Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS irá desenvolver estação higienizadora de mãos

Covid-19

IFMS irá desenvolver estação higienizadora de mãos

Iniciativa do Campus Campo Grande foi selecionada em edital de fomento da Rede Federal para enfrentamento do coronavírus.
por Laura Silveira publicado: 21/05/2020 17h08 última modificação: 22/05/2020 07h55

Criar uma estação higienizadora de mãos que tenha como diferencial um dispositivo que garanta sua automatização. Esse é o objetivo do projeto do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) selecionado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para enfrentamento à Covid-19.

A proposta foi submetida pelo Campus Campo Grande no Edital Conif n°01/2020 com um orçamento previsto de R$ 27.780,00 para execução das atividades. Com esse valor aprovado, a estação poderá contar com sensores de presença para acionamento de luz e de áudio, com instruções para a correta higienização das mãos, sem a necessidade de contato com as partes físicas da pia/lavatório.

A estação tem dimensões reduzidas e será montada em uma base móvel, possibilitando seu deslocamento e instalação nos locais de grande concentração e fluxo de pessoas.

Segundo o coordenador do projeto, Marco Cortez, a estação beneficiará também cidadãos com dificuldade de leitura, tais como cegos, pessoas com baixa visão, idosos e analfabetos. 

“Com o fomento do Conif, vamos desenvolver o protótipo inicial, com estrutura que seja de fácil mobilidade para transporte a locais como terminais rodoviários. A estação contará com painel luminoso, cada luz acendendo em uma etapa do processo de lavagem e secagem das mãos, além de um auto-falante instalado, que vai indicar o passo a passo disso". 

“Nossa contribuição é a aplicação da ciência e da tecnologia em proteção ao cidadão. É importante que a sociedade passe a enxergar a importância do conhecimento científico, da educação, e de como é fundamental investir nisso", avaliou o coordenador do projeto, Marco Cortez.

Para o professor, essa é uma das formas de servidores públicos contribuírem com a sociedade em momentos como esse de enfrentamento à pandemia.

“Nossa contribuição é a aplicação da ciência e da tecnologia em proteção ao cidadão. É importante que a sociedade passe a enxergar a importância do conhecimento científico, da educação, de como é fundamental investir nisso e nas pessoas, pois são essas mesmas pessoas que podem trazer a contribuição positiva em retorno para a população", apontou Cortez.

Além do coordenador, participam da equipe do projeto os professores Celio Pinheiro, Mauro Conti, Marco Naka e Marilyn de Matos, além dos técnicos-administrativos Arthur Pereira e Marcos Bassan.

Rede Federal - O edital do Conif selecionou outras 47 propostas de projetos de pesquisa e/ou extensão inovadores desenvolvidos pelas instituições que compõem a Rede Federal. Os recursos de mais de R$ 6 milhões são disponibilizados via Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

"Desenvolveremos propostas que possibilitarão soluções a curto prazo, lançando mão de iniciativas técnicas e tecnológicas inovadoras e de baixo custo para auxiliar o enfrentamento dos efeitos causados pelo coronavírus", apontou o pró-reitor Danilo Teles.

O objetivo é fomentar iniciativas voltadas ao combate da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

"Desenvolveremos propostas que possibilitarão soluções a curto prazo, lançando mão de iniciativas técnicas e tecnológicas inovadoras e de baixo custo para auxiliar o enfrentamento dos efeitos causados pelo coronavírus", apontou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Danilo Teles.

IFMS contra o Coronavírus - O desenvolvimento da estação é uma entre as diversas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pelo IFMS depois que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Entre as ações de enfrentamento da Covid-19, destaca-se a produção e distribuição de equipamentos de proteção individuais, que atendem os profissionais de saúde e outros lotados em serviços essenciais de parte significativa dos municípios sul-mato-grossenses”, finalizou o pró-reitor.

A íntegra das ações realizadas, formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação, além de podcasts e todas as notícias publicadas no site institucional que tenham relação com a temática estão reunidos na página IFMS contra o coronavírus.

As atividades de ensino e administrativas presenciais na instituição seguem suspensas. As aulas são disponibilizadas em ambientes virtuais de ensino e os servidores trabalham em regime de home office.

De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, já são mais de 290 mil pessoas acometidas pela doença no Brasil, e quase 19 mil óbitos.