Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Divulgado resultado da heteroidentificação para vagas na graduação

Sisu 2021

Divulgado resultado da heteroidentificação para vagas na graduação

Candidatos convocados em primeira chamada que tiveram a verificação deferida devem ser matricular até esta sexta-feira, 23
por Cleyton Lutz publicado: 22/04/2021 09h10 última modificação: 22/04/2021 09h29

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou na terça-feira, 20, o resultado preliminar da heteroidentificação para as vagas ofertadas nos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

No documento, os candidatos estão divididos entre “deferido”, “indeferido” e “ausente”, para aqueles que não enviaram a documentação necessária. 

A verificação foi feita para candidatos cotistas convocados em primeira chamada para as vagas reservadas a pretos/pardos e indígenas, por meio dos documentos solicitados – autodeclaração e foto, para os primeiros; e documentos que comprovem o nascimento indígena ou pertencimento a etnia, para os últimos. 

As comissões de verificação foram realizadas pelos campi do IFMS, de acordo com as vagas ofertadas. 

Recurso – Os candidatos poderão interpor recurso sobre o resultado preliminar da verificação de heteroidentificação até esta quinta-feira, 22. Para isso, é necessário enviar mensagem para o e-mail , com o título “Recurso verificação heteroidentificação”. 

O texto – que precisa trazer informações como o nome completo do candidato e o seu e-mail – deverá ser fundamentado a partir de argumentos com precisão lógica, consistência e concisão, com material bibliográfico apto ao embasamento, quando for o caso, e com a indicação dos itens contestados. 

As normas para interposição de recurso podem ser consultadas no edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção. O resultado final da heteroidentificação será publicado na sexta-feira, 23.

Matrícula – O prazo termina nesta sexta-feira, 23, para os convocados em primeira chamada, tanto para os candidatos da ampla concorrência quanto para beneficiários de ação afirmativa.

O processo de matrícula é totalmente online, sendo que a solicitação deve ser feita no Sistema de Matrículas do IFMS

As instruções para solicitação de matrícula podem ser consultadas no edital n° 018.4/2021, sendo necessários os seguintes documentos digitalizados:

  • requerimento de matrícula preenchido e assinado pelo candidato, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número de seu CPF;
  • carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto ;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro deste ano;
  • uma foto 3x4 recente;
  • comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico;
  • certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Encceja, para candidatos da ampla concorrência;
  • histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou , para candidatos cotistas;
  • documentos comprobatórios, conforme Anexo I, para beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário mínimo e meio per capita;
  • comprovante de endereço, ou declaração de residência, para os beneficiários da cota local – bônus;
  • formulário para entrega de laudo médico para aqueles que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Lista de espera – Os candidatos não convocados na primeira chamada podem se inscrever até esta sexta-feira, 23, para lista de espera na página do Sisu.

No dia 28 de abril, será divulgada, na Central de Seleção do IFMS, a segunda chamada para os cursos em que houver vaga disponível. 

A solicitação de matrícula e manifestação de interesse nas vagas deverão ser feitas entre os dias 29 de abril e 25 de maio. Ainda em maio, no dia 28, está prevista a publicação de um edital com as vagas remanescentes do Sisu. 

A previsão é que as aulas comecem no dia 4 de agosto.

Graduação  O IFMS ofertou mil vagas em 16 opções de cursos de graduação - entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas - nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

A seleção foi feita por meio da nota dos candidatos no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na redação e demais áreas do conhecimento.