Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS inicia processo de Autoavaliação em 2020

IFMS inicia processo de Autoavaliação em 2020

Servidores e estudantes da graduação podem participar até 3 de dezembro. Dados obtidos serão repassados à gestão para a melhoria dos serviços institucionais
por Juliana Aragão publicado: 16/11/2020 11h55 última modificação: 23/11/2020 07h06

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começou nesta segunda-feira, 16, o processo de Autoavaliação Institucional referente ao ano de 2020. Podem participar docentes, técnicos-administrativos e estudantes dos cursos de graduação.

Os questionários online, segmentados por público, ficam disponíveis na página da Autoavaliação até o dia 3 de dezembro.

"Ao responderem os questionários, os estudantes dos cursos de graduação, professores e técnicos-administrativos têm a possibilidade de colaborar com a melhoria dos serviços prestados pelo IFMS", destaca a presidente da CPA, Lora Bertolucci.

A professora Lora Bertolucci, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável por conduzir os processos de autoavaliação no IFMS, reforça a importância da participação da comunidade.

"Ao responderem os questionários, os estudantes dos cursos de graduação, professores e técnicos-administrativos têm a possibilidade de colaborar com a melhoria dos serviços prestados pelo IFMS. Nós, que vivemos o dia a dia da instituição, somos fundamentais para o desenvolvimento institucional".

Questionários - Ao acessar o sistema de autoavaliação, o participante deve fazer o login com o número do CPF no campo "usuário". Caso não se lembre da senha, basta solicitar a geração de uma nova.

As questões estão relacionadas a cinco eixos temáticos:

• Planejamento e Avaliação Institucional;
  • Desenvolvimento Institucional;
  • Políticas Acadêmicas;
  • Políticas de Gestão;
  • Infraestrutura Física.

Na avaliação, o participante deve optar por conceitos que variam de 0 a 5.

Em setembro deste ano, os questionários aplicados com servidores e estudantes passaram por consulta pública e, com base no resultado obtido, foram reformulados.

Autoavaliação institucional – Realizado anualmente, o processo está previsto na Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Com base nos resultados obtidos na autoavaliação, a CPA elabora um relatório onde indica ações de melhorias para a gestão. O documento é encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e publicado no site do IFMS.

Os relatórios das autoavaliações de 2013 a 2019 estão disponíveis na página da Autoavaliação, onde também é possível consultar as ações de melhorias propostas com base no resultado do último processo.

CPA – Criada em 2013, a Comissão Própria de Avaliação Central é formada por servidores que representam as 11 unidades do IFMS, além do presidente. Há também os representantes locais da CPA nos campi.

Uma das funções da Comissão é conduzir os processos de avaliação institucional. Os relatórios são usados para credenciamento, recredenciamento da instituição de ensino superior, reconhecimento e renovação de cursos.

As composições da CPA estão disponíveis na página da Comissão. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo correio eletrônico .