Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi realizam planejamento para retorno às aulas

Ensino

Campi realizam planejamento para retorno às aulas

As atividades da Semana Pedagógica ocorrem em dez municípios. Confira os detalhes da programação em cada unidade.
por Cleyton Lutz publicado: 05/02/2020 16h58 última modificação: 05/02/2020 16h58
Exibir carrossel de imagens Na Capital, foram realizadas atividades com foco na educação ambiental e inclusão

Na Capital, foram realizadas atividades com foco na educação ambiental e inclusão

Os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão em preparação para o início do ano letivo. Durante a semana, as unidades realizam uma série de atividades de planejamento, que incluem ações recreativas, apresentações, mesas-redondas, palestras, oficinas, reuniões e treinamentos. 

Em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, a Semana Pedagógica se encerra nesta quarta-feira, 5. Já em Jardim, Naviraí e Nova Andradina, as atividades se estendem até sexta-feira, 7. 

A Semana Pedagógica visa planejar e alinhar as atividades que serão desenvolvidas durante o semestre letivo, permitindo que os servidores se conheçam melhor.

“Nela há espaço para a integração entre a gestão e os demais servidores. São articuladas as atividades que serão promovidas, sendo que cada campus tem autonomia para escolher os temas que serão abordados, de acordo com suas prioridades”, explica a pró-reitora de Ensino do IFMS, Cláudia Fernandes.  

“Nela há espaço para a integração entre a gestão e os demais servidores. São articuladas as atividades que serão promovidas, sendo que cada campus tem autonomia para escolher os temas abordados, de acordo com suas prioridades”, explica a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes. 

Para os professores, o período para planejamento é parte importante das atividades docentes.  

“O professor se capacita, recebe orientações gerais e pode trabalhar nos planos de ensino. Com isso, ele conseguirá se planejar para os assuntos que serão trabalhados em sala, de acordo com o número de aulas ministradas, além de adequar seu cronograma de acordo com os eventos previstos para o ano, como a Semana do Meio Ambiente e a Semana de Ciência e Tecnologia”, aponta. 

Programação - Confira alguns destaques da Semana Pedagógica nos campi do IFMS: 

Em Aquidauana são realizadas oficinas sobre o modelo de negócios Canvas e duas mesas-redondas com os temas “Educação escolar versus educação indígena: as diferenças sócio-histórico-culturais e os desafios enfrentados pelos estudantes indígenas” e “Acesso, permanência e formação dos estudantes negros”. 

Na Capital, está prevista uma série de atividades voltadas a servidores e pais convidados. Entre os temas abordados estão racismo na adolescência, práticas pedagógicas para alunos deficientes, educação ambiental e a relação entre educação, inclusão e direitos humanos. A abertura das atividades, na segunda-feira, 3, foi feita na Escola do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Mariluce Bittar. 

Já em Corumbá, além da recepção dos servidores, apresentações e sistematização das atividades docentes, ocorre também um debate junto aos professores com o tema “Relações interpessoais no ambiente de trabalho” e uma roda de conversa sobre concepções de autismo na escola, baseada na troca de experiências sobre o acompanhamento de estudantes autistas. 

Em Coxim, é realizada uma apresentação sobre os planos de ensino e o novo Regulamento da Organização Didático-Pedagógica (ROD). Os docentes também recebem orientações sobre fluxos para substituições e trocas de aula, programação de conteúdos e sua execução.

Entre as atividades previstas para Dourados estão apresentações sobre o novo ROD, os cursos ofertados pela unidade e o projeto pedagógico do curso técnico integrado em Informática para Internet, além de uma palestra sobre o atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas. 

Na programação de Jardim estão a apresentação dos projetos de extensão desenvolvidos na unidade, palestras sobre a legislação que trata sobre a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos e sobre as relações étnico-raciais na educação básica, além de mesa-redonda, capacitações e lançamentos de livros.

Em Naviraí, ocorre apresentação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão e das ações do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), reuniões com os docentes dos diferentes cursos ofertados na unidade e um treinamento em metodologias ativas e gamificação. 

Palestras sobre permanência e êxito de estudantes na Rede Federal, currículo integrado, curricularização da extensão e interdisciplinaridade estão na programação de Nova Andradina. O novo ROD também estará em pauta. 

Em Ponta Porã, estão previstas atividades coordenadas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e pelo Napne do campus. As metodologias ativas, em sua relação com o novo ROD e com os projetos pedagógicos dos cursos, também serão tema de mesas-redondas. 

E para encerrar, em Três Lagoas, ocorrem palestras sobre primeiros socorros no ambiente escolar e assédio moral no trabalho, além da apresentação do novo ROD e orientações sobre as atividades docentes. 

Calendário - O ano letivo para os estudantes do IFMS começa nesta quinta-feira, 6, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Para os discentes de Jardim, Naviraí e Nova Andradina, o início das aulas será na segunda-feira, 10. 

Os estudantes e servidores dos dez campi podem acessar os calendários acadêmicos do ano letivo de 2020, que traz informações sobre os períodos de matrícula, início e fim de aulas em cada semestre e datas previstas para realização de eventos sistêmicos e locais.

Nos calendários, também é possível consultar feriados, períodos de férias e recesso, sábados letivos e datas para entrega de notas, planos de ensino e relatórios.