Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Prazo para participar da Autoavaliação 2020 termina na quarta-feira

Prazo para participar da Autoavaliação 2020 termina na quarta-feira

Podem responder os questionários online docentes, técnicos-administrativos e estudantes dos cursos de graduação do IFMS
por Juliana Aragão publicado: 07/12/2020 19h28 última modificação: 07/12/2020 19h28

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra na quarta-feira, 9, o prazo para que docentes, técnicos-administrativos e estudantes dos cursos de graduação participem da Autoavaliação Institucional referente ao ano de 2020.

Os questionários online, segmentados por público, estão disponíveis na página da Autoavaliação.

Ao acessar o sistema, o participante deve fazer o login com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no campo "usuário". Caso não se lembre da senha, basta solicitar a geração de uma nova.

As questões dos questionários estão relacionadas a cinco eixos temáticos:

• Planejamento e avaliação institucional;
  • Desenvolvimento institucional;
  • Políticas acadêmicas;
  • Políticas de gestão;
  • Infraestrutura física.

Em cada pergunta da avaliação, o participante deve optar pelos conceitos 5 (ótimo), 4 (bom), 3 (regular), 2 (ruim), 1 (muito ruim) ou 0 (desconheço).

Em setembro deste ano, os questionários aplicados com servidores e estudantes no processo de autoavaliação foram reformulados a partir do resultado obtido em uma consulta pública.

Autoavaliação institucional – Realizado anualmente, o processo está previsto na Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Com base nos resultados obtidos na autoavaliação, a CPA elabora um relatório onde indica ações de melhorias para a gestão. O documento é encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e publicado no site do IFMS.

Os relatórios referentes aos anos de 2013 a 2019 estão disponíveis na página da Autoavaliação, onde também é possível consultar as ações de melhorias propostas com base no resultado do último processo.

CPA – Criada em 2013, é formada por servidores que representam os dez campi e a reitoria do IFMS, além da presidência da Comissão. Há também os representantes locais nos campi. As composições estão disponíveis na página da CPA

Uma de suas funções é conduzir os processos de avaliação institucional. Os relatórios são usados para credenciamento, recredenciamento da instituição de ensino superior, reconhecimento e renovação de cursos.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo correio eletrônico .