Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS inicia ano letivo em sete municípios

IFMS inicia ano letivo em sete municípios

Nesta quinta-feira, 6, aulas têm início em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
por Laura Silveira publicado: 06/02/2020 11h45 última modificação: 12/03/2020 09h28
  • Em Coxim, as boas-vindas aos estudantes são realizadas no pátio - Foto: Janayna Barbosa

• A veterana Maria Giulia quer se dedicar ao TCC neste ano - Foto: Arquivo Pessoal

• Em Aquidauana, a recepção inclui apresentação de professores e diretores e visita ao campus - Foto: Cristiano Dranka

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou nesta quinta-feira, 6, o ano letivo para estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio e graduação nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

As atividades de recepção de calouros e veteranos ocorrem ao longo do dia e se estendem até sábado, 8, em algumas unidades. A programação prevê ações como gincanas, exibição de vídeos, rodas de conversa, entre outras.

Em Aquidauana, a recepção aos estudantes inclui apresentação de professores e diretores e visita ao campus. Nesta sexta-feira, 7, é realizada uma gincana, e no sábado, 8, tem Festa das Cores e lanche coletivo.

Uma das veteranas que retorna às aulas no campus é Maria Giulia Bonaldi, 16, que inicia o 5° período do curso técnico integrado em Edificações. A estudante já pensa no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Minhas expectativas para este ano são poder concluir com êxito esses semestres que faltam e fazer as pesquisas para o meu TCC. Como faço balé, queria realizar um projeto sobre o benefício da dança na vida das pessoas”, planeja.

Para Maria Giulia, o que diferencia o IFMS das demais instituições de ensino são os professores.

“Acho sensacional o método de ensino dos professores aqui, eles conseguem deixar qualquer matéria divertida e prazerosa de se aprender, torna-se fácil estudar desse jeito. Estão sempre nos incentivando e apoiando a sermos melhores, nos ajudando nas pesquisas e afins”, ressalta a estudante.

“Acho sensacional o método de ensino dos professores, eles conseguem deixar qualquer matéria divertida e prazerosa de se aprender, torna-se fácil estudar desse jeito”, ressaltou a veterana do Campus Aquidauana, Maria Giulia.

Em Campo Grande, o primeiro dia de aula conta com apresentações de servidores e do Grêmio Estudantil. No dia seguinte, os ingressantes conhecem o sistema utilizado na biblioteca e recebem informações sobre os cursos que irão fazer. Uma gincana encerra as atividades de recepção.

A recepção aos novos alunos em Corumbá teve início com exibição de vídeos sobre os cursos ofertados e rodas de conversa sobre rotinas de estudos. Na sexta-feira, 7, servidores explicam como é o funcionamento da enfermaria, do programa de assistência estudantil e da biblioteca.

Também estão previstos encontros com o assistente de alunos, veteranos e representantes do Grêmio Estudantil. No sábado, 8, será promovido um café compartilhado, além de apresentações artísticas e práticas esportivas.

Em Coxim, os diretores do campus dão boas-vindas aos estudantes. Também foi realizada a entrega da premiação do I Game da Cidadania, concurso promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), ao aluno do curso técnico em Informática, Lucas de Britto Vieira.

Estudantes de Dourados são recepcionados por servidores e pelo Grêmio Estudantil. Para os calouros, estão previstas atividades de ambientação como tour pelo campus, apresentação do curso e do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica, além de rodas de conversa sobre rotina de estudos e cultura do respeito.

Em Ponta Porã, os novos estudantes são recebidos pelos diretores e coordenadores, fazem uma visita ao campus para conhecer espaços como a biblioteca e os laboratórios, e participam de uma aula inaugural dos cursos técnicos integrados em Agricultura e Informática.

Os estudantes de Três Lagoas foram recepcionados com apresentação da Banda dos Servidores e ainda participam de uma palestra sobre o Regulamento Disciplinar do Estudante. Na sexta-feira, 7, a programação inclui roda de conversa com egressos, tour pelo campus e gincana.

Em todos os campi, é transmitido um vídeo de boas-vindas gravado pela reitora do IFMS, Elaine Cassiano. Confira:

Ano letivo - O retorno às aulas nos demais campi do IFMS, localizados nos municípios de Jardim, Naviraí e Nova Andradina, tem início na próxima segunda-feira, 10.

Todas as unidades da instituição realizam planejamento para o retorno às aulas. A Semana Pedagógica conta com ações recreativas, apresentações, mesas-redondas, palestras, oficinas, reuniões e treinamentos.

Os calendários acadêmicos 2020 dos dez campi podem ser consultados por estudantes, pais e servidores no site institucional. Os documentos trazem informações sobre os períodos de matrícula, início e fim de aulas em cada semestre e datas previstas para realização de eventos sistêmicos e locais, além de feriados, períodos de férias e recesso, sábados letivos e datas para entrega de notas, planos de ensino e relatórios.

A instituição conta, atualmente, com com mais de 10 mil estudantes matriculados, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Além de cursos técnicos integrados ao ensino médio e da graduação, também são ofertadas cursos técnicos subsequentes, pós-graduação (especialização e mestrado profissional) e de qualificação profissional, nas modalidades presencial e a distância.