Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Visita virtual a Feiras de Ciência e Tecnologia segue até sexta-feira

Semana de Ciência e Tecnologia

Visita virtual a Feiras de Ciência e Tecnologia segue até sexta-feira

Público pode conferir os vídeos com apresentações dos trabalhos finalistas. As feiras científicas são promovidas pelos dez campi do IFMS
por Osvaldo Sato publicado: 21/10/2020 09h06 última modificação: 21/10/2020 09h27

Os dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promovem até sexta-feira, 23, a edição 2020 das Feiras de Ciência e Tecnologia. Os eventos, que fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), são realizados em formato virtual pela primeira vez.

Este ano, foram selecionados mais de 500 trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e superior, de escolas das redes pública e privada.

A "visitação" é aberta para todos os interessados, que poderão visualizar os vídeos em que os estudantes apresentam os trabalhos. Além disso, os resumos das pesquisas podem ser baixados para leitura.

“Os interessados podem visitar as feiras dos dez campi e verificar todas as linhas de pesquisa desenvolvidas, onde cada campus mais atua, e esta aproximação entre nossos estudantes pesquisadores pode ocorrer de forma virtual, sendo este um grande diferencial desta edição das feiras”, afirmou o diretor de Pesquisa, Pablo Salomão.

Os trabalhos finalistas estão disponíveis na página das Feiras.

Para o diretor de Pesquisa do IFMS, Pablo Salomão, a visitação virtual abre novas possibilidades.

“Os interessados podem visitar as feiras dos dez campi e verificar todas as linhas de pesquisa desenvolvidas, onde cada campus mais atua, e esta aproximação entre nossos estudantes pesquisadores pode ocorrer de forma virtual, sendo este um grande diferencial desta edição das feiras”, afirma.

Feiras de Ciência e Tecnologia - Tendo como um dos objetivos estimular o interesse pelas ciências e o desenvolvimento de pesquisas, as feiras são realizadas anualmente pelos dez campi do IFMS:

  • Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq)
  • Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec)
  • Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan)
  • Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx)
  • Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran)
  • Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste)
  • Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi)
  • Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova)
  • Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron)
  • Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel)

Os trabalhos estão divididos pelas seguintes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Sociais Aplicadas e Linguística; Ciências Agrárias e Engenharias: e Multidisciplinar - projetos com mais de uma área de conhecimento predominante.

Avaliação - Está sendo feita por uma comissão formada por professores e pesquisadores de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa, entre outros órgãos.

Cada campus adotou um modelo específico de avaliação, sendo que em algumas feiras há reuniões virtuais entre o avaliador e os autores do trabalho; e em outras, os avaliadores receberam o material do trabalho - o que inclui o resumo expandido, o relatório e o vídeo de apresentação - para fazer a análise dos critérios de avaliação.

Os melhores trabalhos serão premiados em cerimônias virtuais realizadas pelos campi na sexta-feira, 23. A premiação inclui seguintes categorias:

  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental;
  • melhor vídeo;
  • melhor relatório; e
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico.

A partir das 21 horas do dia 23, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) realizará uma cerimônia, com transmissão pelo Youtube do IFMS, para premiar os melhores trabalhos de cada feira científica.

Semana de Ciência e Tecnologia - Promovida anualmente pelos dez campi, está sendo realizada virtualmente pela primeira vez. Este ano, o evento tem como tema: "Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira".

Na abertura da SCT 2020, os participantes puderam conferir uma transmissão ao vivo sobre a utilização da inteligência artificial no combate à violência contra mulheres e meninas.

A programação segue até sexta-feira, 23, com cursos e palestras virtuais, o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict), a Feira do Empreendedorismo, Inovação e Economia Solidária, e olimpíadas de conhecimento.

Todas as atividades estão disponíveis na página da SCT 2020.

O evento é realizado em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), e que ocorre em todo o país.