

A plataforma de Cursos Livres tem mais uma opção aos interessados. Trata-se do curso “Operação dos Tratores JD 5E”. Ofertado na modalidade a distância, ele é voltado para quaisquer interessados em aprender como proceder e reconhecer os ajustes de operação e manutenção da linha de tratores, buscando diminuir os custos operacionais e aumentar o rendimento dos equipamentos. O curso acontece sem tutoria, com carga horária de 20 horas. O prazo limite para a conclusão é no mês de dezembro.

Informações: página dos Cursos Livres do IFMS

TCU realiza evento virtual sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

O Tribunal de Contas da União (TCU) promove o evento virtual ciclo de debates sobre o “Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação: desafios e dificuldades na implementação”. As atividades vão de 25 a 27 de agosto, a partir das 9 horas. As inscrições podem ser feitas online. A transmissão será feita pelo canal do TCU.

Informações: www.contas.tcu.gov.br