Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Espaço digital proporciona transparência e aproxima gestão da comunidade

Gestão

Espaço digital proporciona transparência e aproxima gestão da comunidade

“A Reitoria tá ON” traz informações sobre diversos assuntos, como reuniões, eventos e informações de interesse da comunidade
por Paulo Gomes publicado: 18/08/2021 16h01 última modificação: 24/08/2021 10h51

Está no ar a página “A Reitoria tá ON”, elaborada para ampliar o acesso às ações da reitoria no âmbito do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Disponível no menu lateral esquerdo do site do IFMS, o espaço traz notas curtas e informativas sobre as ações da gestão.

O objetivo é disponibilizar à comunidade mais uma ferramenta de acompanhamento dos trabalhos realizados.

Além disso, a página estabelece canais diretos de comunicação para que servidores, estudantes e comunidade em geral manifestem suas opiniões, tragam sugestões e acompanhem o dia-a-dia de trabalho.

“Nosso objetivo com o novo espaço é mostrar a rotina administrativa, as lutas e vitórias diárias que temos. Mais do que isso, prestar contas. A comunidade tem o direito saber qual é a rotina da reitora. Na pandemia, não pudemos abrir o gabinete para todos, como eu gostaria, mas podemos estar mais perto dessa forma. Além disso, a página possibilita contato com a gestão, assegurando transparência e diálogo”, explica a reitora Elaine Cassiano.

Conteúdo - Coordenado pelo gabinete da reitoria, a página A Reitoria Tá ON será atualizada periodicamente, com assuntos de interesse da comunidade, trazendo reuniões, eventos e informações envolvendo atores internos e externos.

Será possível acompanhar encontros para estabelecimento de parcerias institucionais, acordos de cooperação técnica, bem como assinaturas de convênios, ordens de serviços e outros temas relacionados.

Transparência - Desde 2020, o IFMS busca ampliar a transparência de seus atos e ações com a criação de ferramentas digitais para acesso às informações institucionais.

Na seção IFMS em Números, por exemplo, está disponível ao público um painel com informações orçamentárias. Já a Central de Informações Estratégicas (CIE) apresenta os principais indicadores da instituição, com objetivos de auxiliar na gestão do conhecimento e aprimorar a transparência.

Na seção também é possível encontrar painéis gerenciais com informações relacionadas ao Plano Anual Específico (PAE) e ao Mapeamento de Processos no IFMS.

Outra iniciativa é a página Transparência e Prestação de Contas, que facilita o acesso aos dados atualizados do Relatório de Gestão do IFMS, concentrando as informações disponibilizadas no relato integrado. A página "Transparência e Prestação de Contas" pode ser acessada em “Gestão”, no menu esquerdo do site.

O IFMS também publicou o novo Plano de Dados Abertos (PDA), válido para o biênio 2020-2022. O documento foi elaborado por uma comissão criada especificamente para essa finalidade que, dentre outras iniciativas, realizou uma consulta pública sobre o tema.

O PDA orienta as ações de implementação e promoção de abertura de dados do IFMS, obedecidos os padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações.

Reconhecimento - Em 2021, o IFMS alcançou a primeira posição no ranking elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU) sobre a transparência ativa, relativa aos dados que uma instituição pública deve divulgar sobre si mesma, preconizados na Lei de Acesso à Informação (LAI).

São monitorados, constantemente pela CGU, 49 itens de transparência ativa que, junto à transparência passiva, compõem o núcleo da LAI. O IFMS atende, atualmente, a divulgação de todos os dados monitorados.