Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS conquista nove prêmios na edição virtual da Febrace

IFMS conquista nove prêmios na edição virtual da Febrace

Do total de premiações, seis foram nas principais categorias do evento científico nacional, realizado de forma virtual entre 23 de março e 4 de abril.
por Osvaldo Sato publicado: 06/04/2020 20h53 última modificação: 07/04/2020 09h06

Estudantes enviaram vídeo e texto sobre os projetos e foram avaliados em webconferências - Fotos: Divulgação/Febrace

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistou nove premiações na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em ambiente virtual devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A organização do evento, que ocorreu entre 23 de março e 4 de abril, é da Universidade de São Paulo (USP).

Foram seis premiações nas categorias principais do evento, divididas por áreas do conhecimento, além de credenciamento para outras feiras científicas, certificados e menções honrosas.

Nesta edição, o IFMS apresentou 12 projetos desenvolvidos por estudantes e professores de oito campi.

Premiações - Com seis conquistas nas categorias principais da Febrace este ano, o IFMS acumula 95 prêmios desde o início da participação no evento.

"Considerando o cenário de incertezas, com a mudança repentina da apresentação presencial para a virtual, ainda assim o IFMS se destacou no cenário nacional da pesquisa", afirmou Pablo Salomão, diretor de Pesquisa do IFMS.

O diretor de Pesquisa do IFMS, Pablo Salomão, agradeceu a participação dos coordenadores de Pesquisa e Inovação dos campi, dos professores orientadores das pesquisas e, sobretudo, dos estudantes, "pelo empenho, dedicação e por acreditar que a pesquisa pode mudar o mundo".

"Avaliamos com bastante otimismo as nove premiações obtidas nesta edição da Febrace. Considerando o cenário de incertezas, com a mudança repentina da apresentação presencial para a virtual, ainda assim o IFMS novamente se destacou no cenário nacional da pesquisa", afirmou o diretor.

Nesta edição, uma das principais premiações do IFMS é do projeto "Lazer Inclusivo: tabuleiro de xadrez adaptado", do Campus Campo Grande, que conquistou a segunda colocação na categoria Ciências Humanas. A pesquisa é desenvolvida pelas estudantes Isabelle Araújo e Cíntia Andrade, com orientação de Célio Pinheiro e coorientação de Paulo Braga.

Para Isabelle, 18, egressa do curso técnico em Mecânica, a premiação foi recompensadora. "É muito gratificante participar de um evento como este e receber um prêmio ainda mais, pois sabemos o quanto nos esforçamos para chegarmos até aqui e para que tudo desse certo".

A jovem destaca que o evento possui importante função de divulgação científica no país. "Podemos apresentar nosso trabalho para pessoas do país inteiro e, de certa forma, contribuir para que a inclusão ganhe cada vez mais visibilidade, é de extrema importância para nós", explicou.

A segunda colocação também foi alcançada pelo IFMS na categoria Ciências Biológicas com o projeto "Obtenção de ácido cítrico a partir do resíduo do milho e do bagaço da cana por biotransformação", desenvolvido pelos estudantes Ana Carolina Silva e Evandro Oliveira, do Campus Coxim. Com orientação de Felicia Ito, a pesquisa ganhou ainda o prêmio destaque "Unidades da Federação".

Na categoria Ciências Agrárias, o IFMS ficou na terceira posição com o projeto "Qualidade de ovos de galinha submetidos a diferentes condições de armazenamento e tempo de estocagem utilizando imagem térmica". A pesquisa é desenvolvida no Campus Nova Andradina pela estudante Andressa Nóbrega, com orientação de Grazieli Suszek e coorientação de Fernando Conceição.

A terceira colocação foi obtida também pela estudante Ana Amorim, do Campus Aquidauana, que desenvolveu o projeto "Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de inteligência artificial", com orientação de Márcia Cristaldo e coorientação de Leandro de Jesus. O projeto conquistou, ainda, o Prêmio Marília Chaves Peixoto, concedido pelo Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP.

O projeto "Caracterização climática para o Mato Grosso do Sul utilizando o método de Thornthwaite (1948) e suas aplicações na agricultura", dos irmãos Pedro e João Lorençone, do Campus Naviraí, conquistou a quarta colocação na categoria Ciências Agrárias. O projeto é orientado por Lucas Aparecido e coorientado por José Moraes.

Na categoria Humanas, a quarta posição ficou com o projeto "Pequenos viajantes: um jogo para o auxílio no desenvolvimento da habilidade de escrita e leitura de crianças com dislexia", dos estudantes Renato Almeida e Rodrigo Silva, do Campus Ponta Porã. A orientação é de Esteic Batista e coorientação de Kenia Oliveira.

O projeto "Sistema automatizado de desinfecção de água" recebeu credencial para participação na 15ª Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), a ser realizada entre 15 e 19 de setembro, em Recife (PE). A pesquisa é desenvolvida pelos estudantes Pedro Macedo e João Felix, com orientação de Márcia Cristaldo e coorientação de Mayara Serejo.

Febrace - Na página do evento, ainda é possível conferir os vídeos sobre os projetos finalistas, além dos resultados oficiais, a cerimônia de premiação e outras informações.

A Febrace reúne trabalhos dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o país, sendo realizada desde 2003 pela Escola Politécnica da USP, com objetivo de aproximar estudantes de nível médio da realidade das universidades, de forma a estimular a pesquisa científica.

Além de premiar os melhores projetos, a Febrace credencia trabalhos para participação em eventos internacionais, como a Feira Internacional de Ciências e Engenharia (INTEL Isef), realizada anualmente nos Estados Unidos.