Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Publicado edital de apoio para projetos contra o coronavírus

Publicado edital de apoio para projetos contra o coronavírus

Seleção prevê concessão de bolsas e auxílio financeiro para iniciativas a serem desenvolvidas de maio a novembro. O recurso disponibilizado é de R$ 97 mil.
por Cleyton Lutz publicado: 07/04/2020 14h08 última modificação: 08/04/2020 12h06

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 6, o edital de seleção para apoio a projetos de extensão para prevenção e combate à pandemia do coronavírus.

O edital se destina a propostas voltadas à emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, que deverão ser desenvolvidos em âmbito institucional, no período de maio a novembro deste ano.

Haverá concessão de bolsas aos estudantes participantes, por meio do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex), e auxílio financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi).  O total do fomento é de até 97 mil reais.

O documento está disponível na Central de Seleção.

Os projetos deverão levar em consideração o enfrentamento da emergência de saúde pública relacionado ao Coronavírus (COVID-19), preferencialmente com as seguintes temáticas:

• Produção de desenvolvimento de agentes químicos que proporcionem antissepsia, desinfecção e preservação no combate e controle da contaminação pelo Covid-19;
  • Produção de equipamentos e materiais de proteção e prevenção ao coronavírus;
  • Outras gerações de produtos ou soluções que incidam no combate a pandemia, inclusive, transdisciplinares, interdisciplinares e pluridisciplinares.

Combate
– O processo seletivo visa, entre outras coisas, favorecer o processo de ensino-aprendizagem, envolvendo a comunidade externa e proporcionando a troca de saberes; contribuir para a formação profissional, cidadã, crítica, criativa e inovadora dos estudantes; e fornecer soluções de baixo custo, contribuindo para o atendimento principalmente às comunidades mais carentes.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Paula Luciana Fernandes, a iniciativa também busca estimular a produção, o desenvolvimento e a difusão de práticas voltadas ao atendimento de necessidades da comunidade, promover a transferência de tecnologias de caráter científico e tecnológico, além de possibilitar ações que articulem a extensão com o ensino e a pesquisa.

“O objetivo é solucionar demandas decorrentes da situação atual e fomentar a extensão como prática acadêmica institucionalizada. Agradeço aos campi que já estão desenvolvimento as ações, como também aos servidores e aos dirigentes envolvidos que não tem medido esforços de estarem de prontidão às necessidades da sociedade”, comenta.

Propostas – A submissão pode ser feita entre 14 e 29 de abril através do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). O responsável pela submissão deve possuir cadastro no sistema previamente. As propostas devem atender aos seguintes requisitos:

• Ter a comunidade externa como público-alvo;
  • Ter mínimo um e no máximo três estudantes bolsistas regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou de graduação. As propostas poderão conter mais estudantes na condição de voluntários;
  • Levar em conta todas as recomendações do Ministério da Saúde sobre as estratégias de prevenção referentes aos contatos entre as pessoas;
  • Estar inserida em na área temática “Saúde” e na linha de extensão “Saúde Humana”, de acordo com a Política de Extensão do IFMS, podendo ter características inter, trans e pluridisciplinares conforme temática do projeto;
  • Atender à carga horária dos bolsistas.

Seleção – As propostas passarão por duas etapas de avaliação. A primeira possui possui caráter eliminatório e consiste na verificação do atendimento às condições de habilitação. Sendo aprovada, a proposta será homologada e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) a encaminhará para avaliação do mérito. Já a segunda etapa é eliminatória e classificatória. Os critérios para avaliação constam nos itens 3 e 10 do edital do processo seletivo.

A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado no dia 13 de maio.

Fomento – Do valor total previsto, 25 mil reais se destinam à concessão de auxílio financeiro para desenvolvimento dos projetos de extensão, em cota única aos servidores – sendo no máximo R$ 2.500 por projeto – e 72 mil reais serão para a concessão de bolsas.

Os estudantes de nível médio receberão R$ 200 mensais, enquanto que os de graduação terão direito a R$ 400 por mês. As bolsas de extensão terão vigência relativa aos meses de junho a novembro de 2020, podendo esse prazo ser menor de acordo com o cronograma de execução do projeto.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas a Diretoria de Extensão (Direx) por meio de .