Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Prorrogadas inscrições para o Auxílio Monitoria

Prorrogadas inscrições para o Auxílio Monitoria

Estudantes dos cursos técnicos e da graduação podem se inscrever até esta terça-feira, 22. São ofertadas 185 vagas nos dez campi do IFMS
por Juliana Aragão publicado: 21/09/2020 13h18 última modificação: 21/09/2020 13h18

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou edital de retificação que prorroga para esta terça-feira, 22, as inscrições no programa Auxílio Monitoria, válido para o segundo semestre letivo.

São 185 vagas distribuídas nos dez campi da instituição, em diferentes disciplinas.

Podem participar estudantes dos cursos técnicos e da graduação. Para concorrer, devem ser preenchidos os seguintes requisitos:

- estar cursando, no mínimo, o 2º período do curso;
- ter sido aprovado nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida;
- não ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos;
- não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente; e
- não estar respondendo a processo disciplinar discente.

As atividades deverão ser desenvolvidas no período de oito horas semanais. O candidato deve declarar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitoria.

Os estudantes dos cursos técnicos selecionados receberão auxílio no valor de R$ 150,00 mensais. Já para os acadêmicos de graduação, o valor é de R$ 200,00 por mês, sendo a primeira parcela paga em outubro e a última em novembro.

Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção do IFMS

Inscrições – Devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção. O estudante deverá escolher apenas um campus/área/turno oferecido pelo IFMS, bem como anexar o comprovante de dados bancários.

A seleção será feita pelo diretor de Ensino do campus - ou servidor por ele indicado -, além do coordenador do curso/eixo e por docente da área contemplada, preferencialmente o orientador da monitoria.

A primeira fase da seleção será uma entrevista, prevista para ocorrer entre 23 a 29 de setembro, de acordo com o cronograma retificado do processo seletivo. Serão avaliados critérios como disponibilidade, interesse pela área, perfil para a atividade de monitor e desenvoltura, entre outros.

A outra nota diz respeito ao Coeficiente de Rendimento (CR), considerando apenas as unidades curriculares da área em que o estudante concorre.

O resultado preliminar será divulgado no dia 30 de setembro, e o final está previsto para 5 de outubro.

As atividades de monitoria serão realizadas de forma não presencial, sob orientação do professor-orientador.

Auxílio Monitoria – É uma das iniciativas do Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS, cujo objetivo é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados na instituição.

A monitoria busca prestar apoio ao aprendizado dos estudantes e despertar neles o interesse pelo ensino, além de oportunizar a participação no processo educacional e em situações extracurriculares que o conduzam à plena formação.

Mais informações na página do Programa de Monitoria.

Vagas ofertadas no Auxílio Monitoria

Campi Vagas - Cursos Técnicos Vagas - Graduação