Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Seis projetos receberão apoio para virarem empresas juniores

Empreendedorismo

Seis projetos receberão apoio para virarem empresas juniores

Equipes são formadas por estudantes de graduação e professores de Campo Grande, Coxim, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.
por Vinicius Vieira publicado: 09/07/2020 14h58 última modificação: 10/07/2020 01h57

Propostas de seis campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram selecionadas no edital de pré-incubação para constituírem empresas juniores com apoio institucional. As equipes são formadas por estudantes de graduação e professores dos campi Campo Grande, Coxim, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Os selecionados terão agora entre agosto deste ano e abril de 2021 para realizarem as etapas previstas na pré-incubação, que incluem modelagem do negócio, plano acadêmico para a Empresa Júnior, elaboração e registro do Estatuto, registro de CNPJ e solenidade de apresentação da empresa.

O plano acadêmico inclui o plano de captação de projetos, de desenvolvimento e de gerenciamento do conhecimento. O Estatuto deve prever as responsabilidades, formas de ingresso e assembleias para tomada de decisões.

Durante o período de pré-incubação, o investimento previsto pelo IFMS é de até R$ 1,6 mil por projeto. O recurso poderá ser utilizado para capacitações, custas cartoriais e aquisições de estoques iniciais do empreendimento. 

Projetos - Uma das propostas aprovadas foi a da empresa Aguapé, formada por estudantes do curso de Engenharia de Pesca, em Coxim, com a coordenação do professor Leonardo Vieira Junior.

“Conseguimos identificar que existem muitos produtores de peixe e poucas pessoas prestam algum tipo de assistência, ocasionando desmotivação e até o abandono da atividade”, diz Leonardo.

Alinhado a uma das atividades econômicas com maior relevância na região de Coxim, que possui vocação pesqueira e abundância de recursos hídricos, o projeto surgiu, segundo Leonardo, de uma pesquisa realizada que constatou que há poucas empresas que prestam assistência especializada na região.

“Conseguimos identificar que existem muitos produtores de peixe e poucas pessoas prestam algum tipo de assistência, ocasionando desmotivação e até o abandono da atividade. Com a ajuda do IFMS, poderemos auxiliar esses produtores a retomarem a atividade”, explica.

A ideia é que a empresa atue na prestação de serviços de consultoria, auxiliando a organização do setor produtivo, e também em assessoramento à implantação de novas unidades produtivas.

“Como exemplo de atuação tem-se auxilio à elaboração de projetos de cultivo de peixes (tanques de cultivo, captação de água, tratamento de efluentes), assistência técnica a propriedades já implantadas (monitoramento dos parâmetros físico-químicos da água de cultivo, acompanhamento do crescimento de peixes, determinação de dietas e ciclos de alimentação, manejo de peixes). Além disso, a empresa poderá promover a capacitação do setor através de pequenos cursos, palestras e dias de campo”, detalha Leonardo.

Além da Aguapé, também receberão fomento as equipes abaixo:

  • beDigital, de Campo Grande, que propõe auxiliar na transformação digital de empresas;
  • Inovarq, de Jardim, que quer contribuir com projetos arquitetônicos e paisagísticos de micro e pequenas empresas e beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida;
  • AgroMEC, em Naviraí, que pretende auxiliar no mapeamento agrícola de produtores da região, além do manejo e conservação do solo e água;
  • Ivy Porã, em Ponta Porã, que prestará consultoria rural em melhoramento da produção agrícola e animal;
  • ControlTech, de Três Lagoas, que visa atuar em processos comerciais e industriais nos eixos de automação e programação.

Elas foram selecionadas por meio de processo coordenado pelas unidades locais da Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS (TecnoIF), a partir da avaliação de mercado para atuação da empresa a ser constituída e dos impactos diretos e indiretos que o empreendimento poderá ter nas comunidades interna e externa.

Empresa Júnior - Após estabelecida, não terá mais ligação com a unidade local da TecnoIF, passando a ter atuação independente. Neste estágio, o IFMS atuará como conselheiro e parceiro da empresa.

A estrutura organizacional da Empresa Júnior inclui equipes de prospecção, de projetos e operacionais. A EJ poderá atuar com projetos e assessoria, bem como na execução e comercialização de produtos e serviços.

Todas as regras que disciplinam a atuação de uma Empresa Júnior vinculada ao IFMS constam da Instrução Normativa nº 001/2020, publicada na edição n° 015/2020 do Boletim de Serviço.

Equipes selecionadas

Campus

Nome da Equipe

Equipe Fundadora

Orientador

Campo Grande beDigital – Acadêmicos de Sistemas para Internet - Aron Alvarenga Rocha
- André Luis Santana Benites
- André Luis Ocampos
- Verônica Mora Gomes
- Joyce Vicentini Rodrigues
- Alyce dos Santos Marculino
- Jefferson Lima Rodrigues
- Jiyan Yari
- Cassima Ortegosa
Coxim Aguapé – acadêmicos de Engenharia de Pesca - Beatriz Pinheiro Medeiros
- Leano de Oliveira
- Gabriel da Silva Barros
- Jefferson Wellington Nery
- Victor Corgozinho Ribeiro
Leonardo Viera Júnior
Jardim Inovarq – acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo - Luiz Eduardo Almeida
- Fabrina Paredes Gomes
- Henrique Glória Araujo
- Arthur do Nascimento
- Yuri Ramalho de Almeida
- Aline Marie de Brito Gomes
- Núbia Bernardo de Souza
- Bruno Capelli Saraiva
- Asia Ahmad M. A. J. Saleh
- Ricardo Silva Machado
Robson de Araújo Filho
Naviraí AgroMEC – acadêmicos de Agronomia - Amanda Zanella Blauth
- Caroline Dias da Silva
- Caroline Bersi Dos Santos
- Eduarda dos Santos Vargas
- Iara Camargo Sales
- Juanita Silva Pereira
- Leonardo de Souza Oliveira
- Lidiane dos Santos Borges
- Thaís Soares Gomes
Adilson Amorim Brandão
Ponta Porã Ivy Porã – acadêmicos de  Agronomia e Tecnologia do Agronegócio - Juliana Barbosa Landfeldt
- Bianca Duque Guirardi
- Victor Luiz Peres de souza
- Wesley Gavilan Garcia
- Fernando Silva Ferreira 
- Elmo Pontes Melo
- Valéria Sun Hwa Galvão
Três Lagoas ControlTech – Acadêmicos de Engenharia de Controle e Automação e
Engenharia da Computação
- Paulo Eduardo Gonçalves
- Fábio Luís da Silva Cabanha
- João Vitor de Araújo
- Joel Henrique Lessi Zanetta
- Lucas de Azevedo Onaga
- Natália Cruz Silva
Murilo Miceno Frigo