Agenda IFMS

Edição #308

Disponível nas versões impressa e online, a Agenda IFMS é o informativo semanal que divulga ações e atividades realizadas na instituição, além de registrar a participação de servidores e estudantes em eventos externos.

Criado em agosto de 2014, esse veículo é voltado para o público estratégico interno, como estudantes, servidores, estagiários, bolsistas, entidades estudantis, membros dos órgãos colegiados e de comissões.

Servidores e estudantes podem colaborar na produção de conteúdo, basta preencher o formulário online

Entre os assuntos que podem ser sugeridos estão seminários, simpósios, palestras, visitas técnicas, minicursos, certificações, formaturas, apresentações culturais, feiras, oficinas, eventos esportivos, entre outros.



Agenda

Pesquisa
Inscrições para feiras científicas começam na 3ª feira

O IFMS abre nesta terça-feira, 2, as inscrições de trabalhos para as feiras de ciência e tecnologia que serão realizadas em outubro, nos dez campi da instituição. Os trabalhos deverão ser produzidos por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou técnico integrado, de instituições públicas ou privadas, sob a orientação dos professores responsáveis. Nesta primeira etapa, que vai até 1° de setembro, deve ser feito o cadastro de informações sobre o trabalho (nomes dos participantes e submissão do resumo expandido), pelo orientador, na Página das Feiras. Cada trabalho deve ter, no mínimo, um professor orientador e um estudante. Durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS em 2022 serão promovidas feiras em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel). O edital de abertura com as regras da submissão está publicado na Central de Seleção.

Informações: ou comissões organizadoras dos campi

IFMS

Institucional
‘Expediente no Campus’ ocorre em Aquidauana

De terça a quinta-feira, 2 a 4, a ação ‘Expediente no Campus’ prossegue, dessa vez em Aquidauana. Serão realizadas reuniões com gestores locais, servidores e comunidade acadêmica. Além da reitora Elaine Cassiano, participam da atividade integrantes das comissões de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual, de Ética, e de Integridade, bem como da Ouvidoria, Núcleo de Apoio à Correição (Nurei), Diretoria de Assuntos Estudantis e Diretoria Executiva. Iniciada em Ponta Porã na semana passada, a programação do ‘Expediente no Campus’ segue até o final do semestre nas outras unidades do IFMS.

Informações:

Lápis

Ponta Porã
Campus abre vagas em curso preparatório para Enem

Termina nesta terça-feira, 2, o prazo para inscrições no projeto CUIA (Cursinho Pré-Universitário Integrando a Aprendizagem), promovido pelo Campus Ponta Porã. A iniciativa busca preparar os participantes para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados podem se inscrever na página do projeto. O curso será realizado de maneira presencial na Escola Estadual Cel. Ramiro Noronha (Av. Brasil, n° 839), com início no dia 8 de agosto. As aulas vão das 18h30 às 21h45.

Informações:

Info

Estudante
Últimos dias de inscrição para mobilidade acadêmica

Os estudantes de graduação do IFMS podem se inscrever para o projeto de mobilidade acadêmica Lapassion até terça-feira, 2. Serão escolhidos cinco acadêmicos, sendo que um deles participará de projetos e ação multidisciplinares que ocorrerão no município de Itumbiara/GO, de setembro a novembro – os demais integrarão lista de espera. Os requisitos para participação podem ser conferidos no edital de abertura, publicado na Central de Seleção. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico. O Projeto Lapassion é uma iniciativa plurianual, que envolve toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, baseando-se em boas práticas e incentivo a habilidades interpessoais para a criação de uma rede de inovação na América Latina.

Informações:

Engrenagem

Extensão
Prorrogada submissão de propostas para eventos

O edital de apoio a eventos de extensão e atividades de empreendedorismo e inovação teve a submissão de propostas prorrogadas até terça-feira, 2. A seleção contempla congressos, conferências, feiras, fóruns, hackathon, jornadas, mesas-redondas, seminários, simpósios, palestras, workshops, ciclos de debates, entre outros. A submissão deve ser feita no módulo Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), pelo coordenador da proposta – docente ou técnico-administrativo do IFMS. O fomento total disponibilizado é de R$ 124,4 mil, para custeio e pagamento de bolsas. O edital de abertura está publicado na Central de Seleção.

Informações:  ou

Papéis

Mestrado Profissional
Trabalho sobre deficiência intelectual é apresentado

Na quinta-feira, 4, o mestrado de Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Campus Campo Grande, terá mais uma banca de qualificação. A partir das 14 horas, a acadêmica Katiane Varela apresenta, por webconferência, o trabalho ‘Adaptações de atividades para estudantes com deficiência intelectual na EPT: orientações voltadas ao professor regente por meio de um guia didático’, sob a orientação da docente Gesilane José.

Informações: 

Passo-a-Passo

Graduação
Abertas inscrições para portador de diploma, transferência e reingresso

O IFMS está inscrições abertas até sexta-feira, 5, para cursos de gradução, com vagas para portador de diploma, transferência (interna e externa) e reingresso. Elas são ofertadas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O interessado deve utilizar a Página do Candidato para se inscrever. O edital de abertura, com as vagas oferecidas e a distribuição por campi/curso, está publicado na Central de Seleção.

Informações:

Crachá

Gestão de Pessoas
Servidores podem se inscrever para cursos

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está com inscrições abertas para quatro cursos on-line: ‘Experiência mindfulness’ (17h), ‘Formação de pregoeiros: prática’ (14h), ‘Gestão de risco nas contratações públicas’ (21h) e ‘Praticando business intelligence’ (32h). As inscrições podem ser feitas nas páginas das referidas capacitações, considerando o prazo para as turmas abertas.

Informações: