Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Submissão de projetos para soluções tecnológicas vai até junho

Pesquisa e Extensão

Submissão de projetos para soluções tecnológicas vai até junho

Serão destinados até R$ 68 mil para o atendimento a demandas de empresas públicas e privadas. Propostas devem ser submetidas por docentes do IFMS.
por Osvaldo Sato publicado: 26/05/2020 09h10 última modificação: 26/05/2020 09h10

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até 15 de junho a submissão de propostas no edital para projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica, destinado ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos em parceria com instituições públicas ou privadas demandantes.

O valor global do fomento é de até R$ 68 mil, recurso que será destinado ao custeio dos projetos e concessão de bolsas para pesquisadores e estudantes.

A submissão deve ser feita pelo proponente, que deve ser docente do IFMS, no Sistema Unificado da Administração Pública (Suap).

Dentre os documentos solicitados estão o resumo do projeto, os termos de aceite dos bolsistas, a proposta de Acordo de Cooperação Técnica e dados da instituição parceira e do representante legal.

Na inscrição, deverá estar anexada, ainda, uma apresentação em vídeo (pitch), com a explicação das necessidades demandadas pelo parceiro.

Projetos - Cada proposta deverá estar vinculada a uma instituição parceira demandante, que podem ser empresas e fundações, públicas ou privadas, além de associações e cooperativas que tenham um problema real que demande uma solução tecnológica.

As propostas devem ser enquadradas em uma das duas linhas de investimentos disponíveis, de acordo com a natureza da instituição: empresarial (linha A) ou comunitária (linha B).

Em ambos os casos, a contrapartida financeira do parceiro deve ser de 100% do valor investido pelo IFMS.

Seleção - Será feita com base no mérito da proposta, levando-se em conta critérios como a real possibilidade de introdução da solução desenvolvida no mercado, aspectos inovadores, impacto econômico e social na cadeia produtiva, entre outros, conforme item 12.1.2 do edital.

Também são critérios para seleção a contribuição do projeto para as ações de empreendedorismo e inovação no IFMS. Para isso, será considerada a apresentação, no ato de inscrição, do formulário de prospecção tecnológica, da declaração de mentoria e do formulário TRL (Nível de Prontidão Tecnológica, na sigla em inglês).

A previsão é que o resultado final das propostas selecionadas seja publicado no dia 25 de agosto. Os projetos deverão ser desenvolvidos por um período de 12 meses, a partir de setembro.

Auxílios - Serão disponibilizados recursos para o financiamento dos itens de custeio dos projetos (linha B) e para o pagamento de bolsas para estudantes e professores (linhas A e B).

As bolsas serão divididas nas modalidades pesquisador (proponente), estudante de nível superior ou estudante de nível médio, conforme previsto no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec)

O pesquisador recebe uma bolsa de R$ 500,00, por até quatro meses. Cada projeto pode ter um estudante de nível superior, com bolsa de R$ 400,00 por 12 meses; ou quatro estudantes de nível médio, com bolsa de R$ 100,00 por 12 meses.