Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas inscrições para apoio a projetos de grupos de pesquisa

Abertas inscrições para apoio a projetos de grupos de pesquisa

Serão contempladas até oito propostas com fomento total de até R$ 82 mil. Prazo para submissão de projetos segue até 6 de dezembro
por Cleyton Lutz publicado: 26/11/2020 06h54 última modificação: 02/12/2020 07h45

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas no edital de apoio a projetos vinculados a grupos de pesquisa certificados pela instituição. O fomento total é de até R$ 82 mil, que serão distribuídos entre as oito propostas selecionadas.

O processo seletivo busca incentivar o desenvolvimento e consolidação dos grupos de pesquisa do IFMS, aumentar a produtividade técnica e científica dos pesquisadores, além de promover a melhoria da estrutura de pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento.

O grupo de pesquisa precisa estar credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pelo IFMS. Atualmente, 11 grupos estão nessas condições.

Os projetos devem estar relacionados, em suas linhas temáticas, a um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Outro requisito é que as ações do cronograma estejam compreendidas entre 21 de dezembro deste ano e 21 de dezembro de 2021.

Submissão – Deve ser feita até 6 de dezembro, pelo docente efetivo do IFMS que coordena o projeto, no módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

O proponente precisa atender os seguintes requisitos:

• estar livre de quaisquer pendências relativas às atividades e/ou projetos junto às direções responsáveis pelo ensino, pesquisa e extensão do campus e das pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • permanecer vinculado ao grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pelo IFMS durante a vigência do projeto;
  • ter aval por escrito do primeiro líder do grupo de pesquisa em que o projeto está vinculado, caso o proponente não seja líder do grupo (anexo II);
  • ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes (CNPq) e atualizado nos últimos três meses;
  • encaminhar a documentação para comprovação da pontuação do currículo Lattes do proponente e do grupo de pesquisa, relacionado aos itens previstos nos anexos III e IV.

Apenas um projeto pode ser submetido por grupo. É necessário o preenchimento de todos os itens listados no módulo Pesquisa, bem como a anexação dos formulários e documentos solicitados.

Os modelos encontram-se na Central de Seleção, onde também está publicado o edital de abertura do processo seletivo.

Seleção – Será realizada em duas etapas, sendo que a primeira consiste na análise da ficha de autoavaliação do Currículo Lattes e do Grupo de Pesquisa, e será feita por comissão instituída para esse fim.

Na segunda etapa, o Comitê Científico do IFMS fará a análise e o julgamento dos projetos submetidos.

Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 14 e 18 de dezembro, respectivamente.

Recurso – Destinado a investimentos de capital e para o custeio dos projetos, é oriundo do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

As cinco primeiras propostas selecionadas serão contempladas com R$ 11.600,00 cada uma, sendo que R$ 3 mil deverão ser utilizados para aquisição de equipamentos, R$ 5 mil deverão ser destinados à compra de materiais e R$ 3,6 mil ao pagamento de bolsas de pesquisa.

As propostas selecionadas em sexto, sétimo e oitavo lugar na classificação serão contempladas com R$ 8 mil, sendo R$ 3 mil utilizados para investimentos em equipamentos e R$ 5 mil para o pagamento de material de consumo.

A distribuição das bolsas de pesquisa será feita pelo coordenador do projeto, nos valores de R$ 600,00 para estudantes de mestrado e de R$ 400,00 para acadêmicos de graduação.

Ao final do projeto, o coordenador deverá apresentar um relatório de prestação de contas. Além disso, como forma de contrapartida, deverá apresentar um trabalho relacionado ao projeto financiado nas Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS ou promover atividade vinculada ao projeto durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.

Mais informações sobre o edital podem ser obtidos pelo e-mail .

* Texto modificado às 9h06 de 30/11/2020 para alteração de informações sobre o montante total destinado aos projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa, de R$ 40 mil para R$ 82 mil; sobre o número de propostas contempladas, de 5 para 8; e sobre a divisão de recursos entre as propostas contempladas, de acordo com a retificação do edital publicada no dia 27/11/2020, na Central de Seleção do IFMS.