Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrição para Auxílio Monitoria termina na sexta-feira

Inscrição para Auxílio Monitoria termina na sexta-feira

São 176 vagas para estudantes de cursos técnicos e da graduação dos dez campi, com auxílios mensais de R$ 150 e R$ 300, respectivamente
por Vinicius Vieira publicado: 24/08/2021 09h45 última modificação: 24/08/2021 09h45

Termina na próxima sexta-feira, 27, o prazo de inscrições na seleção para concessão do Auxílio Monitoria a estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

São ofertadas 176 vagas para alunos dos cursos técnicos e de graduação dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As inscrições devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde estão disponíveis o edital de abertura do processo seletivo e o quadro de vagas retificado.

O estudante deve cursar, no mínimo, o 2º período do curso, ter sido aprovado na unidade curricular em que pretende ser monitor, e declarar compatibilidade entre os horários das atividades acadêmicas e os propostos para a monitoria.

Também são requisitos não ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos, não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente, e não responder a processo disciplinar.

Ao se inscrever, o interessado deve escolher apenas um campus/unidade curricular/turno oferecido, além de anexar a cópia do cartão do banco ou documento que comprove o número da conta bancária.

Atividades – Deverão ser desenvolvidas no período de oito horas semanais, não podendo ultrapassar quatro horas diárias. Estudantes de cursos diurnos deverão realizar a monitoria no contraturno. Aqueles matriculados em cursos noturnos deverão executar as atividades de preferência antes do horário das aulas.

Em virtude da pandemia de Covid-19 e enquanto o IFMS permaneça com atividades não presenciais, a monitoria será realizada de forma remota, sob orientadação do professor da unidade curricular.

Os valores dos auxílios mensais são de R$ 150 para estudantes de cursos técnicos, e de R$ 300 para os acadêmicos da graduação. Ambos terão vigência de três meses.

Seleção – Será feita pelas direções de ensino dos campi, coordenadores de cursos/eixos e pelos docentes das unidades curriculares contempladas no edital.

Os candidatos inscritos serão entrevistados entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, ocasião em que serão avaliados itens como disponibilidade, interesse pela unidade curricular, perfil para a atividade de monitor e desenvoltura.

Para a classificação dos candidatos serão consideradas a média da nota da entrevista e a nota da unidade curricular ou a média das notas das unidades curriculares em que o estudante está concorrendo. Em caso de empate, o desempate será feito com base na maior idade.

Os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 8 e 13 de setembro, respectivamente.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo e-mail .

Auxílio Monitoria – É uma das iniciativas do Programa de Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e de Graduação, cujo objetivo é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados no IFMS.

São objetivos do Programa de Monitoria prestar apoio ao aprendizado dos estudantes, despertar o interesse pelo ensino e oportunizar a participação do aluno no processo educacional.

Mais informações estão disponíveis na página do Programa de Monitoria.